Como combinar as meias nos seus looks sociais

Eis que das profundezas sempre surge a mesma indagação: a meia combina com o quê, afinal? Com o sapato ou com a calça? Nos tribunais, nas empresas e nos seios de reuniões sempre surge um(a) especialista em moda que bate os olhos nos pés de alguém (advogado, empresário, bancário ou qualquer outro homem que use alfaiataria) e logo exclama: “A meia não está combinando com o sapato (a regra é essa)!”

Ledo engano. Por favor, antes de proferirem afirmações, estudem. Primeiro, se você não entende de moda, saiba que no passado a regra era combinar o sapato com a meia. Mas agora as possibilidades são múltiplas e nós lhe mostraremos que o caminho não é um só e que a meia que você usa nunca mais vai pegar no seu pé!

Meia combinando com o sapato

Os especialistas (personal stylists) afirmam que a meia pode combinar com o sapato. Por que não? Essa é uma regra mais antiga e que prevalece até os dias de hoje, mas não é a única.

Ela é mais utilizada por aqueles homens mais tradicionais que não gostam de destacar o sapato. Ninguém vai usar um sapato que esteja tão longe da calça na combinação. O sapato deverá estar sintonia. Logo, consequentemente a meia também estará.

Meia combinando com o costume

Os homens mais modernos combinam a meia com a calça ou com o costume todo. Isso é uma técnica utilizada para evidenciar e destacar o calçado.

Não necessariamente as cores devem ser idênticas. Podem ser na mesma cor, mas em tons diferentes.

Usando meias que contenham uma cor do look

A partir dessa proposição, sugerimos que você só use em ambientes descontraídos ou nada formais. A menos que você seja um publicitário, o dono do próprio negócio ou trabalha com moda, não dá para inovar muito. Altos cargos pedem seriedade.

Se você pode usar e abusar, escolha uma meia que contenha estampas, padronagens e texturas que contenha ao menos uma cor existente no look (seja no costume ou no sapato).

Combinar a meia com a gravata e/ou com o lenço

Parece não tão usual essa proposta. Mas dê uma passeada nas fotos da Pitti Uomo. Os caras esbanjam estilo e autenticidade, ousando máster ao combinar a cor da meia com a cor da gravata e/ou do lenço. A causa e efeito fica super bacana, dando um ar de modernidade.

Meia em destaque

Sabe aquela meia colorida e que já há algum tempo ganhou força na moda? Sim, ela pode ser o destaque daquele outfit meio xoxo, monocromático ou de cores neutras.

Nesse caso, bora ousar na meia, usando uma peça estampada, colorida ou com padronagens diferentes.

Sem meia

Ops, pera lá! Sapato sem meia não rola porque dá chulé. Mas quando falamos em sem meia é para você usar meia invisível, daquela do tipo sapatilha.

Lembra-se do mankle, que é aquela tendência de deixar o tornozelo à mostra? Então essa também é uma opção bacana para quem quer ousar, mesmo no look social.

Jamais use meia branca

Na vida nunca diga nunca. Na moda muito menos. Mas hoje eu posso dizer que meia branca com alfaiataria não rola, a menos que você vá fazer o cover do Michael Jackson. Pode ser que no futuro isso mude, mas até então meia branca com alfaiataria, JAMAIS.

Acredito que depois dessa, sem dúvidas né? A meia nunca mais vai pegar no seu pé na hora de combinação e quando aquele(a) especialista em moda palpitar na sua combinação de meia você dê uma aulinha básica de moda a ele(a) e ainda mostre que ele(a) está errado(a).

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

G-Shock apresenta relógios totalmente em metal

A G-Shock, além de sua reputação pela resistência, é reconhecida pelo seu design icônico e…

% dias atrás

Old Money: Séries para se inspirar na tendência

A vida da alta sociedade, imbuída de tradição, sofisticação e prestígio, sempre fascinou aqueles que…

% dias atrás

O Perfume Árabe Masculino Mais Vendido

Em um mundo repleto de aromas e fragrâncias, há um que se destaca como uma…

% dias atrás

Gel, Cera, Pomada, Pasta: Qual o produto ideal para o seu cabelo?

Atualmente existem diversos tipos de modeladores para cabelo no universo dos cosméticos masculinos. As principais…

% dias atrás

Como usar o prendedor de gravata

O prendedor de gravata é um acessório muito utilizado por homens que já estão acostumados…

% dias atrás

Perfume do Cebolinha: É bom? Onde encontrar!

O famoso personagem da Turma da Mônica, Cebolinha, tem seu próprio perfume, ou melhor, peLfume!…

% dias atrás