Hahaha! Calma! Eu não estou achando que ninguém é besta aqui não. É óbvio que ao ler o título você saberá que um prendedor de gravata serve para prender a gravata. Ok!

ESQUEÇA O NOME (PRENDEDOR DE GRAVATA) E IMAGINE UM.

Você já viu um? Tem gente que nem consegue imaginar porque nunca nem viu essa peça.

Um clipe ou prendedor de gravata é um detalhezinho da alfaiataria masculina, que funciona como sinônimo de requinte e sofisticação. Ele é uma “tirinha” de metal que fica na gravata. Poucos notam, quase ninguém usa e ele anda meio esquecidinho no mundo da moda.

prendedor-gravata

Eu sou sincero, pelo meu convívio na advocacia eu sempre via uns e outros advogados usando. Geralmente os mais antigos, mas para mim mais parecia um enfeite. Até eu me aprofundar mais sobre o assunto. E não é que o clipe exige cuidado no uso e tem uma função bem legal?

Gravatas ao vento ou balançando não rolam. Por isso, vamos apostar no acessório, mas vamos usar de forma bonitinha e com cautela, sem fazer feio. Por isso, separamos algumas dicas para você não errar.

Passo 1: Como escolher o prendedor?

Para escolher o prendedor você deve escolher primeiro a gravata, por quê?

Porque a grossura da gravata determinará a grossura do prendedor. O prendedor deve ser do mesmo tamanho da gravata. Nunca mais largo. Ele deve ser no máximo ¾ da gravata.

tie-bar-prendedor-gravata

Passo 2: Como usar?

O prendedor de gravata serve para prender a gravata. Mas atenção ao erro que muitos homens que precisam usar a alfaiataria cometem. O prendedor não fica só na gravata, ele prende a gravata na camisa para ela não ficar sambando para lá e para cá.

prendedor-gravata-na-camisa

Passo 3: Em que parte da gravata devo prender?

O prendedor, via de regra, fica preso entre o terceiro e quarto botão da camisa. Com um blazer/paletó colocado e fechado, ele fica bem no meio do campo visual:

altura-prendedor-gravata

Passo 4: Cuidado para não deixar torto.

O prendedor fica reto na gravata. Máximo cuidado para não deixá-lo torto ou angulado. O único ângulo possível é o reto (na horizontal).

Já podemos prender a nossa gravata sem errar! ;)

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.