Categorias: Belezacuidadoshigiene

Manicure e Pedicure Para Homens

Tá aí um assunto que intriga muita gente. Não apenas homens. Atrevo-me a dizer que quem consegue cuida sozinho dos pés e mãos. Eu disse cuida, tá. Porque tem tanto homem quanto mulher com pé cascudo e aquelas unhas mal cortadas, feias e com sujeira.

Higiene, limpeza e saúde caem bem a qualquer um. Não apenas às mulheres. Sim, elas são mais assíduas com esses cuidados porque costumam esmaltar as unhas. Muitas habilidosas até fazem sozinhas esse ritual. Mas a maioria recorre a uma manicure. O que já não acontece com os homens.
Até ontem, salão era coisa de mulher. E onde tem muita mulher a masculinidade frágil passa longe.

Porém, os tempos mudaram… Óbvio que lidamos com um público privilegiado que acessa internet, que lê um blog de moda e que se preocupa com grooming. Mas nós entendemos ser indispensável manicure e pedicure para todes.

Tá bom que você pode ser aquele cara super coordenado e fazer tudo sozinho, mas o auxilio de uma manicure/pedicure pode te ajudar muito.

As mãos ficam livres de sapatos. Não ficam abafadas, apertadas. E não sustentam todo o corpo. E devido à proximidade uma da outra se tornam mais fáceis de cuidar. Quase todo homem cuida sozinho. Até aí ok.

Tenha em mente que unhas limpas (sem sujeira debaixo), bem cortadas e com cutículas empurradas ou retiradas. Sim, retiradas. Porque tem gente, assim como eu, que possui cutículas enormes. Não dá para deixar aquilo sobre a sua unha. É horrível.

Quando devo recorrer a uma manicure?

Apenas quando não dou conta do recado sozinho? Ou seja, cortar as unhas. Não. No caso dos pés o buraco é mais embaixo e o trabalho de uma profissional especializada pode mudar muita coisa.

Unhas encravadas, desconforto, dor e pés doendo podem mudar seu humor. Comprometer seus passos. Impedir o uso de certos calçados. E até diminuir seu desempenho na prática de certos exercícios.

Sem contar que micoses, fungos, pés rachados por ácido úrico, pé de atleta ou outras doenças são constatadas primeiramente com a profissional. Em alguns casos, ela mesma dá conta do recado. Os podólogos são o maior exemplo disso. Em outros, eles vão indicar a procura de um médico.

E é muito comum a gente errar com os pés. Seja no banho. Não lavar direito. Não secar direito. Não cortar as unhas direito. E não usar o sapato adequado. Percebam, a correria do dia a dia nos leva a muitas armadilhas. Os pés ficam lá embaixo, escondidos e bem quentinhos, úmidos (local propícia para doenças e relaxo).

O que um salão normal oferece aos seus pés?

Um salão comum oferece corte de unhas, amolecimento de cutículas com produto próprio, imersão em água morna, polimento da sola com motor (pois, o uso de lixa é errado), esfoliação e hidratação para finalizar.

Um plus seria massagens, escalda pés e esmaltação com base para fortalecimento.

Atenção, há 3 cuidados necessários para quem procura o auxílio de uma manicure:

• Informe se possui algum tipo de doença (como, por exemplo, diabetes) ou alergias a produtos para evitar problemas futuros.

• Você pode ter procurado a pedicure por uma situação específica, então não se esqueça de dizê-la o que busca, para que ela personalize o atendimento.

• Leve sempre seu estojo com ferramentas (cortador de unhas, alicates, pinças e limas).

Eu quero fazer sozinho em casa. DIY do pé. Quais instrumentos devo ter?

Como já dissemos pé é melhor fazer com um profissional, mas se você quer. Aí vai.

Kit completo para fazer as unhas dos pés:

01. Cortador de unha (ou alicate para unhas grossas que são difíceis de cortar com um cortador comum).
02. Lixa de unha descartável.
03. Algodão.
04. Amolecedor de cutícula.
05. Palito de prego de madeira descartável.
06. Creme esfoliante.
07. Creme hidratante.
08. Bacia e água morna.

Passo a passo para unhas limpas, saudáveis e higienizadas:

Passo 1: Corte e lixe suas unhas
Passo 2: Aplique amolecedor de cutículas
Passo 3: mergulhe os pés em água morna por 15 minutos com sabonete para os pés para amaciar as unhas e torná-las mais flexíveis ao corte.
Passo 4: Usando amolecedor de cutícula, massageie as unhas dos pés e das mãos e as cutículas antes de empurrar suavemente para trás com um palito de cutícula de madeira. Ou até retirá-las se você conseguir.
Passo 5: esfoliação para retirar camadas de pele morta. Quando mais rachado, seco e grosso estiver seu pé mais a esfoliação deve ser intensa.
Passo 6: Enxágue os pés e seque bem, especialmente nos vãos dos dedos, com toalha ou até mesmo com secador de cabelo para garantir que os pés estejam secos, o que é especialmente importante se você estiver tratando fungos nas unhas ou pé de atleta.
Passo 7: hidratação dos pés.

Cuidar dos pés é mais que luxo, ser supérfluo ou algo extra. É saúde, higiene e limpeza. Pense nisso, um pé bem cuidado faz toda diferença.

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

Inspiração: Camiseta Henley

A Camiseta Henley é uma peça clássica no guarda-roupa masculino. E assim como uma camiseta…

% dias atrás

G-Shock apresenta relógios totalmente em metal

A G-Shock, além de sua reputação pela resistência, é reconhecida pelo seu design icônico e…

% dias atrás

Old Money: Séries para se inspirar na tendência

A vida da alta sociedade, imbuída de tradição, sofisticação e prestígio, sempre fascinou aqueles que…

% dias atrás

O Perfume Árabe Masculino Mais Vendido

Em um mundo repleto de aromas e fragrâncias, há um que se destaca como uma…

% dias atrás

Gel, Cera, Pomada, Pasta: Qual o produto ideal para o seu cabelo?

Atualmente existem diversos tipos de modeladores para cabelo no universo dos cosméticos masculinos. As principais…

% dias atrás

Como usar o prendedor de gravata

O prendedor de gravata é um acessório muito utilizado por homens que já estão acostumados…

% dias atrás