Erros de estilo que ninguém curte ver em você

A gente se veste para gente ou para os outros? Essa é uma pergunta que sempre nos fazemos. E a resposta talvez seja: que nos vestimos para os outros.

Sabemos que podemos ser livres e usarmos o que quisermos, quando quisermos e onde quisermos, mas na real as coisas não funcionam bem assim não.

O nosso ego fala mais alto e nós queremos sempre causar uma boa impressão. Por isso, não dá para botar qualquer coisa no corpo. E embora venha o mimi da galera que o blog quer impor padrões, isso não existe. Não é o blog, é a sociedade que já impôs, os padrões culturais e sociais. Nós só tratamos do assunto.

E como ninguém quer ficar mal na fita? Nós vamos falar dos principais erros que você não deve cometer já que ninguém curte ver. Ninguém no caso seria homem ou mulher, hétero ou gay, trans ou cis, que você quer impressionar.

Nós queremos impressionar crushs, amigos, colegas de trabalho ou pessoas em quaisquer lugares que estivermos. ISSO É FATO E POR MAIS QUE DIGA QUE NÃO ESTÁ NEM AÍ, ESTÁ SIM (NÃO MINTA)!

Vamos listar aqui alguns erros que matam seu visual na hora e que todo mundo vê, já que em apenas 5 segundos formamos uma opinião sobre outra pessoa.

Você se atenta ao caimento das peças?

Pow, todo mundo sabe que nós não usamos peças feitas sob medida e sim peças prontas (ready to wear) e muitas vezes a numeração muda de marca para marca ou o seu biotipo físico precisa de alguns ajustes (passar na costureira sempre).

Mas daí você pode argumentar comigo: “eu gosto de peças mais soltas, oversized e parara”. Ok?

Peças oversized possuem as costuras no local certo e foram criadas com esse intuito, logo as costuras ficam no lugar. Se você curte usar peças com numeração maiores, você deve ser adolescente e isso pode fazer parte do seu estilo.

DO CONTRÁRIO DAS HIPÓTESES CITADAS NÃO TEM DESCULPA MANO, vai ter que olhar no caimento sim. Preste atenção na falta ou na sobra de tecidos. Onde as costuras devem estar. A diferença será gritante. Uma peça com caimento perfeito dá outro visual. É gritante em relação aquela peça que tem uma calça com sobra de tecido ou que quando você senta a calça sobe no joelho.

E, por mais que você seja rico, bonito e inteligente, um visual desleixado pode afastar (o) a crush, ou atrapalhar em um negócio e evitar que seja contratado em uma empresa etc.

Já a premissa contrária pode valorizar muito e contar pontos na sua vida, dando-lhe uma aparência melhor, mais confiança e presença.

Quer um exemplo? Essa foto mostra um mesmo modelo usando um terno largo e outro ajustado:

Confundir estilo e usar a mesma roupa em qualquer lugar.

Embora você possua o seu estilo e queira fazer ele valer. Não vai ter como. Em certas ocasiões você vai ter que se adequar. Em certos locais há necessidade de respeitar o traje exigido e usar algo mais formal como casamentos, formaturas e bailes de debutante.

Até na balada dependo da balada que você for, o tipo de roupa não se adequa. Se formal demais em certos clubes denota que você está fora do padrão. Há locais que já exigem um estilo mais mauricinho.
Os fanáticos por futebol ou por academia, que por onde vão querem usar a camisa de time ou roupa de malhar, por exemplo dão muita bola fora. Não dá gente. Não dá mesmo.

Nesse caso nós vemos até mulheres dando uma bela derrapada, indo com roupa de academia em qualquer lugar. Paraaa, né! Presta atenção aonde vai para não dar bola fora e acompanhar o dress code do lugar, da ocasião e do momento.

Se não valorizar seu visual, pelo menos feio você já sabe que não vai fazer. Ponto.

Passar despercebido é melhor que ser notado por fazer feio.

Usar as peças ideais vai permitir que você mantenha bons relacionamentos com quem estiver no local.

Usar peças que já eram.

Infelizmente nós temos que atentar se algumas peças são usuais ou não, traduzindo se estão na moda ou se caíram fora. E as pessoas prestam atenção nisso e por mais que você diga que não está nem aí para moda, se não estivéssemos nem ai estaríamos usando as mesmas peças de 3.000 anos atrás.

As coisas mudam evoluem e de uma forma bastante rápida, por sinal.

Não quer ficar acompanhando toda hora as mudanças, foque em peças atemporais, cores neutras e peças que são sempre usuais independente da moda.

O sapatênis, por exemplo, é algo que veio, trouxe um monte de polêmica e está aí. Está aí, mas como era no início, ele perdeu as cores chamativas, muitos aviamentos, ilhós, costuras, foi dada uma repaginada.

O modelo tradicional e originário é considerado brega e as pessoas fazem juízo de valor sim para quem usa. Muita gente odeia, outras suportam. O certo é que se você quer causar boa impressão: ou vai de tênis ou vai de sapato. Ficar em cima do muro às vezes é ruim.

Meias brancas já foram moda, saíram e voltaram em alguns estilos. Mas no geral fica feio, além de que ela não é usada com roupa social. Ela deve ser usada, se for esportiva para compor looks de treino ou se não for esportiva para compor estilos descolados.

Camiseta polo larga e com listra horizontal é outra coisa que fica bem feio aos olhos de quem vê. Dá para usar camiseta polo, dá sim. Mas tem que prestar atenção no caimento. O bacana é usar uma cor só. A gola, o corte e o golarinho, fazem a diferença.

Crocs é para ficar dentro de casa e não para compor estilo.

Poderíamos enumerar outros itens aqui, mas é só prestar atenção se a peça casa bem com ocasião, com o momento e com o código de vestimenta.

Bom. É isso. São detalhezinhos simples e que fazem total diferença. Não é questão de estar na moda nem de estilo. É questão de se ligar que cobrir o corpo com roupas requer uma certa atenção e um pouco de cuidado para não ficar horrível e fazer feio.

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

G-Shock lança edição limitada do relógio ‘Rick e Morty’

A G-Shock, em parceria com a Warner Bros, lançou um relógio inspirado no clássico desenho…

% dias atrás

17 Combos de inspiração para Primavera/Verão

Já estamos na primavera e em breve chega a estação mais quente do ano, o…

% dias atrás

Cores Neon Para Homens

Acredito que todo mundo saiba o que são cores neon. São as famosas cores fosforescentes,…

% dias atrás

Vem aí: 2ª Brazil Immersive Fashion Week, a semana de moda digital!

A Brazil Immersive Fashion Week, primeira semana de moda da América Latina dedicada à integração…

% dias atrás

A diferença entre Corte, Penteado e Finalização

Cabelo é assunto recorrente na nossa vida. Ou você tem. Ou não tem. Ou quer…

% dias atrás

Estilista têxtil brasileira desenvolve fibra de tecido orgânica e biodegradável

O mundo da moda precisa URGENTEMENTE adotar um pensamento sustentável e de preocupação com o…

% dias atrás