Sleep Lines: Como prevenir e tratar as ‘rugas do sono’

Essa é bem nova para mim, viu. Rugas do sono? Sempre ouvi falar no famoso sono da beleza. Que dormir fazia bem para pele. Ajudava a descansar. E também dava melhor aparência a cútis.

Pois é, sim é possível ter rugas enquanto dorme. E quem me contou isso foi a a dermatologista, Drª. Mariana Tasca, que nos explicou direitinho o que é isso.

A dermatologista nos pontua que o fenômeno é chamado de sleep lines. E, talvez, você nunca tenha ouvido esse termo em inglês, mas ele existe e se refere ao fato de se ter rugas enquanto dorme.

Poxa, muita gente deve ter ficado de boca aberta, porque até onde a grande maioria sabia durante o sono era o momento ideal para cuidar da pele e combater os radicais livres. E isso não mudou tá gente. O problema está na posição que você dorme.

Enquanto dormimos ficamos por horas na mesma posição e muita vezes colocamos o nosso rosto em contato com superfícies (travesseiro e fronha), que causam marcas na pele.

De acordo com a dermatologista, dormir de bruços é péssimo para pele. Porque você pressiona todo o peso do corpo para o rosto contra o travesseiro. Durante o sono, de no mínimo, 6 horas vamos relaxando e a pele acaba sendo amassada, ficando marcada por permanecer por horas na mesma posição.

Tem gente que nitidamente acorda com a cara amassada. A gente vê a pessoa deformada quando acorda. E demora alguns minutos ou até horas para voltar o aspecto normal do rosto dela. Só que já imaginou esse mesmo processo por anos?

E você já reparou que tem pessoas que após os 30 anos aparentam ter um lado do rosto mais enrugado que o outro? Isso se deve ao fato de essa pessoa dormir de lado. E, principalmente, só de um lado.

Após os 25 anos, nossa pele produz menos colágeno, o que reduz a elasticidade e a hidratação dele.

Logo, aos 30 anos ela já estará menos firme e com esse hábito prolongado e estendido de amassar a pele contra o travesseiro, haverá uma hora que as rugas formadas pelo contato não irão mais sair.

Isso no rosto todo se dormir de bruços. Ou parte do rosto se dormir de um único lado. Ah, e quem dorme de lado tem mais um agravante, formam-se sleep lines no colo também porque você força um lado só do corpo.

Como evitar ou amenizar as sleep lines?

O ideal é dormir com a barriga para cima, pois assim a musculatura ficará descansada e esticada a noite toda. Ou, para quem dorme de lado, é sempre bom revezar o lado, intercalando a posição. Desse modo, não há grande pressão no rosto todo ou só de um lado do rosto.

Há outros fatores que também podem ajudar: como dar preferência para travesseiros macios, que se adaptam à anatomia do rosto e do pescoço. Usar fronhas de cetim ou seda, que deslizam facilmente no travesseiro e que diminuem o atrito e fricção contra ele.

Manter a pele sempre hidratada é uma boa ótima opção. E para isso comece bebendo muita água, pois passamos horas dormindo e sem tomar água. O processo de hidratação consiste em usar cremes específicos para o rosto e de uso noturno, mas estar hidratado, ou seja, beber muita água também é fundamental.

Há procedimentos que podem amenizar isso?

Com certeza, o mercado dispõe de muitos procedimentos que diminuem o envelhecimento. Antes de realiza-los, consulte seu dermatologista, mas para tais casos, segundo a especialista são indicados peelings químicos feitos em consultório (que remove as camadas externas da pele, melhorando e renovando as rugas), skinboosters (que é estimulador de colágeno, diminuindo a flacidez) e preenchimentos com ácido hialurônico (o preenchimento dá volume às estruturas que sofreram com mudanças ao longo do tempo).

A Drª Mariana finaliza, ressaltando que cada paciente possui um protocolo de tratamento específico e individual, preparado de acordo com as características pessoais e necessidades dele.

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

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