A preocupação pelo bem estar e vida saudável é cada vez mais forte por parte dos homens.

Pensando nisso fomos em busca da opinião de um consultor e professor de educação física que vem se destacando no mercado dominado por mulheres. Conversamos com Julian Gil que é professor, blogueiro e Personal Trainer.

Em destaque por atender algumas pessoas célebres e em seu recém lançado blog, com foco em dicas de “Bem Estar & Saúde” na visão masculina, compartilha um pouco do seu expertise na profissão e dia a dia. Além de dicas de treino, prática de esportes, orientação em alimentação mais saudável e bem estar, Julian vem se destacando pela forma clara e objetiva que tornou seu conteúdo diferenciado. E o MPH bateu um papo com ele em primeira mão:

MPH: Julian, como surgiu essa vocação pela carreira e como você se vê num mercado onde a busca pelo bem estar é mais forte com as mulheres?

Julian Gil: Sou amante dos esportes desde pequeno, já pratiquei jiu-jitsu, capoeira, natação, atletismo e corridas de rua. Minha formação foi em Educação Física e durante a faculdade fiz estágios em academias de natação, hidroginástica, musculação e ginástica, com aulas de alongamento, jump, abdominal, abs ball, trx, bike, esteira, glúteos, localizada e a ginástica funcional, aula pela qual me apaixonei e dei continuidade nas minhas aulas de Personal.

“Me vejo no mercado como um transmissor do bem-estar e aliado a manutenção da saúde.” 

MPH: Mesmo assim você acha que é um diferencial você ser homem e orientar homens na busca por um melhor bem estar e vida melhor? Vê alguma diferença no trabalho com homens e mulheres, se sim porque?

Não, esse tabu de que homem puxa ferro apenas para hipertrofia é passado, cada vez mais homens vem buscando uma melhor qualidade de vida, condicionamento fisico e bem-estar através de exercicios fisicos sem pensar em ficar “fortão”. Não vejo muita diferença, mas mesmo assim os homens se preocupam mais em fortalecer os musculos da cintura para cima e as mulheres da cintura para baixo.

MPH: Como surgiu a ideia do blog? Conta um pouco sobre sua história até hoje onde atrizes e personalidades tem citando seu trabalho como referencia na área?

JG: O Blog Julian Gym nasceu da necessidade de criar uma ferramenta informativa da web também na percepção de um homem, profissional especializado na área, tornando-se um espaço de interação e participação nos mais diversificados assuntos da atualidade. Tendo como objetivo principal informar e compartilhar tudo o que é bom e saudável na nossa vida. Profissionais referências do meio como Cristiana Arcangeli (empresária) e Camila Coutinho (blog Garotas Estúpidas), também identificaram e apoiaram o meu trabalho, incentivando ainda mais. No blog você fica sabendo sobre dicas de treinos, esportes e novidades sobre alimentação, saúde e bem-estar. Minha missão nesse blog é tornar isso possível ao alcance de todos!

MPH: E você ainda escreve para o blog da Animale e pro VIPADO, qual é a idea da coluna e qual o feedback que tem recebido dos leitores (conte alguma historia ou comentário engraçado)?

A idéia da coluna é a mesma da criação do meu blog, informar e compartilhar dicas de treinos fáceis de se realizar, com e sem o uso de materiais que podem ser feitos em casa ou em um parque, sem precisar ir a uma academia.

Em um dos posts, passei uma serie de exercicios para o abdomen e coloquei algumas fotos de pessoas executando os exercicios. Reclamaram pois queriam que eu estivesse nas fotos executando os exercicios! risos.

MPH: Qual sua dica de bem estar para um iniciante? Treino? Alimentação? Nos dê uma consultoria inicial…

JG: A primeira coisa a se fazer é procurar um médico para ver se está apto a praticar exercícios através da consulta e exames devidos. Em seguida consultar um profissional da área para a realização dos exercícios, prefira uma academia perto da sua casa ou se possível na academia do seu prédio. Procure ter uma alimentação mais saudável possível, como grelhados, legumes e frutas. Evite frituras e fast foods. Quanto a não consumir produtos sem glúten ou lactose, evite-os apenas se você for alérgico a um destes.

MPH: Alguns programas de TV como “Medida Certa” e outros realitys americanos exploram a busca pelo bem estar atráves de esportes e alimentação saudável, qual sua opinião sobre esses programas?

JG: Achei ótimo, pois esses programas provaram ao telespectador que, em apenas 90 dias, é possível emagrecer de modo sustentado, sem dietas radicais, exercícios físicos espartanos ou internações em centros de emagrecimento (SPAS).

MPH: Conte-nos como é um dia seu de trabalho, treinos (academia), alimentação?

