Poluição térmica, o que é e de onde vem?

Poluição térmica é um assunto que pode te interessar muito, mas que talvez você nunca tenha ouvido falar. Não com esse nome. Ela mora na sua casa, te acompanha na viagem (dentro do seu carro) e pode estar nos seus cuidados pessoais e de higiene. Mas você sequer a nota ou mesmo tem dimensão do perigo que ela é para a saúde da sua pele.

Pois bem, a poluição térmica é uma série de fatores externos que comprometem e prejudicam a saúde da pele, provocando vasodilatação, vascularização, inflamação da pele e até mesmo causa o aumento da produção de melanina, gerando manchas.

Mas de onde que vem essa poluição que é consequência do excesso de calor?

Simples, banhos muito quentes, secador, ferro de passar, fogão, aquecedores do inverno e até mesmo quando o carro fica exposto no sol e você o abre e sai aquele mormaço quente. Tudo isso causa a chamada poluição térmica.

E como eu percebo que estou sofrendo disso?

Começou ficar com o rosto vermelho? É um sinal. O chamado eritema (vermelhidão da pele) é começo. Aliado com aumento de oleosidade, desidratação, inflamação e até mesmo manchas (melasmas na pele).

Como se prevenir ou amenizar os efeitos da poluição térmica?

Já sabemos que a principal causa é o excesso de calor. Por isso, devemos evitar a exposição excessiva a temperaturas elevadas e por um período prolongado de tempo (aquele mormaço existente em certos locais não faz bem!). Ao entrar no carro quente, abra os vidros e deixe sempre o vapor quente sair. Evite banhos muitos quentes e demorados. Usar filtro solar sempre com fator de proteção contras raios UV.

Mas tudo isso pode não ser suficiente, daí entra a ação do ácido hialurônico ou de anti-inflamatórios naturais como a camomila ou a sálvia. Outra dica é usar água termal. Deixe-a na geladeira e após exposição excessiva de calor, borrife-a na pele do rosto.

Já há procedimentos dermatológicos que amenizam todos esses efeitos, o chamado cooling. Porém, isso dai já é assunto para dermatologista, por isso consulte o seu.

Como vimos, muitas vezes achamos que estamos cuidando da saúde e estamos na realidade prejudicando com banhos quentes e demorados ou com secadores de cabelo.

E nunca se esqueça de se proteger ao cozinhar, passar ou realizar tarefas que envolvam excesso de calor, pois isso pode contribuir e muito para a melhoria da saúde da sua pele.

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

Looks ‘All Black’ para inspiração

O estilo "All Black" é quando se usa a predominância de peças pretas em um…

% dias atrás

Guia Completo para Iniciantes: Tudo o que Você Precisa Saber para Começar a Acompanhar seu Esporte Favorito

Explore todos os conhecimentos necessários para começar a sua jornada como apreciador da sua modalidade…

% dias atrás

Como usar camisa com bermuda

Para muitos estamos falando do improvável, do impossível ou do inesperado. Dá para entender que…

% dias atrás

Tendências de beleza da SPFW N57

A SPFW nº 57, após 5 dias de desfiles, terminou no último no domingo. Costurando…

% dias atrás

A História dos Óculos

Já imaginou de onde surgiu a ideia de usar um acessório para corrigir os problemas…

% dias atrás

Jacob Elordi, um grande fã de bolsas de grife!

As bolsas de grife fazem um grande sucesso no universo feminino, mas entre os homens…

% dias atrás