Categorias: comprasdicatênis

Dicas de como comprar um tênis e não errar na escolha

Parece tão simples. Vou à loja, boto no pé o modelo que eu quero e boa. Ou dou umas pesquisadas em uns sites por aí (preço, modelo etc.). Compro o tênis que eu achar melhor. Do meu gosto. Igual eu vi no pé do amigo. Ou aquele modelo que eu vi no filme. É simples, carai!

Não é não. Muito pelo contrário. Temos de escolher bem a peça. Por N motivos. Para ver se realmente vai usá-la. Se ela se adapta ao seu estilo. Se ela tem a ver com a proposta que você quer usá-la. Se ela se encaixa no seu dia a dia. Para não ser só mais uma compra ou um item encostado, que desperdiçamos dinheiro.

Confira algumas dicas para acertar na hora de comprar um novo tênis pra você.

O tênis deve entrar na sua rotina.

Primeiro passo é você enxergar a sua rotina. Como ela é? Depois ver se o tênis cabe dentro dela ou não. Simples.

Tem pessoas que querem comprar tênis apenas para ir à academia, ou seja, precisam de um tênis esportivo. Outros querem um tênis para balada, que pode ser algo bem moderno, sem função nenhuma (como amortecedor, por exemplo).

Outras não tiram o tênis do pé. Dai você deve levar em consideração onde trabalha, estuda ou sei lá o quê, para encaixar a peça e ver se ela fica bem dentro dos locais onde perambula.

O tênis deve entrar na sua rotina sem obstáculos.

Compre uma peça que conversa com seu estilo.

Parece banal e idiota falar isso. Não estamos lidando com nenhum retardado, mas é real. Seduzidos pela vontade de comprar e pelo marketing massivo, acreditem, muitas vezes compramos peças que não casam com nosso estilo.

Primeiro, muitos homens mal sabem identificar o seu estilo (daí entra a figura do personal stylist) e outra, às vezes, a gente derrapa mesmo, ué por que não?

Compramos peças que não conseguimos usar mais que uma vez. Quem nunca comprou algo achando que ia usar super e nunca usou. Ah, não sei identificar meu estilo, “Oh céus, oh Terra”. Estou perdido! Está nada.

Se você é mais básico, procure peças mais discretas. Mais moderno, já dá para dar uma ousada. Ou pratica algum esporte em específico, vai de tênis para corrida, malhar ou saltar, de acordo com a atividade escolhida.

Por incrível que pareça, preste atenção na cor

Às vezes a gente vai seco em roupas, tênis ou outros acessórios porque vimos em alguém e era lindo. Só que esse lindo nem sempre combina com a gente.

Um tênis chamativo (vermelho, verde limão ou amarelo) pode combinar muito com o estilo de um rapper ou jogador de basquete, mas para gente não cai muito bem, ainda mais para quem é tímido. E, outra, temos que ver uma cor de tênis que estamos realmente precisando e que vamos usar.

“Ai, preciso de um tênis mão na roda e que sirva para todas as ocasiões”, compre branco ou preto. Mas nós temos que ter a noção que o tênis branco é o mais versátil de todos (combina com tudo), mas ao mesmo tempo é o que suja mais.

O material faz muita diferença, viu!

Prestar atenção do que é feito o sneaker é mais fundamental que tudo. Um tênis de passeio pode ser de couro, porque é mais bonito. Quem gosta de algo mais prático, pode usar algum material sintético. Já quem é atleta não pode usar nem um nem outro. Deve preferir tênis que contenham materiais tecnológicos, que melhorem a sua performance, que permitam que os pés transpirem, que amorteça impactos, que sejam mais confortáveis e assim vai.

O material deve atingir os fins precípuos a que destina.

Experimente e saiba qual a melhor numeração para o seu pé.

Deveria ser tudo padronizado, mas não é. Cada marca tem uma forma diferente e você vai cair do cavalo se achar que usa sempre a mesma numeração. Aliás, dentro da própria marca podem mudar as numerações. Uns tênis são mais largos, outros estreitos, uns mais compridos e outros mais curtos.

Por isso, é fundamental experimentar e dar alguns passos com o tênis antes de compra-lo. Para depois não reclamar que fica saindo do pé ou que pega e machuca o pé, pois em quaisquer uma das duas hipóteses seu tênis terá uma vida útil bastante pequena.

Ah, e nas compras pela internet as lojas são também obrigadas a trocar os produtos em 7 dias úteis em caso de arrependimento. Existe previsão no Código de Defesa do Consumidor e estamos amparados por isso (artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor).

Vocês observam tudo isso ao comprar seu tênis? Se sim. Com certeza, fazem boas compras. Se não, passe a observar para aumentar a vida útil do seu tênis.

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

Inspiração: Camiseta Henley

A Camiseta Henley é uma peça clássica no guarda-roupa masculino. E assim como uma camiseta…

% dias atrás

G-Shock apresenta relógios totalmente em metal

A G-Shock, além de sua reputação pela resistência, é reconhecida pelo seu design icônico e…

% dias atrás

Old Money: Séries para se inspirar na tendência

A vida da alta sociedade, imbuída de tradição, sofisticação e prestígio, sempre fascinou aqueles que…

% dias atrás

O Perfume Árabe Masculino Mais Vendido

Em um mundo repleto de aromas e fragrâncias, há um que se destaca como uma…

% dias atrás

Gel, Cera, Pomada, Pasta: Qual o produto ideal para o seu cabelo?

Atualmente existem diversos tipos de modeladores para cabelo no universo dos cosméticos masculinos. As principais…

% dias atrás

Como usar o prendedor de gravata

O prendedor de gravata é um acessório muito utilizado por homens que já estão acostumados…

% dias atrás