Categorias: dicahigienenutrição

Nutrição para previnir ACNE

Hoje vamos nos interar sobre mais um assunto indicado por um de nossos leitores, o Leonardo. De ante mão já vou informando que adoro a interação de vocês até por que sei os assuntos de interesse e fica mais gostoso ainda escrever e passar informações. Agora que já falamos da base da nutrição iremos falar desses assuntos populares que muitas vezes nos deixam muitas dúvidas.

Nosso assunto é NUTRIÇÃO PARA PREVENIR ACNE.

Como já sabemos não existe uma dieta especifica somente para prevenir ou acabar com acnes, espinhas, cravos entre outros. Nossa dieta deve ser sempre a correta para nosso organismo e a equilibrada.
Porém, claro, sempre existem as dicas de alimentos que podem ajudar e aqueles que podem prejudicar nesse quesito.

Segundo especialistas o que se sabe é que os alimentos muito gordurosos aumentam a oleosidade da pele, especialmente quando são ingeridos em dias mais quentes, mas nem por isso é necessário deixar de ingerir certos alimentos que levam nozes, amendoim, castanha, avelã… o negócio é não exagerar. O excesso de cafeína também pode elevar os níveis de óleo, inclusive do cabelo. “A oleosidade torna a pele mais vulnerável provocando o aumento da proliferação de bactérias que causam espinhas”, diz a dermatologista Adriana Vilarinho.

Não podemos esquecer que espinhas, na juventude, podem ser provocadas por outros fatores, como mudanças hormonais, hereditariedade entre outros. Se sua pele apresenta problemas de acne, o ideal é procurar um profissional, dermatologista, para análise.

Para ajudar a controlar os efeitos dos alimentos com alto teor de gordura, é necessário manter uma alimentação saudável, que privilegie frutas, legumes e verduras. Não abusar das frituras, preferindo sempre os alimentos grelhados. Beber, no mínimo, 2 litros de água por dia, e sobre isso já falamos muito aqui e sabem a quem procurar para adequar isso. Na prevenção e combate às espinhas, os cuidados com a higiene também são fundamentais. Lavando sempre o rosto com água fria e sabonete especial para controlar a seborréia. Aplicando tônico adstringente, hidratante e filtro solar específico para a face, ainda mais nos dias quentes que vivemos, por isso procure profissionais indicados para esse tratamento, nesse caso o dermatologista, e alcance excelentes resultados.

Ricardo Freire

Deixe seu comentário:

Veja Comentários

  • Olá pessoal, como combinado estou aqui mais um sábado e feliz por que o assunto foi bem comentado, pelo visto gostaram. E é isso mesmo meninos todo o cuidado com o nosso corpo principalmente nossa pele é fundamental e sem sombra de duvida entre todos os métodos preventivos e de tratamento neste caso de cravos, acne e espinhas com certeza a água é nossa grande aliada, auxiliando claro em outros fatores muito importantes para melhor funcionamento do nosso organismo.

    Quero deixar um abraço a todos que sempre me acompanham e convidar a visita o blog NP http://www.nutricionistadeplantao.com.br e seguirem o blog no twitter pelo @blognp_ e o meu pessoal no @ricardonutri.

    Agradecido,
    Ricardo Freire – Nutricionista
    CRN 09100424

  • eu li que inflamações em geral (como acne) podem ser causadas por um desequilíbrio entre omega 6 e omega 3.
    como nossa dieta é muito rica em omega 6 (óleos vegetais em geral, peixes gordurosos como tilápia, cacau), temos que contrabalançar consumindo mais omega 3 (peixes como salmão, atum e bacalhau, castanhas e folhas escuras). outra opção é limitar o consumo de omega 6 a um nível próximo ao de omega 3.

    além disso, é claro, tem o fator genético, que eu acho que é mais forte. eu tive que tomar roacutan para "sarar". tive amigos na adolescência que nem com roacutan se livraram, só foram se livrar depois de mais velhos, depois de todas as transformações hormonais.

  • "Os ácidos graxos essenciais (EFAs) são polinsaturados e agrupados em 2 famílias: a dos Omega-6 e a dos Omega-3. Embora haja uma diferença mínima na sua estrutura molecular, as 2 famílias EFAs agem diferentemente no organismo. Enquanto os produtos metabólicos do ácido Omega-6 promovem inflamação, bloqueio sanguíneo e crescimento de tumores, os ácidos Omega-3 agem de maneira totalmente oposta. Contudo é importante manter equilíbrio entre os dois tipos na dieta, pois estas 2 substâncias trabalham em conjunto para promoção da saúde."

    http://www.abiec.com.br/3_qualidade.asp

  • Cara, gostei dessa informação dos ômegas.

    Mas sou ignorante em quais alimentos contém o óleo vegetal...

    Podia dar uma exemplificada maior cara?

    Valeu!

  • Amigos, realmente como disse o Juliuss, beber muita água resolve, mas caso contrário Roacutam é realmente muito bom. Maas pprocure seu dermatologista, e outra, não adianta nada, tambem,vc tomar todo esse remédio e não tomar os cuidados que foram abordados aqui...Ai fica dificil escapar da acne.

Posts recentes

Zara Origins: Nova coleção da Zara, Sem Gênero e Slow Fashion

A Zara acaba de lançar uma coleção que levou 2 anos pra ser criada. Batizada…

% dias atrás

Inspiração: Sandália em look casual

Quando a temperatura está alta, não há nada melhor do que usar sandálias, concorda? Se…

% dias atrás

CBD: Cosméticos à base de Cannabis são a nova tendência do mercado

Produtos à base de Cannabis já são uma realidade em todo o mundo e estão…

% dias atrás

Cortes de cabelo que devem ser evitados no mundo corporativo

Quando você está em uma reunião de negócios ou vai participar de uma entrevista ou…

% dias atrás

Valentino lança hoodie para incentivar a vacinação

O diretor criativo da casa italiana Valentino, Pierpaolo Piccioli, usou suas redes sociais para ressaltar…

% dias atrás

Celebridades não estão tomando banho todos os dias… Será que é uma boa?

Para, para, para... Para, para tudo...  Apaga a luz, apaga tudo... Com a recente afirmação…

% dias atrás