Categorias: barbasBelezasaúde

Fios brancos na barba: Suas origens e como evitá-los

No mundo em que vivemos, barba bonita está para o homem assim como cabelos bonitos está para mulher. Virou meio que padrão, sim. Você tem que seguir? Não. Mas a gente tem a mínima ideia que grande parte dos homens gostam e querem ter barba.

Para isso, gastam vultosas quantias de dinheiro com barbeiros, produtos para a barba e até mesmo Minoxidil (para tê-las ou para dar volume as que já têm). Só que imagine você ter todo esse trabalho de cortar, aparar, limpar, hidratar e… Pronto! Apareceu um fio de pelo branco indesejado, dois, três…. Ah, qualquer pelo ou cabelo (branco) incomoda mais que o elefante, pode apostar.

Uma vez branco nunca mais o fio ganha cor novamente. Se ele perder a melanina, vai ficar branco para o resto da vida. Então o certo é se prevenir contra isso. Vamos primeiro entender como surgem os indesejados fios brancos?

Como surgem esses monstros em nós?

Todo mundo sabe que ficou velho, os fios tendem a ficar brancos mesmo. Está ok, né. Depois dos 35 anos, a tendência é que os fios de barba comecem a ficar brancos em virtude da perda de melanina.

Além dos fatores da idade, há também fatores genéticos. Percebemos que em determinadas famílias os melanócitos, produtores de melanina, param de trabalhar antes e os fios tendem a esbranquiçar antes dos 35 anos. Nesse caso estamos tratando de heranças genéticas.

E como faz quando você tem menos 30 anos e já os nota?

Sim, cada dia nossa rotina está pior. Amigos, família, relacionamentos, trabalho e COVID, ISOLAMENTO, PANDEMIA. Caralho, nossa saúde mental está péssima e o estresse e eventos traumáticos são grandes causadores de fios brancos antes dos 30.

Ah, o consumo excessivo de tabaco também. Os fios que estão brancos como já dissemos, já era. Você tem que lutar para evitar que os ainda têm cor também não fiquem brancos.

FUEGO, NÉ? Mas tem como evitar tudo isso, viu. E nós vamos te contar!

Corre que ainda dá tempo de evitar isso.

Cara, a fórmula mágica é a mesma de sempre. ESTÁ NA ALIMENTAÇÃO!

Uma alimentação balanceada com cálcio, cobre, ferro, proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina D e zinco. Fácil, não. Pois, às vezes não conseguimos nos nutrir com alimentos que contenham os compostos necessários para fios de barba saudáveis ou mesmo podemos apresentar disfunções e doenças que comprometam a absorção deles.

Tá ligado que é hora de suplementar e um bom nutricionista e/ou médico pode te indicar os melhores suplementos. No caso de tabagismo, simples pare de fumar. Sabemos o quão o cigarro faz mal à saúde e possui inúmeros malefícios.

Traumas podem ser resolvidos com auxílio de terapeuta, assim como estresse. lembrando que os problemas não vão se resolver ficando alterado, logo, manter o equilíbrio é ideal. Se você é muito pilhado, ou um psicólogo ou um médico, para resolver seu problema.

Se não pode com o inimigo, junte-se a ele.

Por que não assumir de vez os fios brancos e suas características fenotípicas? Dá para ficar bonito e charmoso com fios brancos. Aliás, há o mito que nos homens fios de barba/cabelo brancos são charme.

Mito criado pelas mulheres.

Então, homem pode deixar os fios brancos expostos sem tanta encanação. Se for assumir os fios brancos, lembre-se apenas de usar o xampu roxo que retiram o amarelado dos fios brancos.

Você é de qual time? Dos fios brancos ou dos com melanina? Você pinta os fios de barba brancos? Conta aí!

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

G-Shock apresenta relógios totalmente em metal

A G-Shock, além de sua reputação pela resistência, é reconhecida pelo seu design icônico e…

% dias atrás

Old Money: Séries para se inspirar na tendência

A vida da alta sociedade, imbuída de tradição, sofisticação e prestígio, sempre fascinou aqueles que…

% dias atrás

O Perfume Árabe Masculino Mais Vendido

Em um mundo repleto de aromas e fragrâncias, há um que se destaca como uma…

% dias atrás

Gel, Cera, Pomada, Pasta: Qual o produto ideal para o seu cabelo?

Atualmente existem diversos tipos de modeladores para cabelo no universo dos cosméticos masculinos. As principais…

% dias atrás

Como usar o prendedor de gravata

O prendedor de gravata é um acessório muito utilizado por homens que já estão acostumados…

% dias atrás

Perfume do Cebolinha: É bom? Onde encontrar!

O famoso personagem da Turma da Mônica, Cebolinha, tem seu próprio perfume, ou melhor, peLfume!…

% dias atrás