É hora de cuidar do rosto com VITAMINAS

Poxa, é bem verdade que a todo o momento falamos de creme, sérum, hidratante, gel de limpeza, produtos que fazem os pelos da barba crescer, produtos que hidratam os cabelos… O mercado a cada dia nos traz uma novidade. Uma melhor que a outra. São muitas opções. Tem para todo gosto. E também para todo bolso.

Pois é, estamos sempre tão atrelados à indústria farmacêutica (não que isso seja extremamente ruim) que esquecemos que a nossa farmácia, os nossos cosméticos e a nossa saúde podem estar nos nossos alimentos. E em complementação a eles devemos recorrer aos fármacos.

Hoje vamos cuidar do nosso rosto (pele, barba e cabelo) apenas usando vitaminas. Elas estão presentes nos alimentos, porém nem sempre conseguimos nos alimentar direitinho e ingerir a quantidade exata e necessária que o nosso organismo necessita. Aí sim entra a suplementação com polivitamínicos. Mas, de início, vamos lembrar que na sua mesa pode estar o seu creme antienvelhecimento, o seu fortalecedor dos fios de cabelo, etc.

Vamos listar aqui 5 vitaminas fundamentais para a rapaziada cuidar do rosto e melhorar o aspecto visual. De A a E. Essas são as principais vitaminas para o nosso organismo.

Ação antioxidante

A primeira vitamina de todas, seguindo a ordem alfabética (e também dentre as nossas escolhidas), é a vitamina A. A vitamina A é uma vitamina de prevenção e cuidado.

Ela tem ação antioxidante, ou seja, previne o envelhecimento e ajuda na esfoliação natural da pele, renovando as células epidérmicas. Isso auxilia a manter os poros desobstruídos, diminuindo a acne e regulando a produção de óleos naturais da pele.

Os alimentos ricos em Vitamina A são principalmente fígado, gema de ovo e óleos de peixes. Os vegetais como cenoura, espinafre, manga e mamão também são boas fontes dessa vitamina porque contêm carotenóides, substância que no organismo será transformada em vitamina A.

Fortalecimento

Começamos a falar das vitaminas e isso daqui está parecendo trabalhinho de ciências. Mas não é não. É para ajudar a evitar problemas do dia a dia ou amenizar os impactos da idade. Rs

Na sequência vamos de vitamina B, especificamente a vitamina B3. Ela auxilia a fortalecer os pelos do corpo, ou seja, barba e cabelo, tornando-os mais hidratados e menos quebradiços.

Meu, mulher que cuida mais disso porque cabelo comprido quebra mais, etc. Mas aqueles caras que têm problema com queda de cabelo podem investir já no uso da vitamina B3.

A niacina, também conhecida como vitamina B3, está presente em alimentos como carnes, frango, peixes, amendoim, vegetais verdes e extrato de tomate, sendo também adicionada em produtos como a farinha de trigo e a farinha de milho. Lembrando que o uso oral ou em solução, às vezes, é a melhor solução para a deficiência da vitamina.

Ação Cicatrizante

Para nós, homens, essa ação é super importante por causa do barbear ou depilar que machuca bastante a pele. Ela está na vitamina B6 que auxilia o sistema imunológico, fazendo com que a cicatrização se acelere.

vitamina B6 é encontrada com maior frequência em alimentos de origem animal, como carnes, de porco (principalmente), leite e ovos. Entre os alimentos de origem vegetal, as principais fontes são: batata inglesa, aveia, banana, gérmen de trigo, abacate, levedo de cerveja, cereais, sementes e nozes.

A indicada pelos dermatologistas 

Quem tem o hábito de frequentar um bom dermato sabe que ele vai te indicar vitamina C (em solução) para passar no rosto. É porque ela é responsável pela firmeza e sustentação da pele, auxiliando na produção de colágeno e no clareamento de manchas.

Nesse caso, o indicado é além de ingerir certa quantidade diariamente também aplicar gotas de sérum para manter a pele mais uniforme e com aspecto saudável.

Os alimentos ricos em vitamina C, como morango, laranja e limão, ajudam a fortalecer as defesas naturais do corpo porque contém antioxidantes que combatem os radicais livres.

A hidratante

A Vitamina E, e nossa última escolhida, ajuda melhorar a hidratação da pele e dos pelos, pois melhora a circulação sanguínea. Isso, em consequência, deixa sua pele mais energizada e natural.

Os alimentos ricos em vitamina E são principalmente os de origem vegetal e ricos em gordura, como as sementes de girassol, as avelãs e castanhas. Porém, alguns alimentos de origem animal, como salmão, bacalhau e ovo cozido também são ricos nesta vitamina.

Olha ai men, várias ações à disposição de vocês em um único prato de alimento ou também por meio de ingestão e soluções tópicas de vitaminas. Pele, cabelo e barba bem cuidados só são possíveis com o uso regular de vitaminas. Antes de investirmos rios de dinheiro em produtos milagrosos, vamos começar fazendo a lição de casa com o básico. A base de tudo estão nelas, por isso máxima e devida atenção, please. É hora de cuidar do rosto com vitaminas.

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:
Compartilhe
Publicado por
Diogo Rufino Machado

Posts recentes

Looks ‘All Black’ para inspiração

O estilo "All Black" é quando se usa a predominância de peças pretas em um…

% dias atrás

Como usar camisa com bermuda

Para muitos estamos falando do improvável, do impossível ou do inesperado. Dá para entender que…

% dias atrás

Tendências de beleza da SPFW N57

A SPFW nº 57, após 5 dias de desfiles, terminou no último no domingo. Costurando…

% dias atrás

A História dos Óculos

Já imaginou de onde surgiu a ideia de usar um acessório para corrigir os problemas…

% dias atrás

Jacob Elordi, um grande fã de bolsas de grife!

As bolsas de grife fazem um grande sucesso no universo feminino, mas entre os homens…

% dias atrás

Próstata: O órgão do prazer masculino

Sem preconceitos. Vamos quebrar os tabus, o homem pode sim sentir prazer na próstata e…

% dias atrás