Como combinar cores no look

Outro dia, lendo os comentários da página do MPH no Facebook, deparei-me com este: “Queria saber quais cores combinam”. Talvez esta seja uma dúvida que muito têm, pois além do básico “cores claras combinam com cores escuras”, esta não é uma tarefa fácil. Exige principalmente bom senso. E isso é ruim, pois as cores são um estimulador visual poderoso. A compreensão das cores é parte fundamental para se vestir bem.

Normalmente a maioria dos guarda-roupas dos homens se limita a tons de azul, branco, preto e cinza. Não que isto seja ruim, pois essas são as cores que você pode combinar com facilidade.

As cores têm que estar relacionadas de maneira correta. Para isso, existem três esquemas de cores básicas: Adjacentes, Complementares e “Grupos de três”.

Este trabalho é auxiliado pela roda de cores, que apresenta as cores básicas e suas relações.

Cores Complementares: são aquelas que estão diretamente relacionas na roda das cores. Isso cria um contraste vivo em uma roupa, como por exemplo, o carmesim se destaca quando combinada ao verde.

Cores adjacentes: Core, que ficam uma ao lado da outra na roda de cores. Elas se harmonizam uma vez que cada um delas contém um pouco da mesma cor. Um exemplo seria calça azul, uma camisa azul-verde e um suéter roxo. Cores adjacentes incluem cores quentes (vermelho, laranja, amarelo) e cores frias (verde, azul, violeta). Selecione duas cores quentes, com uma fria ou duas frias com uma quente para criar uma harmonia dinâmica. Exemplo: terno azul-marinho, camisa azul clara e gravata vermelha.

“Grupos de três”: são equidistantes entre si na roda de cores. Isso cria uma forma mais equilibrada de contraste.

Cores neutras: tons de branco, preto, cinza ou bege. Combinam com todas as cores, ou podem ser usadas ​​em conjunto. Calças cáqui, camisa branca e um suéter cinza, criam um conjunto composto de todas as cores neutras. Juntas, as cores neutras não criam um aspecto dinâmico, mas são sofisticadas.

Preto, branco, cinza, e marrom não são cores separadas na roda de cores, mas são criadas a partir de diferentes porcentagens de vermelho, amarelo e azul.

Tabela de Combinações

Algumas considerações adicionais:

Cores sazonais: Algumas cores são mais adequadas em determinados momentos do ano do que outros. Tal como os pastéis, são normalmente associados com o verão, enquanto as cores do outono são ferrugem, marrom, verde e vinho.

Contraste: Tente uma peça clara com duas escuras, ou uma escura com duas claras, como um terno preto, camisa branca e gravata vermelha, ou terno bege com camisa amarela e gravata verde. Ou calças caqui e uma camisa azul-escuro.

Valor da cor: cores escuras diminuem, isso é, fazem você ficar menor, e cores claras tendem a deixá-lo maior. As cores escuras são mais formais do que as claras.

Rafael Luiz

28 anos, estudante de engenharia e apaixonado por moda masculina. Traz semanalmente as melhores dicas de moda para o dia-a-dia.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

G-Shock apresenta relógios totalmente em metal

A G-Shock, além de sua reputação pela resistência, é reconhecida pelo seu design icônico e…

% dias atrás

Old Money: Séries para se inspirar na tendência

A vida da alta sociedade, imbuída de tradição, sofisticação e prestígio, sempre fascinou aqueles que…

% dias atrás

O Perfume Árabe Masculino Mais Vendido

Em um mundo repleto de aromas e fragrâncias, há um que se destaca como uma…

% dias atrás

Gel, Cera, Pomada, Pasta: Qual o produto ideal para o seu cabelo?

Atualmente existem diversos tipos de modeladores para cabelo no universo dos cosméticos masculinos. As principais…

% dias atrás

Como usar o prendedor de gravata

O prendedor de gravata é um acessório muito utilizado por homens que já estão acostumados…

% dias atrás

Perfume do Cebolinha: É bom? Onde encontrar!

O famoso personagem da Turma da Mônica, Cebolinha, tem seu próprio perfume, ou melhor, peLfume!…

% dias atrás