Smoking: Sua história, Quando e Como usar

A primeira vez que me deparei com o smoking foi na minha formatura do ensino médio e na época me senti vestido de pinguim. Pouco tempo depois, nas aulas de inglês meu professor utilizou a peça para se referir a palavras em inglês usadas em português, mas que eram diferentes no próprio inglês, pois nos EUA a peça se chama tuxedo.

Anos se passaram e, enfim, estudando um pouco mais sobre o mundo da moda, descobri o que era exatamente a peça e para quê ela servia e, mais, o jeito correto de usá-la.

Primeiro, a peça foi criada na Inglaterra em 1860 e lá ela chama smoking, logo nós copiamos os ingleses e não estamos errados. O meu professor de inglês que estava ao dizer que o correto era tuxedo e nós usamos uma palavra em inglês totalmente diferente para designar a peça. Enfim…

O smoking jacket foi criado em 1860 para que os caras pudessem fumar seus charutos sem que a fumaça impregnasse todo o resto da roupa, daí o corte o design da peça mais alongado.

Só um adendo, nos EUA chama-se Tuxedo porque o primeiro cara que apareceu usando esse tipo de peça por lá foi em um clube chamado Tuxedo.

Como usar o smoking?

No Brasil o smoking é muito usado em festas de formatura, bailes de debutante e festas de casamento. O que ninguém imagina é que ele não pode ser dress code de casamento. A tradição diz que noivos não devem usar esse tipo de traje em cerimônias religiosas.

O ideal é usar a cor preta. Porém, no Brasil jovens audaciosos optaram por vinho, azul e outras cores bem diferenciadas. A ousadia não para aí. Ela também chama a atenção para os tecidos que vão do veludo ao brim.

Mas quando seria ideal usar o smoking?

Em eventos black tie. Com caixa ou colete, mas nunca os dois juntos.

Caso você opte pela faixa, ela deve estar na barriga e nunca deve deixar a camisa aparecer. Meias e sapatos sempre pretos (nunca use meia branca e sapatênis).

O lenço do bolso sempre é da mesma cor da faixa.

O paletó precisa ter lapelas mais largas, que podem ser ou não de um material diferente tipo seda ou cetim.

Por aqui usamos muito a peça com gravata borboleta, mas ele pode ser usado com gravata normal ou até sem gravata. Quem optar por usar gravata, deve saber que ela de ser da mesma cor do lenço e da faixa. SEMPRE.

Se você ama um cassino também pode optar pelo traje, pois ele é muito indicado para os admiradores de jogos. Prontos para usar smoking e saber o porquê de eles terem esse nome?

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

5 Atributos masculinos que as mulheres adoram

Se você é um homem que está interessado em conquistar o coração de uma mulher,…

% dias atrás

Protetor Solar Capilar: Por que você deveria usar

Já sabemos que o sol não é o maior amigo da nossa pele e, muitas…

% dias atrás

7 Perfumes Masculinos Para Academia

Se você é um homem que frequenta a academia regularmente e está procurando um perfume…

% dias atrás

Reflexo Alinhado: O Que é e Como Fazer

Cabelo reflexo ou cabelo reflexo alinhado é uma forma de coloração do cabelo masculino que…

% dias atrás

10 peças que te deixam mais sexy

Existem roupas que conseguem dar um UP no seu visual, te deixando ainda mais sexy.…

% dias atrás

Looks ‘All Black’ para inspiração

O estilo "All Black" é quando se usa a predominância de peças pretas em um…

% dias atrás