Categorias: Belezacabelodica

Como usar chapinha no cabelo masculino

Usar chapinha ainda é um tabu para muitos homens. Ainda mais se o cara tiver como orientação sexual a heterossexualidade. Isso culmina com falta de informação para os homens sobre o assunto, fazendo com quem eles tenham que ir buscar referências em sites femininos ou fiquem perdidos quando o assunto é chapinha + cabelo masculino.

Vamos deixar o preconceito de lado e entender de logo que homem pode sim usar chapinha. E que o mercado dispõe de equipamentos próprios para o cabelo masculino. Elas são menores e próprias para fios mais curtos. Mas dentre as chapinhas próprias para o cabelo masculino, é importante entender qual é a ideal para o seu tipo de hair.

Tipos de chapinha ideal para cada tipo de cabelo.

Há muitas formas de se classificar os tipos de cabelo, por cores, espessura, tipo, com química e sem química.

A chapinha é fonte de calor e para cada espessura de cabelo convém usar um tipo adequado. Mas antes, porém, de só olhar para espessura você tem que levar em conta se o seu cabelo não está danificado, fragilizado ou quebradiço.

Chapinha ideal para fios fragilizados: A regulagem do equipamento deve estar na temperatura mínima, ou seja, até 150º porque os fios já estão passaram por algum processo que o deixaram quebradiços, ressecados e fragilizados. A própria chapinha, secador, tintura ou alisamento provocam esses danos.

Chapinha ideal para fios finos: Fios de cabelo finos não deixam de ser fios de cabelo fragilizados embora sejam saudáveis. Ou seja, você não pode usar a chapinha no máximo. Deve optar por uma regulagem mediana, entre 180 e 190º

Chapinha ideal para fios grossos: Devem ser mais largas e em temperaturas máximas, já que esse tipo de cabelo está propenso ao frizz e ao ressecamento. Logo, a temperatura desse equipamento pode chegar até 220º.

O mercado dispõe de muitos modelos, tamanhos e materiais. O ideal é evitar o alumínio, já que, o aquecimento ocorre de forma desigual. As chapinhas menores são melhores para pegar mechas de fios de cabelos masculinos.

Bora lá para os cuidados necessários com o procedimento de alisamento.

Se você costuma alisar o cabelo com chapinha e tinha achado que era só usar qualquer equipamento, botar no cabelo e mandar ver, está aprendendo muita coisa hein. Muita mesmo. Tudo começou pela escolha de um equipamento ideal para o seu cabelo. Depois vem a temperatura. E agora vamos a alguns cuidados.

O que todo mundo deveria fazer: Usar protetor térmico.

Quase ninguém usa, mas usar protetor térmico com chapinha é o mesmo que sabonete no chuveiro. Os dois andam juntos sempre. Não tem como escapar.

O calor excessivo do equipamento acaba com os fios, por isso antes de usar o equipamento você deve escolher um protetor térmico de qualidade e proteger os fios do seu cabelo para manter a saúde de seu cabelo em dia.

Não pode usar chapinha todo dia.

Não há cabelo que resista à chapinha todo dia. Por isso, você deve intervalar o uso do equipamento. Dia sim. Dia não. No mínimo. Quanto maior for o intervalo, melhor.

Máscara de hidratação semanal anda junto com chapinha.

Quem usa muita chapinha resseca muito os fios. Por isso, tem que fazer hidratação semanal. Não tem jeito. A hidratação devolve a umidade, o brilho e a hidratação dos fios perdidas com o calor.
Há muitas formas de se hidratar o cabelo com óleo de procedimentos caseiros, produtos específicos ou até mesmo em salões.

Não usar chapinha em cabelo molhado.

Você já fez essa experiência. Se não. Nem faça. O cabelo frita na chapinha. Sai muita fumaça. A fibra capilar úmida fica fragilizada e esse ato acaba com os fios.

Limpe o aparelho a cada duas semanas.

Ao usar o equipamento você deve mantê-lo limpo. O contato com os fios vai acumulando resíduos de produtos utilizados e isso vai fazendo com que a eficácia do equipamento se reduza, por isso é importante manter o equipamento sempre limpo.

Como passar a chapinha.

• Aplique o protetor térmico nos fios secos e limpos.
• Divida seu cabelo em quatro ou mais partes.
• Penteie os fios e estique com ajuda de um pente ou escova.
• Passe a chapinha da raiz às pontas quantas vezes forem necessárias. Lembre-se de não deixar o aparelho por mais de 2 segundos em cada parte.
• Repita o processo em cada mecha.
• Finalize com sérum ou finalizador (opcional).

Agora eu quero saber a real. Vocês são do time que usam chapinha ou não?

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

Calvão de Cria: Corte que simula calvície está fazendo sucesso!

O que muitos temem, a calvície e até as grande entradas no cabelo, agora virou…

% dias atrás

Corte Americano: Como é, dicas e inspirações!

O Corte Americano tem origem no corte militar, isso é, o corte de cabelo que…

% dias atrás

Quais cores combinam melhor com o seu tom de pele?

Cor é coisa séria demais e você não imagina o quanto. Tanto que existem profissionais…

% dias atrás

Calça Caqui Masculina: Como usar, tipos e combinações

Primeiramente, aos mais leigos cáqui ou caqui advém da palavra Khaki, que tem origem persa…

% dias atrás

Casa de Criadores Nº 50 comemora 25 anos e retoma o formato presencial

O maior celeiro de jovens criadores e estilistas do Brasil anunciou a próxima edição. Dos…

% dias atrás

Dicas de presentes para o Dia dos Pais

Neste domingo, dia 12, é o dia dos pais! Eu particularmente acho muito mais difícil presentear…

% dias atrás