Sobretudo Masculino: 5 Dicas Para Você Usar Nesse Inverno

O inverno por si só é a estação da elegância. Não à toa admiramos tanto os europeus que vivem grande parte do ano acompanhados pelo senhor frio (muito mais rigoroso que por aqui).

Sempre cobertos de muita roupa, também pudera né, o clima favorece muito. Roupas que no geral copiamos por aqui. Embora as peças usadas por eles sejam mais pesadas e consigamos usar apenas alguns poucos meses do ano, de lá vêm inspirações e entre elas está uma das que mais admiro, o SOBRETUDO.

A moda masculina, por si só, já é mais simples, descomplicada e sem firulas. Logo, poucas peças no vestuário masculino fazem tanto a diferença como um sobretudo. Ele tem o poder de mudar qualquer look, deixando-o com ar mais elegante, refinado e provido de bom-gosto.

Daremos a seguir dicas básicas para você que quer investir na peça e não sabe como.

1) Olhe o caimento na hora da escolha da peça

Preste bem atenção, estamos na era dos overcoats, mas até para escolher um casaco over você tem entender um mínimo de costura. Não precisa saber costurar não (eu mesmo não sei), mas você deve se atentar as linhas entre o término e começo de uma parte da peça.

Ele deve no mínimo acompanhar a sua silhueta. Lembre-se que o sobretudo é uma peça de fundo, ou seja, ela sempre virá por último na produção. Então, na hora de experimentar convém verificar que se botar algo por baixo (formar camadas), não ficará muito curto.

2) Qual a altura da barra?

Essa é uma questão cuja resposta é DEPENDE. Sim, há no mercado peças mais ou menos alongadas. O ideal da peça é ela estar na altura das coxas, mas há quem prefira uns modelos mais compridos, chegando ao joelho. Tudo é questão de gosto e estilo.

3) Qual tecido escolher?

O mercado dispõe de modelos em lã e em algodão. Os modelos em lã são quentes ao passo que os modelos em algodão são mais leves. Isso vai depender muito das condições de tempo que você irá enfrentar.

4) Quais cores devo usar?

Essa é uma pergunta subjetiva demais. A Burberry lançou vários em cores exóticas (amarelo, roxo, laranja etc.), mas com certeza, aqui, nós não teremos uma coleção de sobretudos porque não iremos usar, então o investimento é mais válido para cores de inverno com preto, cinza e azul-marinho, até pela questão de usarmos mais.

5) Como usar?

Devo usá-lo em camadas ou sozinho? Tanto faz e depende do frio. Não há regras quanto a isso. Em um dia em que as temperaturas não estão tão frias, pode-se apostar nele sozinho, com camisa ou camiseta.

Já em dias muito frios, você com certeza irá se valer dele, fazendo camadas com cardigãs, suéteres ou moletons.

Essa peça é uma peça do meu wish list, mas também pode ser do seu. Todo mundo tem que ter ao menos um sobretudo, pois como já mencionado acima, é o máximo da elegância.

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:
Compartilhe
Publicado por
Diogo Rufino Machado

Posts recentes

Conheça a história dos óculos

Já imaginou de onde surgiu a ideia de usar um acessório para corrigir os problemas…

% dias atrás

Calvão de Cria: Corte que simula calvície está fazendo sucesso!

O que muitos temem, a calvície e até as grande entradas no cabelo, agora virou…

% dias atrás

Corte Americano: Como é, dicas e inspirações!

O Corte Americano tem origem no corte militar, isso é, o corte de cabelo que…

% dias atrás

Quais cores combinam melhor com o seu tom de pele?

Cor é coisa séria demais e você não imagina o quanto. Tanto que existem profissionais…

% dias atrás

Calça Caqui Masculina: Como usar, tipos e combinações

Primeiramente, aos mais leigos cáqui ou caqui advém da palavra Khaki, que tem origem persa…

% dias atrás

Casa de Criadores Nº 50 comemora 25 anos e retoma o formato presencial

O maior celeiro de jovens criadores e estilistas do Brasil anunciou a próxima edição. Dos…

% dias atrás