Depois de alguns índices, como “Big Mac”, “iPhone” e “Playstation”, agora foi lançado o “índice Zara” para comparar os preços de roupas da marca no mundo.
E adivinhem? Nós estamos no topo desse ranking! A notícia é do Estadão, confira:
Pesquisa feita por analistas do banco BTG Pactual em 22 dos 87 países em que a grife está presente revela que o Brasil é o lugar onde os produtos da marca são os mais caros, em dólares. Em média, os preços da Zara no Brasil são 21,5% superiores aos das lojas americanas da marca, usadas como base de comparação.
O relatório, assinado por Fabio Monteiro e Thiago Andrade, levou em conta 14 itens diferentes vendidos na Zara, de blazers a sapatos. Por exemplo: um vestido que nos EUA custa US$ 79 e na Espanha, onde fica a matriz da rede, ele é vendido por US$ 55,1, está nas araras das lojas brasileiras por US$ 171,6. Na Suíça, segunda colocada do ranking, o cliente pagaria US$ 90,4.
Considerando-se a paridade por poder de compra, para descontar a influência cambial, o Brasil parece ainda mais caro, embora deixe de ser o líder do ranking, perdendo apenas para a Polônia. Neste caso, os produtos aqui são 49,4% mais caros que os dos EUA. Na lojas polonesas, o índice é de 54,2%. “Ainda assim, fica claro que vestuário no Brasil é muito mais caro do que no resto do mundo”, afirmam Monteiro e Andrade.
Em nota, a Zara explicou que “estabelece seus preços de maneira independente para cada mercado, mantendo sempre o mesmo posicionamento comercial baseado na ofertas das últimas tendências da moda, em produtos de qualidade e em preços atrativos”. Segundo a varejista, essa política leva em conta as características de cada mercado, seus níveis de preço e custos.
Concorrência. O preço a que as roupas são vendidas no Brasil voltou à tona no mês passado com a barulhenta estreia da rede americana Forever 21 em São Paulo e no Rio. Com preços baixos, a varejista atraiu milhares de clientes, que fizeram filas de até três horas para entrar na loja. O levantamento do BTG aproveitou essa discussão para identificar o custo do ambiente de negócios no Brasil. Segundo os analistas, entre as principais dificuldades do mercado brasileiro estão os pesados impostos de importação, a diferença climática em relação ao hemisfério norte e os entraves para se produzir no País.
“Hoje o produto têxtil que chega ao Brasil tem uma taxa de importação que beira os 35%. Há todos os impostos que vêm em cascata, que incidem sobre o valor aduaneiro e acabam elevando o preço do produto“, afirma o presidente da Associação Brasileira do Varejo Têxtil, José Luiz Cunha.
A pesquisa não surpreendeu empresários do varejo. “A carga tributária já ficou até em segundo plano, pela complexidade da regulamentação do nosso mercado e até pelo custo de se pagar impostos no Brasil”, diz Flávio Rocha, presidente da Riachuelo.
Para o banco, a entrada de varejistas estrangeiras exigirá uma reação das empresas brasileiras, mas há tempo para isso. Os analistas dizem que é longo o período de aprendizado de redes internacionais no Brasil. “O número de lojas sendo abertas por Forever 21, GAP, Topshop e outras ainda é pequeno e elas estão concentradas em grandes cidades.”
O que muitos temem, a calvície e até as grande entradas no cabelo, agora virou…
O Corte Americano tem origem no corte militar, isso é, o corte de cabelo que…
Cor é coisa séria demais e você não imagina o quanto. Tanto que existem profissionais…
Primeiramente, aos mais leigos cáqui ou caqui advém da palavra Khaki, que tem origem persa…
O maior celeiro de jovens criadores e estilistas do Brasil anunciou a próxima edição. Dos…
Neste domingo, dia 12, é o dia dos pais! Eu particularmente acho muito mais difícil presentear…
Veja Comentários
Anybody will enjoy island life when they have to to get to where you want to put your time
and attend a foreclosure realtors tulsa ok home auction this instant.
Sábado fui ao shopping e pensei muito nisso, eles alegam que os preço são altos devidos aos impostos, ok, mas por exemplo fui na TopMan e tinha um blazer de 409 por 119, vcs acham que 119 a loja não esta ganhado?? Acho que ganancia tbm fala mais alto, ponto para Forever 21 que continua vendendo muito, tinha uma fila para entrar com 30min de espera e mesmo assim tinha gente, espero que ela sirva de exemplo. Abs
Realmente, os preços da Zara no Brasil acabam com o com o conceito de Fast Fashion. Ninguém pode comprar sempre, se uma blusa vagabunda custa 300 reais.
A Topman vende camiseta simples e sem graça por 90 reais. Daí na liquidação ela sai por 40 ou menos. Ou seja, daria para vender um pouco mais barato, se vendessem mais. Mas há o abuso de impostos também. De uma compra que eu fiz de menos de 200 reais na Zara, quase 60 era só imposto.
é claro que o imposto no Brasil é abusivo porém uma franquia do porte da ZARA deve ter la suas vantagens, a um tempo atras se comprava calças por R$110,00 e hoje a mais barata está R$160,00 acredito que se eles vendessem uma calça por R$100,00 ainda lucrariam pois o custo para a fabricação de roupas em alto escalão, ou seja eles prozudem milhares de peças absolutamente iguais, o que diminui o preço de fabricação, chutando em Reais eles não gastam mais que 10 reais por peça!