Categorias: cuidadosesportesaúde

Conheça as principais lesões esportivas

O termo lesão esportiva, no sentido mais amplo, refere-se aos tipos de lesões que ocorrem mais comumente durante a prática de esportes ou de exercícios. Algumas lesões esportivas resultam de acidentes; outras se devem a execução errada durante um treino, equipamento inadequado, falta de condicionamento, ou aquecimento e alongamento insuficientes.

Toda vez que você pisa em campo, seja qual for o esporte ou exercício e independente da localização, sempre correrá o risco de algum tipo de lesão. Por mais remota que seja essa possibilidade, a qualquer momento, o desgaste repetido do seu corpo acaba se acumulando, levando a um estresse excessivo nos músculos e articulações que levam a lesões.

Por via de regra, ouça seu corpo e faça o melhor possível para distinguir a dor boa, como a fadiga comum, das dores, formigamentos e choques ruins; a fadiga excessiva. Esforçar-se para fazer as últimas repetições pode parecer uma boa ideia a curto prazo, mas pode arruinar o progresso a longo prazo com uma lesão prejudicial e persistente.

Com a ajuda do Dr. Marcus Yu Bin Pai, abaixo está uma lista das lesões esportivas mais comuns que você vai querer evitar. Esteja consciente delas enquanto pratica esportes ou malha, já que qualquer uma delas seria um como balde de água fria nos seus treinamentos – para não mencionar a dor que vem junto.

Fascite Plantar

Muitas vezes é o resultado indesejado de estresse repetido nos pés. A fascite plantar é uma condição dolorosa que ocorre quando o tendão que se estende ao longo do arco do pé sofre tensão, o que provoca a sensação de dor e aperto, principalmente na primeira pisada ao acordar. Os sintomas incluem sentir dores agudas a cada passo dado.

Causas: Um regime que inclui muita corrida ou arrancadas é, muitas vezes, a causa. Junte isso a outros fatores como ter pés chatos ou usar calçados inadequados que não fornecem apoio suficiente, e terá uma receita para o desastre. Outros fatores podem incluir: obesidade, trauma ou algo simples como permanecer tempo demais de pé.

Dicas de reabilitação: Infelizmente, a fascite plantar não desaparece do dia para a noite. É um processo gradual, e é necessário ser paciente. O Dr. Marcus sugere rolar o arco de seu pé sobre uma bolinha ou uma garrafa de água congelada, por cinco minutos de cada vez, para esticar o tendão tensionado. Usar à noite uma tala, trocar os tênis a cada dois meses, usar meias mais grossas e esticar seu tendão de Aquiles também deve ajudar a devolver a confortabilidade aos seus pés.

Entorse de tornozelo

Causas: Uma torção de tornozelo refere-se a uma “lesão de tecidos moles, em geral dos ligamentos” ao girá-los durante a atividade física, diz Dr. Marcus. Como se sabe, o entorse do tornozelo é aquela lesão comum que costuma resultar na torção do tornozelo — como no futebol, ou ao pisar em falso durante uma corrida.

Dicas de reabilitação: O médico sugere o método RICE (Rest, Ice, Compression and Elevation) — descanso, gelo, compressas e elevação — para lidar com as torções de tornozelo de forma eficaz. Assim que a dor diminuir, volte a fazer exercícios como: usar uma bicicleta ergométrica e, em seguida, passe para exercícios estáticos de equilíbrio enquanto também fortalece o quadríceps, os isquiotibiais e os glúteos para aumentar a estabilidade do tornozelo. Ele sugere exercícios leves de pliometria antes de retornar de vez com as atividades regulares. Retomar a rotina regular, logo após a recuperação, só traz um maior risco de sofrer outra torção, o que poderia ser ainda mais doloroso e prejudicial para os ligamentos do tornozelo.

Bursite do Quadril

A bursite do quadril causa dor no lado externo da parte superior da coxa. A condição refere-se a bursa, que é um saco repleto de líquido que torna possível o movimento eficiente entre duas superfícies irregulares. Quando o saco da bursa sobre a parte externa do quadril fica inflamado, impede o funcionamento eficaz, o que torna o ato de mover-se doloroso.

Causas: A bursite do quadril é comum em indivíduos mais velhos, mas também afeta pessoas mais jovens que são muito ativas. Embora, muitas vezes, possa acontecer depois de um impacto forte no quadril, ainda é mais um exemplo de uma lesão causada por uso excessivo, proveniente de atividades como correr, andar de bicicleta, ou caminhar longas distâncias.

Dicas de reabilitação: “Aumentar a força e a coordenação nos músculos das nádegas e do quadril permite que o fêmur mova-se de maneira mais suave na cavidade do quadril e pode ajudar a reduzir o atrito na bursa”, segundo o médico.

Lombalgia

Causas: Muitas coisas podem causar dor lombar, e é uma condição que pessoas mais ativas têm familiaridade em diversos graus. A maioria destas lesões nas costas ocorre pela execução incorreta de exercícios de musculação, natação, ou até mesmo por dormir de mau jeito.

Dicas de reabilitação: Há várias coisas que você pode fazer para estabilizar as costas depois que uma crise de dor o incapacitar de algum modo. Se a dor for persistente, consulte seu médico. Então, quando for possível, volte a exercitar os glúteos, os isquiotibiais e o trapézio. Exercícios de mobilidade da coluna vertebral como alongamentos, prancha, e aplicar a técnica e a posição corretas em várias atividades são necessárias para evitar mais problemas nas costas.

Colaboração: Dr. Marcus Yu Bin Pai.

Moda para Homens

O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

Protetor Solar Capilar: Por que você deveria usar

Já sabemos que o sol não é o maior amigo da nossa pele e, muitas…

% dias atrás

7 Perfumes Masculinos Para Academia

Se você é um homem que frequenta a academia regularmente e está procurando um perfume…

% dias atrás

Reflexo Alinhado: O Que é e Como Fazer

Cabelo reflexo ou cabelo reflexo alinhado é uma forma de coloração do cabelo masculino que…

% dias atrás

10 peças que te deixam mais sexy

Existem roupas que conseguem dar um UP no seu visual, te deixando ainda mais sexy.…

% dias atrás

Looks ‘All Black’ para inspiração

O estilo "All Black" é quando se usa a predominância de peças pretas em um…

% dias atrás

Guia Completo para Iniciantes: Tudo o que Você Precisa Saber para Começar a Acompanhar seu Esporte Favorito

Explore todos os conhecimentos necessários para começar a sua jornada como apreciador da sua modalidade…

% dias atrás