A verdade é que a moda masculina está longe de ter o mesmo ritmo frenético da feminina, mas algumas apostas dos estilistas das principais Semanas de Moda do circuito fashion internacional definiram as tendências que dominarão o Outono Inverno de 2011 na moda masculina.
Antes existia aquela série de normas de que a moda masculina era monótona, monocromática, sempre a mesma coisa, porém o que foi mostrado em Berlim, Nova Yorque, Estocolmo, Amsterdã, Milão e Paris não é nada disso, confirmando que isso aí é puro “folclore”.
Nada melhor para um homem bem informado e preocupado com a aparência do que se antecipar, e conferir os hits da elegância e do bom gosto para a estação mais fria do ano.
Referências ao passado foram unanimidade entre todos os desfiles do circuito internacional, com peças vintage, ares de boêmia e estética retrô. A necessidade de conforto já é caráter pré-estabelecido dentro de todas as coleções, já que o homem contemporâneo sabe que não precisa se desligar do seu bem estar para estar bem vestido e elegante. Com espírito de interior e à moda antiga, é que se completou o clima nostálgico na moda masculina que as coleções femininas já vinham trazendo.
A elegância, aliás, é outra característica-chave da estação. A moda masculina preza cada vez mais pela sofisticação e impecabilidade do corte e da modelagem.
As silhuetas são em geral justas e “magras”, com a cintura sendo algumas vezes levemente marcada – nada que comprometa a aparência robusta das peças. As calças seguem retas e afuniladas, valorizando o corpo do homem.
Para as coleções mais urbanas, os suéteres são encurtados, com estilo jovial e charmoso. Os casacos aparecem nos mais diversos comprimentos, de corte rigoroso e com uma pegada militarista muito forte. Algumas dessas peças, assim como jaquetas, foram adornadas com um toque de exagero por pele nas golas, punhos e em detalhes estratégicos.
As camisas e blusas, mantém a mesma silhueta estruturada de outras peças, e para acrescentar um toque moderno usam dois artifícios: golas em V e golas olímpicas. As golas em V, transferidas das temporadas de verão, são para os homens mais modernos e seguros, que gostem de combinar sobreposições e camadas de tecido. Inspiradas no hipismo, as olímpicas são peças clássicas e típicas do inverno europeu, muito elegantes, que dão aparência cult e sagaz ao homem.
As padronagens são em sua maioria leves e discretas, geralmente contrastando em tecidos de tons terrosos e escuros, ou no branco. Gráficos, manchados, geométricos e camuflados dão vivacidade às peças, em padrões clássicos e muito elegantes, mesclando o ar sério com o descolado. Padronagens étnicas e mitológicas também tiveram vez nas coleções com ares mais rústicos e de inspirações na natureza. Os tecidos plastificados também são um destaque à parte, em looks mais esportivos e descontraídos – principalmente em calças e jaquetas.
A paleta de cores trabalha com tons frios e neutros, com destaque para as nuances de branco, creme, cinza e marrom. A sobriedade dessas cores mantém as coleções de Outono Inverno 2011 estabelecidas em termos de cuidado com a estética, e de formas extremamente clássicas. Algumas peças contam com detalhes que quebram essa paleta opaca, com toques de cor néon, brilhos e tons inesperados – como azul e vinho.
Para as coleções mais sofisticadas, tecidos naturais, como o couro e o algodão, foram usados para incorporar aspecto macio às peças. Já para as mais esportivas, a tendência do uso de tecidos tecnológicos (principalmente os com misturas de poliamida e poliéster) mostrou-se muito forte.
O denim não está tão presente como nas temporadas anteriores. Visto com força apenas nas marcas dedicadas ao tecido, o jeans apareceu em silhuetas diferentes do restante das tendências. Para os homens, as lavagens foram ou muito escurecidas ou em délavé, com mistura de texturas e estilos. Os modelos são mais largos e rústicos, com estilos que vão do clássico ao gótico, para um homem contemporâneo e ao mesmo tempo sóbrio.
Dentre os acessórios masculinos, os cachecóis são must-have total, muito volumosos e com franjas. Muitas boinas ainda aparecem em looks mais descontraídos e clássicos, além de luvas escuras de couro e gravatas muito finas.
A moda masculina para o Outono Inverno 2011 está retornando às origens, com cortes perfeitos e elegância de sobra. Basta saber se os homens mais moderninhos irão aderir sem medo às tendências, e encarar a postura bem masculinizada e séria que é exigida.
Fato é que, aos poucos, os homens vão ganhando alternativa no seu guarda-roupa limitado. Mas, meus amigos do MPH, se as mulheres só conquistaram o direito pleno de usar calças há menos de 70 anos, para quê pressa? Uma perna de cada vez, e vamos que vamos conquistando nosso espaço.
* Karlos Ferrera é jornalista, consultor de moda e editor do portal stylekf.com.
Confira algumas dicas e truques que todos homens gordinhos precisam saber para ter mais estilo:…
A vitamina A é um micronutriente indispensável ao bom funcionamento do organismo. Amplamente conhecida por…
Como todos sabemos, a lua tem uma grande influência na terra. De acordo com a sua…
Perfumes Masculinos com Feromônios, sabia que eles existiam? Os feromônios, para quem não está familiarizado…
A proteção solar é fundamental para a saúde da pele, mas diversos mitos acabam confundindo…
Look para Viajar de Avião: Bateu a dúvida de que roupa usar? Para decidir o…
Deixe seu comentário: