Categorias: cabelocuidadosdica

Queda de Cabelo: O que causa e como tratar

Queda de cabelo é um grande problema para muitos homens!

E com a pandemia, principalmente após ter contraído Covid-19, muitas pessoas relatam ter convivido com esse problema. Pra tirar algumas dúvidas, conversamos com Pedro Guimarães, Cabeleireiro e Educador Internacional Keune.

O que causa a queda de cabelo?

Pedro pontua que a queda de cabelo, geralmente, é multifatorial. 
Fatores como carência de nutrientes, estresse, dietas restritivas, doenças e até exposição à radiação podem causar queda capilar, além de predisposição genética. 
No Brasil, a queda capilar está entre as dez queixas dermatológicas mais frequentes, se considerarmos pacientes de 15 a 39 anos.

A alopecia androgenética (AAG) é a causa mais comum de alopecia em ambos os sexos. Sua principal característica é a alteração do ciclo do cabelo, levando à miniaturização folicular progressiva com conversão de fios terminais em fios mais finos, curtos e menos pigmentados (brancos), denominados velos.





O que contribui para esse problema?

Outro grande problema, como salienta o educador, está na má alimentação e estresse, que comprovadamente contribuem para a queda capilar.


Com relação a itens como chapéus e bonés é MITO!


Estudos realizados com grupos A e B onde o grupo A, com pessoas que precisavam utilizar chapéu constantemente no trabalho, e o grupo B, formado por pessoas que não utilizavam chapéus no trabalho, não apresentaram evidências de que os chapéus eram causadores da perda de cabelo.
Este mito afirma que os acessórios como bonés e chapéus levam à queda de cabelos devido ao abafamento no couro cabeludo, mas os estudos não indicam esta veracidade.

De qualquer maneira, é sábio utilizar chapéus e bonés que não causem compressão excessiva no couro cabeludo para não influenciar na circulação sanguínea e, em couros cabeludos oleosos, cuidar com acessórios que podem por contato estimular ainda mais a oleosidade e esta sim, pode aumentar a queda capilar.

Durante a pandemia muita gente se queixou de queda excessiva dos fios. O stress é um dos fatores que pode causar queda?

Segundo o profissional, o estresse e ansiedade fazem com que a pessoa não coma direito e, sempre que há um emagrecimento rápido, com perda de proteína, o cabelo é afetado, já que os fios são estruturas proteicas.
 A queda de cabelo é um dos sintomas de estresse que pode causar um aumento do hormônio cortisol na corrente sanguínea, afetar a digestão e a absorção de nutrientes no corpo, causando desequilíbrio de vitaminas e nutrientes essenciais para o crescimento e fortalecimento dos fios, fazendo com que o cabelo caia.

É verdade que existe uma acentuação na queda do cabelo pós-covid?

Já até falamos por aqui sobre o assunto, lembra? E o Pedro ressaltou que a perda de cabelo é um fenômeno bem descrito após qualquer estresse fisiológico no corpo. No caso do COVID, estudos apontaram que o estresse físico e os picos febris são as principais causas da queda no pós covid.

Quais as dicas para reverter esse quadro, estimular e fortalecer os fios?

Pedro deu algumas dicas para reverter o quadro, como cuidar da alimentação, aumentar a ingestão de vitaminas e praticar atividade física, uma vez que ela ajuda a diminuir os níveis de cortisol no sangue, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e o organismo como um todo.

Outra grande dica é usar shampoos e loções tópicas indicadas para prevenção da queda, que irão ajudar a melhorar a circulação no couro cabeludo e fortalecer o crescimento de novos fios.

Existem produtos que podem ajudar a evitar a queda de cabelo ou até ajudar no crescimento?

O cabeleireiro, que entende bastante do assunto, deu como dica os produtos de uso tópico, como shampoos e loções, que melhoram a circulação no couro cabeludo. Uma vez que a circulação sanguínea é ativada, aumenta a entrega de nutrientes e oxigênio para a papila dérmica que é onde o fio de cabelo é produzido.

Uma boa opção é a linha DERMA ACTIVATE e a FORTIFYING da Keune, que possui shampoo e loção capilar que, além de melhorar a circulação sanguínea, por conter ingredientes como a cafeína e ginseng, faz a papila dérmica produzir fios mais fortes e encorpados graças a presença da biotina. Todos esses ingredientes em uma fórmula lipossomada.

Ele explica que “Lipossomas são nanocápsulas que depositam os ativos dentro do couro cabeludo, garantindo uma melhor ação dos produtos”. Sucesso, não?

Clique aqui pra saber mais sobre a linha DERMA ACTIVATE e FORTIFYING da Keune.

Como a cafeína e a vitamina H ajudam a estimular o crescimento dos fios?

Pedro frisa que a cafeína ativa a circulação local, melhorando o fluxo sanguíneo, o que melhora a entrega de nutrientes e oxigênio para a papila dérmica, que é onde os fios são produzidos.
 Já a Vitamina H (biotina) por sua vez melhora o processo de “queratinização” dos fios, ou seja, deixa os fios mais grossos e fortes. O que todos queremos, concorda?

