Dicas de moda para adolescentes

Essa fasezinha é difícil hein, minha gente. De crianças a adultos. Meio perdidos em vários aspectos e principalmente na moda. Geralmente buscamos referências em amigos, turmas, artistas e cantores.

É a fase do conhecer, do descobrir e de encarar coisas novas. Só que no meio do caminho podemos ficar perdidos, errar ou nos ter como inspirações pessoas que são boas como referência de estilo. E está tudo bem, cada um se veste como quer, mas se você se preocupa desde cedo com o que usar, bora se ligar nessas dicas que vamos dar.

Roupa possui idade, sexo ou classe social

Se existem regras é porque um dia alguém convencionou que aquilo deveria ser assim. Mas devo segui-las?

Óbvio que há certas ocasiões que sim. Por exemplo, já vi muitos formandos de 9ª ano e 3º do ensino médio repudiando o uso de costumes ou smoking em formaturas, casamentos ou baile de debutantes. Nesses casos, o evento pede e espera que se siga as regras (o dress code já vem no convite).

Mas no dia a dia, por favor, não se prenda. Seja você. Independente de idade, classe social ou sexo, use roupas que você gosta, de acordo com as atividades que você exerce no dia a dia.

Posso ter 60 anos e usar algo mais despojado, porque sou publicitário, ou aos 16 só usar roupa social, porque exerço uma função que pede uma vestimenta mais formal.

Essa questão do estilo já nos leva ao tipo de roupa ideal.

A regra de ouro que vale para todas as idades

Um homem mal vestido, em primeiro lugar, é aquele que caga para o caimento das peças. E não podia ser diferente com os adolescentes. Geralmente essa é a época que gostamos de usar peças maiores, do tipo over.

Moletons compridos, jaquetas gigantescas e calças caindo.

Molecada, peça oversized foi projetada para isso. Não é usar P e comprar G.

Como eu sei que é oversized? Porque ela apesar de maior, ela tem as costuras no devido lugar. O cavalo da calça está no lugar certo, as costuras do ombro idem. Ou seja, as proporções são diferentes, mas não demonstram que você está usando uma peça maior que o seu tamanho.

Nessa época as coisas são meio difíceis, estamos nos desenvolvendo e, ás vezes, nem tudo cai bem. Mas usar peça menor ou maior não rola, o ideal é na numeração correta para valorizar as nossas medidas.

Estilo é para poucos

Essa é a época que mais podemos ousar no estilo e nos diferenciar. Muitos ainda não trabalham e não precisam ficar se preocupando com o que usar em função do que os outros vão pensar. Então dá para botar o que quiser de roupa, deixar o cabelo crescer, pintar as unhas… Ser uma pessoa ímpar no estilo.

Seja você, em primeiro lugar, use o que te faz bem, que combina com suas vontades e deixe seu estilo se formar

Cuidado com exageros

Sempre falamos para você valorizar o seu estilo e usar o que quiser, mas cuidado viu. Misturar muitas coisas pode ser um erro e acabar com seu estilo. Vamos ter bom-senso e equilibrar as peças.

Olhar combinações de cores, tecidos, padronagens e tipos de peças, não faz mal de vez em quando. Dá para ousar? Dá sim, mas nem tudo é possível.

Muitas vezes misturar peças dá um ar de rebeldia, liberdade e até cool. Mas há outros tipos de peças que quando juntadas ficam bregas, soam estranho ou não têm nada a ver.

Por isso, para não se perder busque referências em pessoas que se vestem bem, em apps para isso (Pinterest) ou em celebridades que ditam tendências. É assim que se faz quando se está na dúvida.

Bom, molecada esperamos que tenhamos ajudado mega a vocês melhorarem o estilo de vocês e que, apesar de vocês manterem o estilo próprio de cada um, essas dicas permitam que vocês estejam sempre bem vestidos. É isso ai, qualquer dúvida estamos aqui, demorou?

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

Inspiração: Tatuagens estilosas

Tatuagens, além de representarem atitude, funcionam como um complemento de estilo. Se você ainda não…

% dias atrás

Be My Eyes: Aplicativo para ’emprestar’ seus olhos a um deficiente visual

Que tal "emprestar" seus olhos para um deficiente visual? Com o aplicativo "Be My Eyes"…

% dias atrás

Como os homens devem montar seu necessaire para o verão

Sabe, embora ainda hoje muitos homens não tenham o hábito de ter um necessaire e…

% dias atrás

Adidas e TOMM¥ €A$H criam o maior Superstar do mundo

No dia de hoje, exatamente hoje, será disponibilizado para quem se inscreveu no app da…

% dias atrás

Como Usar: Camiseta por dentro da calça ou bermuda

O mundo da moda dá várias voltas e muitas tendências acabam voltando. A camiseta por…

% dias atrás

MyHeritage: Dê vida as suas fotos antigas!

Já imaginou dar vida às fotos antigas de algum familiar (ou mesmo suas)? É uma…

% dias atrás