Com sintomas como coceira, que varia de moderada a intensa, e uma poeirinha branca que teima em cair na roupa, causando constrangimento, a dermatite seborreica – ou caspa, como é mais conhecida – é um mal que afeta 50% da população mundial. E é nesta época do ano, com a chegada do inverno, que o problema tende a se agravar.

A caspa nada mais é do que a descamação em placas do couro cabeludo, provocada pelo excesso de sebo e pela proliferação do fungo Malassezia globosa. No inverno, banhos quentes, clima seco e o maior intervalo entre uma lavagem e outra trazem as características propícias para que a caspa apareça: couro cabeludo oleoso, desidratado e aumento da descamação da pele. Nesse período, também se usam mais chapéus e outras proteções, o que influencia na umidade do couro. O uso inadequado de cosméticos, o uso do secador, o estresse, disfunções nas glândulas sebáceas e a alimentação – uma vez que se consome comida com maior teor de gordura do que no verão – também são fatores que desencadeiam o surgimento da caspa.

Esse problema atinge homens e mulheres na mesma proporção. Entre os sintomas mais comuns, estão coceira, vermelhidão, aspereza e irritação do couro cabeludo. Segundo o especialista Rene Rust, os cuidados com o couro cabeludo ainda são ignorados por muitos. “A maioria das pessoas negligencia os cuidados com o couro cabeludo e só se preocupa com o fio. Contudo é importante a conscientização de que a pele do couro cabeludo é a base do cabelo e que dele depende a saúde de todo o cabelo.”

O recomendado é lavar o cabelo todos os dias para ajudar a remover a sujeira e os resíduos, dando fim à oleosidade excessiva, desde que se usem os produtos certos. “Especialmente para as pessoas que têm problemas no couro cabeludo, como caspa, é recomendável lavar o cabelo diariamente com um produto leve, de alta qualidade e anticaspa. O cabelo de uma pessoa com caspa tende a ser mais fino e ter menos brilho que o cabelo livre do problema. Portanto os produtos anticaspa podem ajudar a dar confiança e também melhorar a aparência do fio”, finaliza Rust.

DICAS PARA PREVENIR A CASPA

• Lavar o cabelo regularmente para ajudar a remover a sujeira e os resíduos.

• Massagear o couro cabeludo durante a lavagem acalma o couro cabeludo irritado, além de ajudar a distribuir os ingredientes ativos em todo o couro cabeludo e cabelo.

• Para garantir que cabelo não seja danificado, é recomendável lavar os cabelos a partir das raízes até as pontas.

• Não se deve enxaguar os fios durante a lavagem com muita força, pelo fato de estarem mais propensos a danos quando molhados.

Moda para Homens

O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

G-Shock apresenta relógios totalmente em metal

A G-Shock, além de sua reputação pela resistência, é reconhecida pelo seu design icônico e…

% dias atrás

Old Money: Séries para se inspirar na tendência

A vida da alta sociedade, imbuída de tradição, sofisticação e prestígio, sempre fascinou aqueles que…

% dias atrás

O Perfume Árabe Masculino Mais Vendido

Em um mundo repleto de aromas e fragrâncias, há um que se destaca como uma…

% dias atrás

Gel, Cera, Pomada, Pasta: Qual o produto ideal para o seu cabelo?

Atualmente existem diversos tipos de modeladores para cabelo no universo dos cosméticos masculinos. As principais…

% dias atrás

Como usar o prendedor de gravata

O prendedor de gravata é um acessório muito utilizado por homens que já estão acostumados…

% dias atrás

Perfume do Cebolinha: É bom? Onde encontrar!

O famoso personagem da Turma da Mônica, Cebolinha, tem seu próprio perfume, ou melhor, peLfume!…

% dias atrás