Óculos de grau também é estilo!

Quase ninguém se dá conta disso (ou pelo menos a maioria), mas óculos de grau ficam ali estampados na cara da gente. Caminham conosco passo a passo, estão no nosso olhar e fazem parte do nosso quotidiano, muito mais que a cueca que você usa por exemplo (que você troca todo dia) ou que qualquer outra peça. Nem todos têm um óculos de grau para cada ocasião, por isso eles merecem o seu respeito e muito mais atenção que tudo nessa vida.

Usar lentes de contato são uma boa opção, para quem pode (cujo problema de visão permite) ou para quem consegue (já que exposições prolongadas ao uso das lentes cansam a vista e o revezamento com óculos muitas vezes é necessário).

Por isso, se você possui problemas de visão não tem jeito uma hora vai ter que se render a eles.

O jeito é dar atenção a alguns aspectos que já até falamos aqui:

• Escolher um modelo que se adeque ao seu estilo pessoal.
• Saber onde você pisa, isto quer dizer quais ambientes você frequenta.
• Não esquecer de prestar atenção no seu formato de rosto e quais modelos combinam com ele.

Essas dicas muito simples já foram dadas por nós aqui e, por isso, não iremos repeti-las hoje vamos mesmo falar dos modelos mais tradicionais e que estão aí no mercado, dando um pitacos de como vocês podem escolher os melhores para vocês.

Os materiais são muitos (acetato de celulose (acetato), polibicarbonato, metal, titanium, alumínio, aço inoxidável, madeira e injetados), por isso escolhemos os principais para trabalhar.

Mas a escolha do material é super importante, pois ele pode deixar a armação mais leve, fina e com uma estética melhor, por isso é fundamental prestar atenção no tipo de material.

Materiais mais leves ajudam você a não ficar com marquinhas no nariz, o mesmo vale para lentes mais finas e leves. Bom, já falamos bastante e é hora mesmo de focar e olhar para os modelos.

Óculos redondo de acetato.

Os óculos redondos de acetato são um modelo bastante versátil no quesito estilo. Eles pairam muito de um ambiente ao outro. É aquela coisa, dá para usar tantos em ocasiões mais formais (no trabalho, por exemplo) quanto eventuais (balada, shopping, cinema etc.).

O que muda a seriedade de uma peça dessa é a cor do modelo. Um modelo na cor preta, marrom ou até tartaruga dá um ar de coisa mais séria, além de serem peças que combinam com tudo pela versatilidade das cores.

Se você tiver mais de um modelo dá para optar por cores diferentes como rosa, laranja, azul etc. aí vai do gosto do freguês. Só para constar armações em acetato são mais leves e resistentes e confortáveis. E dando uma palhinha aqui, óculos redondos ficam bons com rostos quadrados e diamantes.

Acetato quadrado ou retangular.

Ainda estamos no mesmo material, porém mudamos o formato da peça. Os quadrados são os chamados modelos wayfarers, que também podem ficar tantos em ambientes formais quanto casuais.
Tudo depende do restante do look e também das cores da peça.

Os modelos retangulares são mais casuais e raramente são vistos no ambiente corporativo, por exemplo. Mas nada impede que você construa um estilo que o encaixe a algo mais formal.

Os óculos quadrados e retangulares seguem quase o mesmo padrão de combinação de rostos, exceção do rosto triângulo invertido que fica bom em rosto retangular, mas que não se encaixa a rostos quadrados.
Óculos retangulares/quadrados ficam bom com rostos redondos e ovais.

Clubmaster.

O Clubmaster é um modelo já bem casual e que fica bem longe do ambiente de trabalho, a menos que você seja um publicitário ou alguém cuja função seja mais descolada.

Acho que todo mundo sabe o que é um modelo clubmaster, mas para quem não sabe é aquele wayfarer cuja armação é pela metade em acetato, já que a parte de baixo possui uma camada fina em metal. Não tem a parte de baixo, ou seja, cai bem com rosto redondo e oval.

Ele tem uma vantagem em relação aos wayfarers, que é ser mais leve.

Metal redondo

Os óculos de metal são mais pesados, por isso uma opção seria o alumínio. As armações em alumínio possuem design moderno e são bem mais leves. As armações em metal possuem a vantagem de serem mais facilmente ajustáveis, porém estragam mais facilmente, vindo a oxidar com o tempo.

Ele segue as mesmas regras do primeiro item, mesmo porque só muda o material. O formato é o mesmo.

O mercado dispõe de outros tipos de armações. Muitos mais, por sinal. Mas listamos os principais. Aqueles que você não pode deixar de conhecer. Esperamos tê-los ajudado. Quem puder, tenha vários modelos. Quem não puder pense bem antes de escolher seu óculos mesmo porque ele vai te acompanhar em tudo.

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

Como usar camisa com bermuda

Para muitos estamos falando do improvável, do impossível ou do inesperado. Dá para entender que…

% dias atrás

Tendências de beleza da SPFW N57

A SPFW nº 57, após 5 dias de desfiles, terminou no último no domingo. Costurando…

% dias atrás

A História dos Óculos

Já imaginou de onde surgiu a ideia de usar um acessório para corrigir os problemas…

% dias atrás

Jacob Elordi, um grande fã de bolsas de grife!

As bolsas de grife fazem um grande sucesso no universo feminino, mas entre os homens…

% dias atrás

Próstata: O órgão do prazer masculino

Sem preconceitos. Vamos quebrar os tabus, o homem pode sim sentir prazer na próstata e…

% dias atrás

Inspiração: Camisa Xadrez

Camisa xadrez é uma peça que caiu no gosto dos homens e se tornou atemporal…

% dias atrás