Camiseta embaixo da camisa social, ser ou não ser?

Quando tratamos desse assunto: camiseta embaixo da camisa social, sabemos que vamos mexer em um vespeiro. O assunto gera mais polêmica que o twitter do Bolsonaro, o programa do Ratinho e as partidas de futebol Fla X Flu. A coisa é brava mesmo.

Quem é da moda vai repudiar a introdução de uma camiseta sob a camisa social em looks de traje passeio, ou seja, ternos e costumes.

É claro que se você for a um evento como casamento, festa de 15 anos ou formatura, não faça isso NUNCA.

Você pode optar a fazer isso se o traje social for seu dress code diário. Nos tribunais, no mundo corporativo e no mundo empresarial, vez ou outra, nos deparamos com profissionais com camiseta embaixo da camisa social (quase sempre branca).

Camiseta embaixo da camisa social, ser ou não ser? Certo ou não? E aí, o que acham?

Olha, nós vamos lhes mostrar que como tudo na vida tem dois lados, usar camiseta embaixo da camisa social também tem. Pode crê! Por isso, listaremos prós e contras para quem faz isso.

Diga sim para sua camisa durar mais.

O contato direto com a pele, com certeza, é um problema. Conforme transpiramos, gola, punhos e colarinho ou até o corpo da camisa, devido a esse contato direto sofrem com as nossas funções fisiológicas de transpiração.

Percebam que a cueca evita o contato direto com a calça (ou bermuda) que usamos e isso nos permite além de um único uso da peça antes da lavagem.

De acordo com a atividade exercida, o local a ser usado, as condições físicas de cada um, varia o tempo de lavagem da calça jeans (que pode ser usada mais de uma vez).

Essa analogia seria a primeira vantagem do uso da camiseta com a camisa social. Poder usar a peça mais de uma vez eu não acho bacana. Às vezes, usar umas duas vezes tudo bem, mais que isso não dá. Camisa é diferente de jeans, mas ok.

Porém, mesmo você lavando todos os dias a peça, você pode prolongar a vida da camisa porque manchas nas axilas, nos punhos e colarinho exigem que ela seja esfregada ou lavada na mão.

É óbvio que a lavagem quanto mais pesada degradará mais a peça. Logo, uma lavagem simples pode aumentar a vida útil da sua camisa.

Queremos apenas pizza de comida.

O ápice do relaxo na alfaiataria são as famosas pizza embaixo do braço formadas pelo suor. Pizza para gente, só se for na mesa!

Quem transpira muito, vai transpirar sempre. Não tem jeito. Mas a undershirt pode amenizar as pizzas, até certo ponto, né mores. Porque já dizia o ditado “água abaixo e fogo acima ninguém segura”. Logo, suar em bicas não há camiseta que segure.

Se for algo moderado, a camiseta já barra e evita que o suor passe para a camiseta. E isso tem uma série de consequências como evitar as manchas amarelas ou esbranquiçadas causadas pelo suor e pelos desodorantes.

Só tem um porém, gente. Para só ter prós com o uso da camiseta, a peça tem que ser de algodão. Nada de tecido sintético na composição porque senão a coisa pode piorar ainda mais porque você sentirá mais calor e transpirará ainda mais.

Uma camada extra de proteção.

Querendo ou não é uma peça a mais que estamos usando, logo é uma barreira que estamos criando contra agentes externos, seja de frio, vento, calor ou chuva.

É óbvio que no calor a coisa complica porque embora funcione como proteção dos raios solares, você sua. Então não dá.

Mas no frio ela serve para aquecer, porque vamos combinar que quem usa social no verão passa calor e no frio passa frio. Só quem usa para saber e Deus tá vendo tudo isso.

A única desvantagem é que se aparecer vai estragar seu look. 

O maior cuidado que você deve ter é de não deixar a peça aparecer, por isso é chamada de undershirt. Ela fica lá embaixo, faz sua função. Mas nos bastidores.

Mas como isso? Além da camiseta ser de algodão, ela não pode ter gola redonda, senão vai, com certeza, aparecer. O jeito então é apostar na gola v mais cavada.

Outro detalhe importante é a cor, viu. A camiseta não precisa ser necessariamente branca, mas tem que ser mais clara que a camisa. As cores branca e bege são ideais para fazer essa função porque não vão aparecer mesmo.

Percebam que a camiseta branca tem mais pontos favoráveis que contrários se você souber usá-la. Mas tem que saber, mané. Tem muito cara metido a rico, inteligente, empresário e o caralho a quatro que deixa a golona da camiseta branca aparecendo. É muito bem sucedido no financeiro, mas se veste muito mal. Essa é a realidade.

Se você quer agregar tudo e fazer da camiseta branca uma aliada contra o suor e intempéries do tempo, gola v cavada significa v de vitória no estilo.

No mais, fica a seu critério e estilo adotar ou não. Caso adote, siga nossas dicas.

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

Como usar Bucket Hat (Chapéu Pescador) no Outono/Inverno

Bucket hat, chapéu cata ovo, chapéu balde ou chapéu de pescador, chame como quiser. Para…

% dias atrás

Os tênis mais icônicos da adidas

Cara, eu acredito que todo mundo seja fã da adidas. Ou tenha ou já tenha…

% dias atrás

Fases da lua e suas influências no corte de cabelo

Como todos sabemos, a lua tem uma grande influência na terra. De acordo com a sua…

% dias atrás

5 Perfumes Nacionais Masculinos que estão dando o que falar

Tá aí uma coisa que muito homem despreza, mas se engana aquele cara que acha…

% dias atrás

Adeus Skinny! Calças mais largas são a pedida da vez!

Uma década se passou e a calça skinny está dando um adeus, ou talvez um…

% dias atrás

Como a primeira loteria brasileira ajudou a construir Ouro Preto

Apesar de muitas pessoas acreditarem que a prática da aposta em jogos de loteria seja…

% dias atrás