Categorias: barbasBelezacuidados

Cuidados que você deve ter com a barba no inverno

O inverno é uma época do ano meio chata para cuidados com a pele, barba e cabelo. O frio resseca essas partes do nosso corpo. E a exposição ao calor (para diminuir o frio) em banhos demorados desidrata totalmente tanto a pele quanto o cabelo e a barba.

Por isso, é uma estação que exige cuidados peculiares com cada uma dessas regiões do nosso corpo. Hoje, estamos aqui para falar da barba.

Sim, da mais ralinha a mais comprida. Ela sofre com os dias frios. E, por isso, a gente tem que dar aquela atenção especial a ela. Os fios de barba naturalmente já são mais secos que os fios de cabelo. Tanto que a gente usa balm e óleo para hidratar.

E nessa época a coisa só tende a piorar, pois os fios tendem a ficar mais secos ainda. Então, é hora de tomar alguns cuidados. Pequenos detalhes que vão deixar sua barba mais bonita e saudável. Para isso consultamos o Cris Maciel, da Black Wolf Barbearia, que é especialista em barbas e vai nos dar ótimas dicas.

Aproveitar o chuveiro quente para barbear

Foto: Freepik

Aqueles leem tudo rapidamente ou só leem títulos vão se estrepar. Porque podem ser induzidos a erro ao lerem: “aproveitar o chuveiro quente para barbear”.

Calma aí. É para aproveitar mesmo aquele vapor que está no banheiro. Pois, eles abrem os poros, permitindo que lâmina deslize mais facilmente. Mas nunca barbear no banho e com água quente, menos ainda.

Você pode optar também por fazer a barba após o banho ou utilizar toalha úmida e quente. Mas, atenção, nunca utilize água quente (do chuveiro ou de torneiras com água aquecida) para barbear, pois podem queimar a pele e a deixar irritada, além de ressecar os fios.

Pondera Cris que, no caso da toalha, deve se atingir a temperatura ideal para não queimar a pele. Ele informa, ainda, que esse processo é antigo tanto que na sua barbearia ele já utiliza o vapor de ozônio, que possui inúmeros benefícios para a barba, como limpeza, remoção de impurezas, além de facilitar a extração e a permeação de novos ativos.

Nessa época do ano mais do que nunca tem que prestar atenção na lavagem.

Nós aqui já tamo até cansado de avisar todo mundo que barba é igual cabelo, tem que lavar com xampu e passar condicionador (de preferência, específico).

Mas o Cris nos pontuou várias coisas sobre a lavagem em dias frios ou no inverno.

Tente lavar o rosto, a barba e o cabelo sempre em água morna. Evite banhos demorados e com água muito quente, pois a água quente faz com que os fios percam água, desidratem-se e fiquem ressecados.

Mais do que lavar é importante secar. E nessa época do ano o especialista em barbas pondera que os fios podem não secar naturalmente. Desse modo, você pode e deve fazer uso de uma toalha.

Caso opte pelo secador, tem que lembrar de coloca-lo longe do rosto para não o queimar bem como evitar altas temperaturas. A lavagem e a secagem incorretas fazem com quem a barba tenha caspa, dando um aspecto bem desagradável à barba.

Finalize com um pente de madeira, para deixar os fios penteados e na mesma posição.

É legal usar madeira para não dar frizz.

Essa é a época da hidratação.

Se a hidratação pode até passar batida (o que não deveria nunca!) em algumas épocas do ano. Agora não tem como mesmo. Vai ter que hidratar e muito a barba.

O barbeiro nos informa que homem que quer ter barba tem que ter a noção que vai ter que muitos cuidados com ela. E, nessa época, os cuidados devem ser redobrados.

Balms e óleos devem ser usados diariamente para manter os fios hidratados. Eles evitam perda de água, ressecamento e os mantém saudáveis, brilhantes e soltos.

Para finalizar o Cris conclui que é sempre bom, de tempos em tempos, passar com um especialista para avaliar as condições da sua barba bem como no dermatologista, que é profissional mais indicado, quando ela está passando por problemas.

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

Inspiração: Camiseta Henley

A Camiseta Henley é uma peça clássica no guarda-roupa masculino. E assim como uma camiseta…

% dias atrás

G-Shock apresenta relógios totalmente em metal

A G-Shock, além de sua reputação pela resistência, é reconhecida pelo seu design icônico e…

% dias atrás

Old Money: Séries para se inspirar na tendência

A vida da alta sociedade, imbuída de tradição, sofisticação e prestígio, sempre fascinou aqueles que…

% dias atrás

O Perfume Árabe Masculino Mais Vendido

Em um mundo repleto de aromas e fragrâncias, há um que se destaca como uma…

% dias atrás

Gel, Cera, Pomada, Pasta: Qual o produto ideal para o seu cabelo?

Atualmente existem diversos tipos de modeladores para cabelo no universo dos cosméticos masculinos. As principais…

% dias atrás

Como usar o prendedor de gravata

O prendedor de gravata é um acessório muito utilizado por homens que já estão acostumados…

% dias atrás