Agora você já sabe um pouco mais sobre as causas, como reverter o quadro da queda capilar e, principalmente, algumas dicas de produtos da Keune para ajudar a fortalecer seu cabelo!

Eu tenho usado o Shampoo Fortifying e a Loção e estou curtindo demais os resultados! Não tenho notado mais queda de cabelo, além de ter notado que estão bem mais fortes e saudáveis.

Referências pesquisa e embasamento das respostas:

1.

Shwartz, Y. et al. Cell types promoting goosebumps form a niche to regulate hair follicle stem cells. Cell 182, 578–593.e19 (2020).

 CAS Google Scholar

 2.

Lay, K., Kume, T. & Fuchs, E. FOXC1 maintains the hair follicle stem cell niche and governs stem cell quiescence to preserve long-term tissue-regenerating potential. Proc. Natl Acad. Sci. USA 113, E1506–E1515 (2016).

ADS CAS Google Scholar

  3.

Wang, L., Siegenthaler, J. A., Dowell, R. D. & Yi, R. Foxc1 reinforces quiescence in self-renewing hair follicle stem cells. Science 351, 613–617 (2016).

ADS CAS PubMed PubMed Central Google Scholar. 4.

Plikus, M. V. et al. Cyclic dermal BMP signalling regulates stem cell activation during hair regeneration. Nature 451, 340–344 (2008).

ADS CAS PubMed PubMed Central Google Scholar

 5.

Müller-Röver, S. et al. A comprehensive guide for the accurate classification of murine hair follicles in distinct hair cycle stages. J. Invest. Dermatol. 117, 3–15 (2001).

Google Scholar

   6.

Greco, V. et al. A two-step mechanism for stem cell activation during hair regeneration. Cell Stem Cell 4, 155–169 (2009).

CAS PubMed PubMed Central Google Scholar

   7.

Hsu, Y. C., Li, L. & Fuchs, E. Transit-amplifying cells orchestrate stem cell activity and tissue regeneration. Cell 157, 935–949 (2014).

CAS PubMed PubMed Central Google Scholar

   8.

Sawaya, M. E. & Hordinsky, M. K. Glucocorticoid regulation of hair growth in alopecia areata. J. Invest. Dermatol. 104, 30S (1995).

CAS Google Scholar

  9.

Stenn, K. S., Paus, R., Dutton, T. & Sarba, B. Glucocorticoid effect on hair growth initiation: a reconsideration. Skin Pharmacol. 6, 125–134 (1993).

CAS Google Scholar

10.

Pérez, P. et al. Altered skin development and impaired proliferative and inflammatory responses in transgenic mice overexpressing the glucocorticoid receptor. FASEB J. 15, 2030–2032 (2001).

Google Scholar

 11.

Rose, J. & Sterner, M. The role of the adrenal glands in regulating onset of winter fur growth in mink (Mustela vison). J. Exp. Zool. 262, 469–473 (1992).

CAS Google Scholar

 12.

Butcher, E. O. Hair growth in adrenalectomized, and, adrenalectomized thyroxin-treated rats. Am. J. Physiol. 120, 427–434 (1937).

CAS Google Scholar

13.

Whiteley, H. J. The effect of adrenalectomy and adrenocortical hormones on the hair growth cycle in the rabbit and rat. J. Endocrinol. 17, 167–176 (1958).

CAS Google Scholar

 14.

Hsu, Y. C., Pasolli, H. A. & Fuchs, E. Dynamics between stem cells, niche, and progeny in the hair follicle. Cell 144, 92–105 (2011).

CAS PubMed PubMed Central Google Scholar

15.

Rompolas, P., Mesa, K. R. & Greco, V. Spatial organization within a niche as a determinant of stem-cell fate. Nature 502, 513–518 (2013). 

ADS CAS PubMed PubMed Central Google Scholar.

Moda para Homens

O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.

Deixe seu comentário:

Veja Comentários

  • Olá Moda para homens, adorei seu conteúdo!
    Deseja um crescimento capilar acelerado, menos queda, além de cabelos mais fortes, saudáveis, com brilho, etc.?

Posts recentes

O alto luxo apostou em desenhos animados para a Paris Fashion Week

Na última edição da Paris Fashion Week, que na minha opinião, é a semana de…

% dias atrás

Os benefícios do óleo de coco para a barba

O Óleo de Coco já é usado há muitos anos para hidratar e dar brilho para os cabelos e…

% dias atrás

As Barbas que serão tendência em 2022

É duro encarar a realidade, mas mais um ano já está quase no final. Estamos…

% dias atrás

Homens estão curtindo usar Calcinha

Pra uns pode parecer loucura, já pra outros é uma realidade. A calcinha, que sempre…

% dias atrás

Shein: Não existe milagre, alguém paga essa conta!

Shein, até ontem uma desconhecida. Hoje a queridinha da blogueiragem, dos youtubers e “supostamente” criadores…

% dias atrás

G-Shock lança edição limitada do relógio ‘Rick e Morty’

A G-Shock, em parceria com a Warner Bros, lançou um relógio inspirado no clássico desenho…

% dias atrás