Categorias: dicamodareferências

Como se vestir bem no trabalho

Se tem um lugar que a gente quer mandar bem no estilo, certamente é no trabalho. A todo instante estamos sendo avaliados e a vestimenta é uma das maneiras pela qual somos constantemente julgados.

Logo, causar boa impressão no cliente, no chefe ou no colega é algo importante e que muitas vezes vira case de sucesso de promoções, fechamento de negócios, vendas etc.

No decorrer do texto você vai ver que não é nada surreal. São apenas detalhes simples que com o passar do tempo vamos dando menos atenção e essa pequena relaxadinha, muitas vezes acaba com o nosso visual. Ou que às vezes não damos tanta atenção, mas que fazem a diferença.

Adequar as peças que você usa ao seu ambiente de trabalho.

Isso é trivial. Bom, pelo menos deveria.

Os mais jovens é que esbarram com essa questão aqui com facilidade. Pois é, quando você escolhe uma determinada profissão você tem que estar compatível com ela. Então, se eu sou advogado, devo usar roupas sociais, que inclusive possuem regras de cinto, sapato etc.

“Ai, eu sou moderno”

Você é moderno até certo ponto. Nada de meia branca. Gravatas na pegada fun é para quem possui uma profissão mais de boa, como um publicitário. O mesmo vale para quem trabalha em uma profissão que não exige tanta formalidade. Esse lado aqui, os caras erram menos. Difícil ver pessoas muito formais em ambientes informais, mas tem. Professores que vão dar aula de terno e gravata. Para quê tudo isso? A menos que seja aula de faculdade. Não condiz, né.

Então, o primeiro passo para estar bem vestido é adequar dress code com profissão.

Usar peças alinhadas, ajustadas e limpas.

Parece óbvio o que vamos falar, mas você verá que não. Todo mundo sabe que tem que tomar banho todo dia e que a roupa precisa ser lavada. Mas não é toda peça que cada vez que usamos que lavamos. E é aí que mora o perigo.

Até mesmo os corporativos caem nessa cilada. Bino, ficar sem lavar o costumo por muito tempo é cilada. E isso ocorre, porque não é uma peça que você lava em casa ou que a cada uso já vai para lavanderia. Percebam como a linha é tênue entre se vestir bem e se vestir mal.

Daí vem a questão do alinhado e ajustado. Ponto importante a ser considerado é que nada furado, com linha solta, sem fazer a barra etc. Mais uma vez digo e repito a costureira é sua melhor amiga.

É simples, mas um furinho que seja uma camiseta não deixa o visual feio mesmo?

Grooming não é moda, mas a afeta.

Grooming que nada é que cuidados com a aparência (cabelo, pele, barba), ou seja, higiene pessoal afeta seu estilo e vou lhes provar como.

Uma pizza debaixo do braço. Um óculo embaçado. Um cheiro de chulé. Uma roupa cheirando à humanidade (para não dizer fedendo). Tudo isso são cuidados de higiene e que interferem no seu estilo e na sua vestimenta.

Fazer combinações é importante.

Saber usar as cores a seu favor. Combinar peças. Combinar tecidos. E se atentar às regrinhas básicas da moda faz bem.
Soa muito mal ouvir que algumas pessoas repetem por aí… “Eu não combino nada. Eu não ligo para combinações.”

No seu dia a dia você pode até sair do jeito que quiser. Mas como já dissemos roupa é linguagem e diz muito sobre você, ainda mais no trabalho. Por isso, se atentar a algumas coisas na hora de fazer combinações: tenha uma peça-chave, busque mesclar com cores neutras, uso o círculo cromático e se quiser ousar muito use cores complementares.

Combinar cores é colírio para os olhos de outras pessoas, lembrando quando alguém te olha pela primeira vez em 5 segundos ela faz um juízo de valor sobre você, logo usar cores que não casam é berrar com a peça que está te olhando.

O conforto é o novo chique.

A gente passa a maior parte do dia e da vida trabalhando, por isso é bacana estar chique, elegante e bem arrumando, mas tudo isso com uma condição. Com conforto.

No trabalho você não pode abrir mão de conforto. Não dá para usar sapato que pega no pé. Roupa que não esquenta no frio ou que é muito quente no calor. Roupa que aperta etc. O que menos você deve se preocupar no decorrer do dia é com a roupa. Foco no trabalho e em ganhar dinheiro. Por isso, além de tudo seu outfit deve ser confortável.

Hoje em dia existem diversas opções de peças, inclusive sociais, focadas no conforto… Paletós sem forro interno (que são mais leves e menos calorentos), ternos de moletom, calças de alfaiataria de tecidos mais leves, além de tênis que já podem ser inseridos sem problemas em looks mais arrumadinhos.

E aí, pronto pra ficar bem vestido no trabalho?

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

G-Shock apresenta relógios totalmente em metal

A G-Shock, além de sua reputação pela resistência, é reconhecida pelo seu design icônico e…

% dias atrás

Old Money: Séries para se inspirar na tendência

A vida da alta sociedade, imbuída de tradição, sofisticação e prestígio, sempre fascinou aqueles que…

% dias atrás

O Perfume Árabe Masculino Mais Vendido

Em um mundo repleto de aromas e fragrâncias, há um que se destaca como uma…

% dias atrás

Gel, Cera, Pomada, Pasta: Qual o produto ideal para o seu cabelo?

Atualmente existem diversos tipos de modeladores para cabelo no universo dos cosméticos masculinos. As principais…

% dias atrás

Como usar o prendedor de gravata

O prendedor de gravata é um acessório muito utilizado por homens que já estão acostumados…

% dias atrás

Perfume do Cebolinha: É bom? Onde encontrar!

O famoso personagem da Turma da Mônica, Cebolinha, tem seu próprio perfume, ou melhor, peLfume!…

% dias atrás