cabelo-masculino

“Neiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiva do céu o cara tinha cabelo oleoso. Nossa, dava para fritar um pastel, Neiva. E ainda sobrava óleo. Olha isso, o rapaz lava o cabelo cedo e à tarde já fica pingando óleo. Tratei de mandar ele embora logo.”

Cara, esse não é problema exclusivo da Neiva com o peguete dela não. Sabe por quê? Porque a maioria dos homens tem cabelo oleoso. Eu tenho cabelo seco, mas sou exceção. Assim como aqueles que têm cabelo misto. A regra é homem ter cabelo oleoso. Mas quais as causas disso?

Chamamos o Detetive Virtual do Fantástico para desvendar o mistério e ele nos explicou que os homens têm mais glândulas sebáceas que as mulheres. Está aí, mistério desvendado. Por isso, resolvemos falar sobre cabelos oleosos porque vamos falar do tipo de cabelo que a maioria dos homens têm.

Na real, a proposta aqui é ajudar você a combater a oleosidade dos fios. Então vamos dar 6 dicas supimpas, que vão ajudar demais você a cuidar dos fios.

Não seja porco, lave o cabelo todos os dias!

É cada coisa que você ouve por aí. Principalmente de mulheres, graças a Deus. Muitas delas não lavam os cabelos todos os dias. Já ouvi umas dizerem que lavam o cabelo uma vez por semana. Há algumas que passam talco para esconder oleosidade. É cada coisa nojenta que você ouve por aí.

Mas que isso fique restrito a elas. Homem não tem porque não lavar o cabelo todo dia, a menos que seja muito comprido e difícil de secar. O primeiro passo é ser limpo e lavar o cabelo todo dia. Inevitavelmente a oleosidade vai embora com água e xampú.

tomando-banho

Água quente é veneno para quem tem cabelo oleoso.

Os cabeleireiros sempre falam para qualquer pessoa lavar seu cabelo em água fria ou em temperatura ambiente. Isso é ideal para qualquer tipo de cabelo.

Logo, água fria ou em temperatura ambiente não é boa só para quem tem cabelo oleoso. É PARA TODO MUNDO.

É que no caso de cabelo oleoso o buraco é mais embaixo. Água quente resseca o fio de cabelo, logo as glândulas sebáceas do seu couro cabeludo entendem que precisam produzir mais sebo/gordura, deixando o seu cabelo nadando no óleo.

Então, se tem uma coisa que quem tem cabelo oleoso deve fazer é fugir de água quente igual o Cascão foge de água.

O uso de xampu específico é uma faca de dois gumes.

Vamos combinar que você deve lavar cabelo oleoso com xampu específico para cabelo oleoso. A gente sempre usa produto específico para cada tipo de cabelo. Seja ele qual for.

Só que tem que tomar um certo cuidado aí com o famoso efeito rebote.

O que seria esse tal de efeito rebote? Você usando xampu para cabelo oleoso, pode acabar a oleosidade natural do seu cabelo. E o que acontece nesse caso? As glândulas vão entender que o cabelo está seco e vão produzir mais oleosidade. É um círculo vicioso.

O ideal, nesse caso, é alternar o uso do produto específico com xampu neutro. Assim, quebra um pouco a retirada total da oleosidade dos fios de cabelo.

Não se queime. Calor nos fios não. 

Água quente não pode. Logo, por analogia tudo que é quente não vai poder ser usado nos fios de cabelo com oleosidade. Não se queime então deixando o seu cabelo feio pelo uso de produtos que aquecem os fios.

Cuidado com secador e chapinha. Não precisa ser radical, ninguém vai parar de usar nada. Porém, tente abaixar a temperatura para média ou fria. No caso da chapinha, troque por progressiva. Menos pior, né.

Chapéu, boné e touca também podem foder o barraco aí. Se a pessoa fizer o uso constante desses acessórios e em dias quentes, eles podem abafar o couro cabeludo. Com o aumento do calor, mais oleosidade.

bone-cor-complementar

 Condicionador ou modelador, pode ou não pode?

Tudo pode, desde que se saiba usar. O que vamos falar aqui serve para todas as pessoas. Mesmo aquelas que possuem cabelo seco ou misto. “Me” diz ai, como você aplica seu condicionador?

Todo mundo soca um tanto na palma da mão e espalha no cabelo. ERRADO.

O condicionador nunca deve ser aplicado em excesso ou ter contato com a raiz do couro cabeludo porque ele deixa os fios ainda mais oleosos. Por isso, mesmo que você use produto específico e que combata a oleosidade, se não souber usar não adianta.

Como usar então?

Uma pérola de condicionador (é o suficiente!) deve colocada na palma da mão. Nada de desperdício, cara! Com as pontas dos dedos da outra mão você aplicará nos fios sem atingir a raiz ou o couro cabeludo.

O mesmo vale para pomada, cera ou spray. Não aplique nada na raiz ou no couro cabeludo. Apenas nos fios.

Nada disso adiantou, vai de dermato.

Nenhuma dessas dicas adiantou para você. Então é melhor você procurar um especialista. O dermatologista é a pessoa mais indicada para saber porque o seu problema não está sendo resolvido.

Doenças, fatores genéticos, hormônios, alimentação e outras coisas podem contribuir para o aumento da oleosidade. O seu dermato vai indicar o tratamento adequado para o seu cabelo.

modelador-pomada-cabelo-masculino

Neiiiiiiva do céu, o problema acabou. Já dá para pegar o boy sem cabelo oleoso. Ele leu as dicas do MPH e agora o cabelo dele está parecendo limpinho e cheirosinho…

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.