Categorias: blognutrição

Profissão Nutricionista

Hoje fugiremos um pouco das dicas e orientações nutricionais e falaremos de um assunto que um dos leitores do blog sugeriu, com dúvidas sobre a carreira de nutricionista. E nada melhor do que, nessa semana que comemoramos no dia 31 de agosto o dia do nutricionista, para falarmos sobre o tema.

Então hoje falarei sobre o curso e a profissão na área de NUTRIÇÃO.

Primeiramente a todos aqueles que desejam seguir essa área, seja no técnico ou como profissional de curso superior, mestre, doutor vai a dica: Nem tudo são flores como em todas as profissões, mas a nutrição, em especial, por se tratar de saúde, necessita ter amor. Só assim será bem sucedido na sua carreira.

O curso técnico varia de um ano e meio a dois anos e o curso superior geralmente são de quatro anos e meio. Depois vem as opções de especializações, muitos cursinhos bons, pós graduação, mestrados e doutorados.

Para quem pensa que nosso campo de trabalho é restrito se engana, ele é muito amplo e apesar de grandes conquistas há muito o que se conquistar. Podemos atuar em SPA, restaurantes, cozinhas industriais, clinicas, hospitais, consultórios, escolas, academias, serviço público, entre outros. Hoje além desses serviços nossa maior meta e preocupação é saber que no mundo que vivemos ainda existe muitos indivíduos que passam por fome e a falta de consciência do que é segurança alimentar, precisamos mudar isso.

O curso em si visa formar profissionais que possam atuar enquanto profissional de saúde, em equipe multiprofissional, na perspectiva da atenção integral ao indivíduo, família e comunidade, responsabilizando-se pelo cuidado nutricional e alimentar.

Como profissional, atua fazendo estudos nas áreas de Ciência da Nutrição e Alimentação, para poder orientar, intervir e modificar a dieta dos seus pacientes. Examina separadamente o histórico e aspectos de saúde de cada paciente e desenvolvem dietas específicas para o metabolismo de cada um deles em casos clínicos. E em grandes aglomerações, indústrias e cozinhas visam formular cardápios, programas que possam a cada dia promover melhor qualidade de vida e orienta, atua e fiscaliza no âmbito da segurança alimentar.

Sou suspeito para falar dessa profissão, pois sou apaixonado por ela e convido a todos que tem interesse e essa mesma paixão a ingressar nesse mundo fantástico estudando, trabalhando e promovendo para melhorar a saúde da população.

Qualquer esclarecimento podem me procurar.

Aproveitando a oportunidade desejo a todos os profissionais da nutrição PARABÉNS PELO NOSSO DIA!

Ricardo Freire

Deixe seu comentário:

Veja Comentários

  • Ao profissional que faz do seu trabalho uma busca constante pela qualidade de vida e saúde dos seres vivos. Usa seus conhecimentos biológicos, políticos e sociais para auxiliar na alimentação humana. Parabéns.
    Homenagem à todos nós nutricionistas.

  • Esse ano eu presto vestibular para Nutrição,e simplesmente sou apaixonado *--* amei o post,achei muito digno,SE ainda restava alguma duvida em mim de fazer nutrição com certeza agora acabou!Hoje eu ganhei vários parabéns de meus amigos pelo dia dos nutricionistas,já nem me senti um né ...
    Parabéns a todos e ao Blog.

  • Drº Ricardo quero lhe desejar parabéns pelo dia do nutricionista, um pouco atrasadinho hehehe
    Galera eu sou paciente do drº é um excelente profissional, simpático, faz jus a sua profissão pois se mantém sempre saudavel, bem apresentável e suas orientações, dicas e plano alimentar surtem efeito por trabalhar com ética. Aqui na região tem feito sucesso mesmo sendo tão novo. Parabéns!

  • Olá pessoal, eu agradeço a todos que leram a matéria e obrigado pelas felicitações pelo dia do nutricionista.

    Abraço a todos.

  • Parabéns ao autor do texto. Também sou nutricionista, e é mt bom ver a nossa profissão sendo divulgada!! Ainda temos muito à conquistar, mas devagar vamos longe! Parabéns ao blog tbm, abraço.

  • Ola, meu nome é Aleksandro e tenho 22 anos. Gostaria de saber se um homem técnico em nutrição, encontra alguma dificuldade para ingressar no mercado de trabalho. Pois sempre vejo mulheres exercendo esses cargos em mais amplos campos de trabalho: como hospitais, restaurantes em Spas e cozinhas de pequenas empresas. Pois quero muito fazer nutrição e tenho medo do fato de ser homem encontrar alguma dificuldade de estagio. Bom galera minha dúvida é essa.
    Abraços.

  • Acho todos deveriam consultar um nutricionista antes de fazer uma dieta, fazer um cardápio para uma alimentação correta.

    Uma matéria que nos permiti conhecer melhor o profissional nutricionista que com certeza cuida da nossa alimentação e melhora dela!!

Posts recentes

Trocou seus produtos para pele e teve espinhas? Saiba o motivo disso!

Essa é uma dúvida que muita gente tem... Poxa, troquei meu produto para a pele…

% dias atrás

Como usar touca masculina em dias frios

Está bem frio, né! Também pudera, pois estamos no inverno. Já era de se esperar.…

% dias atrás

Aprenda a se vestir como os skatistas das Olimpíadas

O skate pela primeira vez se tornou esporte olímpico em Tóquio 2020. A sensação foi…

% dias atrás

Conheça a origem de algumas jaquetas que você usa

Durante o outono e o inverno, a primeira coisa que a gente pensa é em…

% dias atrás

Depois da vacina contra COVID, o que pode fazer?

Pfizer, CoronaVac, AstraZeneca... Estão circulando pelo Brasil várias vacinas de imunização contra a COVID-19. E…

% dias atrás

Os Prós e Contras da Harmonização Facial

Harmonização facial é tema em pauta. Tá na boca do povo mesmo. Muitos artistas estão…

% dias atrás