Lente de Contato Dental: O que ninguém te conta sobre o procedimento

Quem não quer melhorar a aparência? É inerente da condição do ser humano querer impressionar, se exibir e mostrar o seu melhor. E com a beleza não é diferente!  Por isso, tá todo mundo partindo para procedimentos estéticos. Melhorar imperfeições, sempre. Por que não?

Mas todo procedimento (estético ou não), exige cuidados, profissionais habilitados, equipamentos e material de qualidade.
A lente de contato dental é um desses procedimentos capaz de levantar a autoestima, construir sorrisos e trazer identidade ao rosto do paciente, segundo conta a Drª. Júlia Losano.

O procedimento dentário que caiu no gosto de artistas e pessoas ricas, devido ao custo que não é barato e os resultados impactantes, porém alguns detalhes ninguém fala ou toca no assunto, e nós vamos te contar essa a fofoca agora, por isso, presta atenção aqui.

O job do dentista

Não é qualquer dentista que pode fazer o procedimento, isso até bobo sabe. Mas você sabe quais são as formações que o profissional deve ter? Pois bem, ele deve ter formação em reabilitação oral, prótese ou dentística.

A simples formação em odontologia não garante facetas impecáveis. Acredite, quanto mais detalhista, perfeccionista e virginiano seu dentista melhor.

E a qualidade dos materiais, qual é hein? Especule antes de contratar o pacote de facetas dentais.

Ele trabalha como? Sem pressa. Faz fotos. Analisa microscopicamente cada dente. E o laboratório onde são confeccionadas as porcelanas, é bom? O job vai muito além de uma mão e uma cadeira de dentista. Começa no capricho da moldagem até quando você coloca cada novo dente.

A lente é para todos, mas nem todos são para lentes.

Lente de contato é para todo mundo (que pode pagar, né?). Quem quiser colocar, “a la vontê”, mas pontua a Dr ª que nem todos são para lente. Será mesmo que você tem essa necessidade?

“A avaliação para lentes de contato é individual para cada paciente, e em alguns casos, a individualidade se estende à cada elemento dental de um mesmo paciente, uma vez que é realizado um preparo DEFINITIVO nos dentes afim de receber as peças”, cita a Dr ª.

Cuidado, com os empresários, opsss, dentistas que visam lucros sem pensar nas consequências futuras. Dependendo das condições bucais e da idade do paciente, muitos casos podem ser resolvidos com aparelhos, clareamentos e pequenos reparos, em resina inclusive.

É importante lembrar também que, mesmo com indicação para as facetas, se você não tem um habito de higiene bucal avançada, as lentes também não são pra você colega.

Logo, talvez as lentes nem sejam o seu caso, busque ouvir outros especialistas.

Sem brincadeira, lente é prótese.

Que susto, prótese como assim? Prótese substitui uma parte do corpo que você perdeu. Exatamente isso, por isso, embora a lente seja uma prótese, tanto que é confeccionada por um PROTÉTICO, fica feio né chamar de prótese.

Cuidadosamente, chamamos de lente, mas saiba você perde seus dentes originais, porque há um desgaste na estrutura dental, para o assentamento das próteses, ou melhor, lentes. E dessa forma eles conseguem mudar formato, cor, posição, etc…. e harmonizar o sorriso.

Precisa de manutenção, não dura a vida e quando você faz, já era. É irreversível.

Cuidado para não assustar porque não te pouparemos de nada. As lentes tendem a durar de 10 a 20 anos, e precisam de manutenção. “Assim como qualquer outra prótese, as lentes de contato dentais têm o seu prazo de utilização, e em algum momento tem que ser substituída, como as próteses de silicone por exemplo”.
Sinto-lhe informar, mas você terá que continuar indo ao dentista a cada 6 meses, mas essa já é a indicação dos dentistas mesmo sem lentes, então tá tudo certo! “Eu costumo brincar com meus pacientes que nem o dente que Deus fez aguenta vocês sem as devidas manutenções, não são os que a gente faz na terra que vão aguentar. [risos]”

E pior nunca mais você vai poder tirar as lentes. Sério?
Sim, pois o desgaste feito na estrutura do seu dente é DEFINITIVO, se você tirar essa você terá que colocar outra no lugar.

Lentes podem não ficar boas.

Tem muito sorriso artificial, que parece dentadura. Os dentes gritam no rosto e não ficam harmônicos. Dentes muito grandes e em tons muito claros (que sequer existem) tiram a naturalidade do sorriso.

Daí a necessidade de um bom profissional, pois são recorrentes os casos em que há cáries, inflamações de gengivas, infiltrações e manchas. Daí a necessidade do retrabalho.

Lentes de contato vão muito além de fotos no Instagram. É um trabalho delicado, sério e minucioso.

Por isso, atente-se quando escolher alguém para atendê-lo.

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Veja Comentários

  • Nossa, eu já pensei muitas vezes em fazer esse procedimento, mas depois de algumas informações e dessa postagem eu acabei ficando com medo e desisti. Sei que hoje em dia existem técnicas que podem ser aplicadas para que não desgaste o dente, mas ainda tenho medo de fazer isso e depois precisar de uma manutenção que vai ficar caríssima.

Posts recentes

Camisa de Time: Como usar nos seus looks

Quem diria que as famigeradas camisas de times de futebol seriam bem vistas pela moda?…

% dias atrás

Traje Esporte Fino Masculino: O que usar

Você recebeu um convite que pede o uso do traje Esporte Fino  e bateu a dúvida…

% dias atrás

Looksmaxing: O que é e como usar a seu favor

Nossa Senhora Aparecida, mas que palavrão é esse? Inventam cada nome, né! Looksmaxing nada mais…

% dias atrás

Como se vestir bem depois dos 50 anos

Estamos envelhecendo, galera... A cada minuto de cada dia. Faz parte da vida e não…

% dias atrás

A história do Air Jordan

Os tênis Air Jordan são icônicos e muito famosos pelo mundo. Mas sabia que essa parceria…

% dias atrás

A bolsa “saco de lixo” da Balenciaga não é a primeira bolsa de luxo estranha, conheça outras!

Não se fala em outra coisa a não ser na bolsa que parece um saco…

% dias atrás