Craftcore: Moda artesanal será uma das tendências para 2021

trico-masculino

Primeiro, acredito eu que você tenha que saber o que é craftcore? E como é um assunto novo para muitos, cabe a nós explicar um pouquinho dessa tendência que ganhou muitos adeptos em 2020 e que promete ficar aí em 2021.

Craftcore seria a busca pelo artesanal. Que fique bem claro que isso é em tudo (não só na moda). Na alimentação, no vestuário, na mobília e no estilo de vida.

Dentro de uma pandemia, as pessoas dentro de casa e com tempo sobrando. Isso tudo favoreceu a aceleração desse movimento. Então, as pessoas passaram a fazer mais os alimentos que consumiam, como pães, queijos, iogurtes etc…

Se antes compravam tudo no mercado, passaram a cultivar alguns alimentos. Nem tudo se descartava mais e boa parte do que era consumido, passava a ser reaproveitado. Na decoração, as pessoas experimentaram a marcenaria, a cerâmica o crochê. E assim foi…

Mas o nosso negócio aqui é moda. E dentro dessa dona aí. Bordados, crochês, técnicas manuais e artesanais. Mas não só isso, QUE FIQUE BEM CLARO. Reaproveitamento, upcyling e reciclagem.

Até então era coisa para quarentener ver e ainda não tínhamos certeza de como isso ficaria entre designers, estilistas e marcas. Só que raspando em 2021 e as semanas de moda mundo afora já aconteceram, o mesmo vale para SPFW aqui no Brasil. Então, pudemos ter uma noção de como as coisas ficariam e dar o nosso pitaco.

E sim as semanas de moda só confirmaram o que já imaginávamos. Essa estética vem com tudo na moda para 2021. Se vem com tudo nós precisamos falar e você precisa conhecer.

Você deve estar pensando: “putsss, mas tudo ficou digital em 2020. Lives. Reuniões via zoom. Ensino à distância. Não tem nada a ver com essa estética aí.”

Porque cada vez a tela predomina, os apps surgem, temos menos contato com quem faz a comida que pedimos e até as lojas vendem via internet com catálogos virtuais.

Pois é, estamos tratando de algo bem paradoxal mesmo e que vai justamente de encontro a todo esse momento “internetê” que estamos vivendo.

look-trico

Tanto aqui quanto lá fora. Pintura à mão, bordados, crochês e costuras manuais ganharam um mega destaque e notoriedade. E caí como uma luva aos momentos atuais, pois valorizar o local, o artesanal e o manual faz bem para economia, gerando empregos locais. Além disso, permite saber a procedência da peça. Se tem trabalho escravo ou não. Se gerou poluição ou não. A cadeia em si fica conhecida. O produto sai um pouco mais caro porque não tem nada em massa (nem descartável), mas para sociedade é melhor.
E sabe o que melhor é a ideia de upcycling da estética. Pois estávamos tentando incutir no consumidor até tempos que não há planeta que segure a bola do jeito que estava. Uma hora íamos sucumbir com tantos recursos sendo explorados assim. Reaproveitar é a palavra do momento.

Lá fora, Fendi e Chloè mandaram ver em peças artesanais. Por aqui, o Isaac Silva e João Pimenta foram os maiores expoentes dessa nova estética na SPFW.

SPFW-N44-Joao-Pimenta-8

Por isso, se está nas passarelas e nas casas, logo estará nas ruas. Então, não tem como você ignorar ou deixar passar batido. Se você curte algo artesanal ou feito à mão. Essa a hora de botar e ainda estar na moda. Atente-se ao craftcore.

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.
Post criado 813

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
7 Melhores Perfumes Árabes Masculinos 10 sobrenomes que indicam que seus ancestrais eram Egípcios CAMISA MASCULINA DE CROCHÊ ESTÁ EM ALTA 7 PERFUMES MASCULINOS PARA O VERÃO Ano Novo: As cores e seus significados