“Índice Zara” mostra que o Brasil tem as roupas mais caras do mundo

Depois de alguns índices, como “Big Mac”, “iPhone” e “Playstation”, agora foi lançado o “índice Zara” para comparar os preços de roupas da marca no mundo.

E adivinhem? Nós estamos no topo desse ranking! A notícia é do Estadão, confira:

Pesquisa feita por analistas do banco BTG Pactual em 22 dos 87 países em que a grife está presente revela que o Brasil é o lugar onde os produtos da marca são os mais caros, em dólares. Em média, os preços da Zara no Brasil são 21,5% superiores aos das lojas americanas da marca, usadas como base de comparação.

O relatório, assinado por Fabio Monteiro e Thiago Andrade, levou em conta 14 itens diferentes vendidos na Zara, de blazers a sapatos. Por exemplo: um vestido que nos EUA custa US$ 79 e na Espanha, onde fica a matriz da rede, ele é vendido por US$ 55,1, está nas araras das lojas brasileiras por US$ 171,6. Na Suíça, segunda colocada do ranking, o cliente pagaria US$ 90,4.

Considerando-se a paridade por poder de compra, para descontar a influência cambial, o Brasil parece ainda mais caro, embora deixe de ser o líder do ranking, perdendo apenas para a Polônia. Neste caso, os produtos aqui são 49,4% mais caros que os dos EUA. Na lojas polonesas, o índice é de 54,2%. “Ainda assim, fica claro que vestuário no Brasil é muito mais caro do que no resto do mundo”, afirmam Monteiro e Andrade.

Em nota, a Zara explicou que “estabelece seus preços de maneira independente para cada mercado, mantendo sempre o mesmo posicionamento comercial baseado na ofertas das últimas tendências da moda, em produtos de qualidade e em preços atrativos”. Segundo a varejista, essa política leva em conta as características de cada mercado, seus níveis de preço e custos.

Concorrência. O preço a que as roupas são vendidas no Brasil voltou à tona no mês passado com a barulhenta estreia da rede americana Forever 21 em São Paulo e no Rio. Com preços baixos, a varejista atraiu milhares de clientes, que fizeram filas de até três horas para entrar na loja. O levantamento do BTG aproveitou essa discussão para identificar o custo do ambiente de negócios no Brasil. Segundo os analistas, entre as principais dificuldades do mercado brasileiro estão os pesados impostos de importação, a diferença climática em relação ao hemisfério norte e os entraves para se produzir no País.

“Hoje o produto têxtil que chega ao Brasil tem uma taxa de importação que beira os 35%. Há todos os impostos que vêm em cascata, que incidem sobre o valor aduaneiro e acabam elevando o preço do produto“, afirma o presidente da Associação Brasileira do Varejo Têxtil, José Luiz Cunha.

A pesquisa não surpreendeu empresários do varejo. “A carga tributária já ficou até em segundo plano, pela complexidade da regulamentação do nosso mercado e até pelo custo de se pagar impostos no Brasil”, diz Flávio Rocha, presidente da Riachuelo.

Para o banco, a entrada de varejistas estrangeiras exigirá uma reação das empresas brasileiras, mas há tempo para isso. Os analistas dizem que é longo o período de aprendizado de redes internacionais no Brasil. “O número de lojas sendo abertas por Forever 21, GAP, Topshop e outras ainda é pequeno e elas estão concentradas em grandes cidades.”

Guilherme Cury

34 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 10 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.

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Veja Comentários

  • Anybody will enjoy island life when they have to to get to where you want to put your time
    and attend a foreclosure realtors tulsa ok home auction this instant.

  • Sábado fui ao shopping e pensei muito nisso, eles alegam que os preço são altos devidos aos impostos, ok, mas por exemplo fui na TopMan e tinha um blazer de 409 por 119, vcs acham que 119 a loja não esta ganhado?? Acho que ganancia tbm fala mais alto, ponto para Forever 21 que continua vendendo muito, tinha uma fila para entrar com 30min de espera e mesmo assim tinha gente, espero que ela sirva de exemplo. Abs

  • Realmente, os preços da Zara no Brasil acabam com o com o conceito de Fast Fashion. Ninguém pode comprar sempre, se uma blusa vagabunda custa 300 reais.
    A Topman vende camiseta simples e sem graça por 90 reais. Daí na liquidação ela sai por 40 ou menos. Ou seja, daria para vender um pouco mais barato, se vendessem mais. Mas há o abuso de impostos também. De uma compra que eu fiz de menos de 200 reais na Zara, quase 60 era só imposto.

  • é claro que o imposto no Brasil é abusivo porém uma franquia do porte da ZARA deve ter la suas vantagens, a um tempo atras se comprava calças por R$110,00 e hoje a mais barata está R$160,00 acredito que se eles vendessem uma calça por R$100,00 ainda lucrariam pois o custo para a fabricação de roupas em alto escalão, ou seja eles prozudem milhares de peças absolutamente iguais, o que diminui o preço de fabricação, chutando em Reais eles não gastam mais que 10 reais por peça!

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