Os estilos da moda masculina – Um guia para se inspirar

Crédito da foto: Elle.

Existe uma preconcepção que todo homem gosta de se vestir apenas de modo básico, apesar de ser uma ótima opção para acertar no visual sem ter que pensar muito, há vários outros estilos na moda masculina. É importante conhecê-los bem para então poder identificar qual corresponde mais com o seu estilo pessoal.

É inegável que nos dias atuais as roupas masculinas tendem a ser mais discretas e mudar com menos frequência de acordo com as tendências quando comparadas ao vestuário feminino. Contudo, esse conceito de que um homem sofisticado se veste de forma sóbria e simples surgiu somente no século XVIII, com as muitas reformas sociais que ocorriam no período como a Revolução Francesa que trouxe consequências para o guarda-roupa masculino que permanecem até hoje.

Isso não significa que todo homem gosta de se vestir do mesmo jeito, já que o seu guarda-roupa precisa refletir a sua personalidade, sendo um coeficiente de extrema importância para a criação da imagem pessoal. O seu estilo pode e deve variar conforme as ocasiões, assim como para acompanhar o seu humor de cada dia. Desse modo, não se limite para encaixar em convenções sociais como a de que um advogado precisa sempre estar vestido com roupas formais por exemplo. Para descobrir o que lhe agrada mais em termos de vestuário, é preciso estar inteirado com os principais estilos da moda masculina, o que pode ser feito a partir do guia a seguir.

Tradicional

O estilo tradicional é muito popular entre os homens que possuem carreiras em áreas que exigem uma formalidade maior para se vestir. Ternos são itens indispensáveis para eles, assim como outras peças de alfaiataria, já que a imagem que querem passar é de seriedade e sobriedade. Uma variação desse estilo é a estética preppy que traz um ar mais jovial para as composições, mas com a mesma sofisticação. Homens de estilo tradicional apesar de apreciarem se vestir bem e com elegância, não tendem a ousar muito em suas composições, por isso apostam nas cores neutras, em tecidos de qualidade como o linho, a lã fria, o tweed e a seda e em estampas clássicas como a risca de giz e o xadrez príncipe de gales. Itens clássicos e atemporais como blazers, suéteres, camisas, calças e sapatos sociais, além de acessórios como gravatas e cintos estão muito presente no guarda-roupa de quem tem esse estilo.

Urbano

Roupas modernas e versáteis compõe o estilo urbano, que é muito apreciado por aqueles que se vestem de maneira despojada mas sem deixar as tendências de lado. Influenciado pelo streetwear dos grandes centros urbanos, esse estilo é uma mistura de referências de diferentes grupos como hipsters, skatistas, entre outros. O jeans ganha um papel de grande destaque nas roupas de quem adota o estilo urbano, podendo aparecer desde em calças nas mais variadas modelagens para agradar qualquer gosto até a clássica camisa jeans masculina. Outro tecido muito utilizado é o moletom, que pode servir de plano de fundo para estampas localizadas trazendo logomarcas, artes gráficas ou frases. Cores neutras como o branco, o preto e o cinza são recorrentes nesse estilo, mas são frequentemente combinadas com outros tons mais coloridos. Para deixar o visual ainda mais estiloso, podem ser utilizados acessórios como bonés, toucas, correntes e anéis.

Esportivo

O estilo esportivo é a preferência não somente de atletas, mas também de homens que prezam por praticidade, conforto e funcionalidade na hora de se vestir. Peças informais, como camisetas básicas, calças jogger, bermudas, moletons, jaquetas corta vento e tênis não podem faltar no guarda-roupa se esse é o seu estilo. Conjuntos de agasalhos esportivos também são itens que nunca perdem seu espaço, já que trazem a comodidade de já serem um traje completo. Dessa forma, visuais monocromáticos ou com poucas cores são muito comuns no estilo esportivo, já que esse é o principal critério na escolha das cores, facilidade para combinar. Assim como tecidos com maleabilidade como algodão, moletom e nylon são os preferidos por serem os mais confortáveis.

Surfer

A moda surfwear faz sucesso não apenas com os praticantes do esporte, mas também com muitos homens que valorizam um lifestyle de tranquilidade e serenidade com muito contato com a natureza. O Brasil, por ser em sua maioria um país tropical, possuí muitos apreciadores desse estilo que tem a combinação camiseta ou regata, bermuda e chinelo como preferência para ocasiões casuais, mas que também apreciam muito camisas de botão de manga curta quando procuram incrementar o visual. Tecidos leves, tons terrosos, estampas com temas da natureza ou técnicas de tingimento como o tie-dye ou efeitos de desbotamento são características que atraem quem gosta do estilo surfer.

Rocker

Amantes do gênero musical ou às vezes apenas da estética, quem tem esse estilo gosta de se vestir com irreverência e autenticidade, mostrando a sua personalidade. Podendo se subdivir em outros tipos de estilo como o gótico e o grunge por exemplo, a moda rocker se distingue através do uso de cores escuras, especialmente o preto, tecidos como o couro e o jeans com detalhes destroyed. Desse modo, itens indispensáveis para a composição de visuais nesse estilo são camisetas de banda, camisas xadrez, jaquetas jeans ou de couro, calças jeans rasgadas, coturnos e acessórios como correntes, anéis e pulseiras em tons metálicos ou de preto, além de óculos escuros para complementar.

Criativo

Esse é o estilo daqueles homens que estão dispostos a ousar mais na escolha de suas roupas. Peças que fogem do tradicional e se destacam são as favoritas dos homens que gostam de demonstrar originalidade em seu estilo pessoal. Para isso apostam em estampas chamativas, cores vibrantes e combinações nada obvias. Gostam de lançar tendências, ao invés de apenas segui-las, se utilizando de referências de outros estilos para criar suas composições inovadoras. O único risco aqui é ocorrer um exagero de elementos que podem levar a uma poluição visual, no entanto quando misturados de forma equilibrada podem contribuir para uma imagem pessoal muito marcante e cheia de personalidade.

Moda para Homens

O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

Como usar camisa com bermuda

Para muitos estamos falando do improvável, do impossível ou do inesperado. Dá para entender que…

% dias atrás

Tendências de beleza da SPFW N57

A SPFW nº 57, após 5 dias de desfiles, terminou no último no domingo. Costurando…

% dias atrás

A História dos Óculos

Já imaginou de onde surgiu a ideia de usar um acessório para corrigir os problemas…

% dias atrás

Jacob Elordi, um grande fã de bolsas de grife!

As bolsas de grife fazem um grande sucesso no universo feminino, mas entre os homens…

% dias atrás

Próstata: O órgão do prazer masculino

Sem preconceitos. Vamos quebrar os tabus, o homem pode sim sentir prazer na próstata e…

% dias atrás

Inspiração: Camisa Xadrez

Camisa xadrez é uma peça que caiu no gosto dos homens e se tornou atemporal…

% dias atrás