Categorias: Belezaestética

Como deve ser o skincare do homem?

O homem possui condições genotípicas específicas do gênero masculino. A produção de testosterona engrossa a voz, produz pelos, oleosidade na pele e também dá mais massa muscular.

Isso faz com que ele tenha características próprias e cuidados próprios, diferentes dos das mulheres, principalmente com a sua pele.

Muito se fala em skincare, produtos e como fazê-lo. Mas pouco se fala na sua finalidade, resultados e prevenções. Skincare é mais que beleza. É saúde. E quem vai nos explicar a fundo sobre o assunto é o Dr. Alexandre Costa, médico dermatologista.
Como vamos tratar de um skincare geral por aqui, ou seja, para todos homens, com todos os tipos de pele e idade diferentes, o dermatologista começa fazendo algumas considerações gerais.

Primeiro, ele pontua que até os 21 anos, os adolescentes e rapazes produzem grande quantidade de sebo e oleosidade, logo devem optar por produtos não comedogênicos. A partir dos 30 a pele masculina vai ficando mais seca e opaca, por isso os homens devem optar por produtos anti-aging que hidratem a pele, previna o envelhecimento e o surgimento de rugas.
O Dr. Alexandre explica que a pele masculina sempre será mais oleosa que a feminina (devido à produção de testosterona) e isso é bom, pois os homens tem menos tendência a envelhecer que as mulheres, porém eles têm mais tendência a cravos e espinhas.

O Skincare não serve apenas para alimentar o ego daqueles que querem ficar mais jovens e bonitos, ele ajuda a prevenir doenças ao eliminar células-mortas, fungos e bactérias. Além de combater o câncer de pele.

Mas para isso você precisa de constância, fazer a rotina diariamente e muitas vezes mais de uma vez ao dia, aplicando os produtos na quantidade correta como já dissemos aqui.

Mas bora lá, entender o que uma rotina skincare SIMPLES. Que fique claro, isso é o básico que qualquer homem pode e dever fazer.

Limpeza da pele

Provavelmente todos os homens lavem o rosto pelo menos uma vez ao dia. Porém, recomenda-se a lavagem duas vezes ao dia. Ao acorda ou ao se deitar e no banho, a depender do horário que você toma banho. Se toma cedo, lave o rosto ao se deitar ou se toma banho para dormir, lave o rosto ao levantar.

Água sempre gelada da torneira da pia. Nada de lavar no banho. Use sabonete específico para o rosto e se tiver barba, xampu para barba.

Pele e barba devem ser sempre higienizadas para eliminar sujeira, micro organismos e renovar as células mortas.

Ao secar passe a toalha levemente para evitar que a pele fique sensível, seca e com rugas.

O nosso queridinho do momento é o Puriance Control, da Profuse.

Para uma limpeza mais profunda: esfoliação.

Todo mundo tem que fazer esfoliação na pele, segundo o dermatologista. Porém, o que muda é a frequência. Peles mais secas requerem no máximo uma esfoliação por semana. Já as mais oleosas permitem que você aumente a frequência para duas vezes na semana. Ela deve ser feita tanto na pele do rosto quanto da barba.

A esfoliação é responsável pela renovação cutânea, eliminando células mortas e impurezas, que deixam a pele seca, sem viço e envelhecida. Essa limpeza profunda também elimina cravos, espinhas e uniformiza o tom da pele.

A esfoliação também permite que os produtos de skincare penetrem melhor no rosto e estimula a produção de colágeno.

Finaliza o dermatologista que a esfoliação só não é indicada para quem tem pele sensível.

Atualmente estamos usando esfoliantes da Protex,

Hidratação com hidratante e balm.

Com a pele limpa, nós temos que criar uma barreira protetora que nutra a pele e a barba, impedindo que elas ressequem, pela perda de água, com os agentes do tempo (chuva, vento, sol etc.) e também perca nutrientes.

Essa barreira protetora é muito importante para manter uma pele viçosa, bonita e saudável.

Os balms para barba geralmente possuem ações antifúngicas e antibacterianas, evitando doenças, diminuindo irritações e coceiras.

Sem falar que a pele entende que está hidratada quando você a hidrata, o que faz com que ela pare de ficar produzindo sebo e oleosidade desnecessariamente. Logo, peles oleosas devem ser hidratadas, com o intuito de controlar a oleosidade.

Um dos hidratantes com melhores custo-benefício do mercado é o hidratante facial da Creamy.

O pós-barba é um passo importante do skincare.

Se você não cortou literalmente seu rosto, com certeza, o presto barba ou navalha fez micro cortes imperceptíveis a olho nu que devem ser cuidados.

Usar pós-barba é indispensável, para evitar foliculite, doenças, vermelhidão e alergias. As loções pós-barba possuem ações calmantes, tonificantes, hidratantes, adstringentes e esterilizantes.

Além de restaurar a barreira da pele, esses produtos matam micro organismos trazidos pela lâmina ou por agentes externos nos folículos onde nascem os pelos.

Nosso pós-barba do momento é da linha Malbec do O Boticário.

Para finalizar, o famoso creme anti idade.

Nos explica o dermatologista que o famoso creme anti idade de antigamente hoje ganhou novas versões. Já não se fala mais em anti idade, mas sim anti envelhecimento, pois cada pele apresenta uma versão dentro da mesma idade.

Sem falar que hoje falamos em séruns, ácidos e outros produtos com ação hidratante e nutricional, que possuam em sua fórmula: retinóides, ácido ferúlico, vitamina E, coenzima Q10, resveratrol, ácido hialurônico, ativos antioxidantes, peptídeos, ceramidas e vitamina C, reduzindo rugas, flacidez, inibindo o envelhecimento precoce e deixando a pele mais uniforme, jovem e bem cuidada.

Atualmente indicamos o Mineral 89, da Vichy, um dos melhores produtos no mercado.

Todos prontos para uma rotina de pele saudável e bonita? Skincare vai muito além de beleza, entendam isso.

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

G-Shock apresenta relógios totalmente em metal

A G-Shock, além de sua reputação pela resistência, é reconhecida pelo seu design icônico e…

% dias atrás

Old Money: Séries para se inspirar na tendência

A vida da alta sociedade, imbuída de tradição, sofisticação e prestígio, sempre fascinou aqueles que…

% dias atrás

O Perfume Árabe Masculino Mais Vendido

Em um mundo repleto de aromas e fragrâncias, há um que se destaca como uma…

% dias atrás

Gel, Cera, Pomada, Pasta: Qual o produto ideal para o seu cabelo?

Atualmente existem diversos tipos de modeladores para cabelo no universo dos cosméticos masculinos. As principais…

% dias atrás

Como usar o prendedor de gravata

O prendedor de gravata é um acessório muito utilizado por homens que já estão acostumados…

% dias atrás

Perfume do Cebolinha: É bom? Onde encontrar!

O famoso personagem da Turma da Mônica, Cebolinha, tem seu próprio perfume, ou melhor, peLfume!…

% dias atrás