JG: Acordo as 6h da manhã e minha primeira aula do dia começa as 7h. Como trabalho em condomínios, parques, academias, estou sempre indo de um lado pro outro. Vou a pé, pego condução, bicicleta ou taxi, pois ainda não tenho carta de motorista… fala dando um leve sorriso … Procuro ter uma alimentação mais saudável possível, me alimento de cinco a seis vezes por dia, sou adepto a grelhados, massas, saladas e legumes, no almoço não pode faltar arroz e feijão… e claro uma sobremesa, amo sorvete de erva cidreira com cobertura de frutas vermelhas do restaurante Le Manjue..

Sempre deixo para treinar no fim do dia, após dar todas as aulas, me suplemento com BCCA ( Branch Chain Amino Acids = Aminoácidos de Cadeia Ramificada) antes e um shake de Whey Protein após o treino, faço jiu-jitsu uma vez por semana, minha paixão. (achava importante explicar porque toma o BCCA antes e o Whey Protein depois e quais são os resultados de cada). Os BCAA’s agem como transportadores de nitrogênio, que auxiliam os músculos a sintetizarem outros aminoácidos necessários para promover o crescimento muscular.

O Whey Protein (suplemento em pó do soro do leite) tem três versões: concentrada, isolada e hidrolisada. Todas oferecem proteína de alto valor biológico, ou seja, de fácil absorção, ajudando na recuperação dos músculos quando consumidas após os exercícios de força. A isolada também é indicada nas dietas de perda de peso. Ela sacia e, por ser digerida lentamente, adia a fome. Ainda acelera o metabolismo e evita que, junto com a gordura, você perca músculo.

MPH: Suplementos são sempre uma polêmica? Você recomenda a utilização com orientação médica?

JG: Suplementos sempre se tornam uma polêmica, pois sempre chega um “novo produto” no mercado que promete mundos e fundos. Sou a favor sim, mas com recomendação médica, pois ninguém é igual a ninguém e, tomar suplementos por conta própria pode prejudicar a sua saúde ao invés de ajudar, tornando-se um aliado a ganho de sobrepeso.

MPH: Sobre estilo: você é uma pessoa vaidosa? Como vê o mercado de fitness para homem hoje e qual a melhor dica para os alunos ou clientes na hora de se vestir para a atividade esportiva, além de conforto e qualidade nos produtos comprados?

Sim, sou vaidoso de forma moderada, não me preocupo em estar na moda, mas sim de me sentir bem e confortável com o que estou vestindo. O mercado fitness vem crescendo cada vez mais, pois marcas nacionais vem surgindo e conquistando espaço no mercado, criando roupas confortáveis e tecnológicas. Indico tenis leves e roupas de compressão, podendo ser meias, calça ou bermuda. A ideia é que elas reduzem a vibração muscular que acontece devido ao impacto do corpo com o solo, tornando a contração muscular mais eficiente. A compressão exercida sobre a musculatura também contribui para a propriocepção e diminui a dor muscular de início tardio, por amenizar o edema que ocorre na musculatura devido aos microtraumas causados pela atividade física.

MPH: E para finalizar como vê sua carreira, blog e área daqui uns anos? E quais são seus planos futuros?

JG: O treinamento físico personalizado, o Personal Trainer, é um conceito múltiplo de satisfação aos objetivos propostos, bem-estar e que são integrados à qualidade de vida e saúde. Estamos conquistando cada vez mais espaço na sociedade moderna, que deseja viver mais e com mais qualidade. O blog informa e amplia conhecimentos, tornando isso possível ao alcance de todos. Meus planos para o futuro é fazer com que mais pessoas se tornem adeptas a manutenção da saúde e bem-estar, através de exercícios físicos e alimentação saudável.

Muito Obrigado ao Julian Gil pelas respostas!

Fotos de divulgação do próprio e agradecimentos a Helinho Calfat.

Fabio Allves

Paulistano nascido e criado, publicitário na formação, blogueiro de lifestyle e RP de vida. 30 anos de viagens, paixões, inspirações, realizações e conquistas. Podem me achar no facebook, twitter, instagram e snapchat por @fabioallves.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

Como usar camisa com bermuda

Para muitos estamos falando do improvável, do impossível ou do inesperado. Dá para entender que…

% dias atrás

Tendências de beleza da SPFW N57

A SPFW nº 57, após 5 dias de desfiles, terminou no último no domingo. Costurando…

% dias atrás

A História dos Óculos

Já imaginou de onde surgiu a ideia de usar um acessório para corrigir os problemas…

% dias atrás

Jacob Elordi, um grande fã de bolsas de grife!

As bolsas de grife fazem um grande sucesso no universo feminino, mas entre os homens…

% dias atrás

Próstata: O órgão do prazer masculino

Sem preconceitos. Vamos quebrar os tabus, o homem pode sim sentir prazer na próstata e…

% dias atrás

Inspiração: Camisa Xadrez

Camisa xadrez é uma peça que caiu no gosto dos homens e se tornou atemporal…

% dias atrás