Botox causa inchaço no rosto?

A pergunta que não quer calar. Botox causa inchaço no rosto? Por vezes somo surpreendidos com frases como essa nas rodas de conversa da vida. “A mina fez botox ficou com o rosto inchado.” “Olha a cara daquela ali ficou redonda depois do botox.” “Parece o que o rosto dele tá cheio de tanto botox.”

Mas será que é verdade? Pois já dizia o ditado: “a voz do povo é a voz de Deus”.

Ninguém melhor que a nossa detetive virtual para responder a essa pergunta, a especialista no assunto, a biomédica Drª. Naara Pinheiro, da Harmonizesee Bragança Paulista, para responder a essa pergunta.

Verdade ou Mentira? O que vocês acham?

MENTIRA.

Primeiramente, segundo a Drª. Naara, o correto é falar toxina botulínica, já que botox é marca.

E a toxina botulínica não causa inchaço.

Na realidade a toxina botulínica atua inibindo a contração dos músculos, logo não causa inchaço algum. No máximo, um inchaço pequeno no local de aplicação, que é normal e não se confunde com inchaço no rosto todo ou da aparência causada por preenchedores, pois é bem diferente.

Pontua que a inibição varia de paciente para paciente, mas que já pode ser sentida nas primeiras horas e nos primeiros dias.
Com o tempo o efeito vai se esvaziando e também a depender de rotina, hábitos alimentares, ingestão de medicamentos e quantidade de exercícios físicos realizados, o botox pode durar até seis meses.

Em contrapartida, ela nos pontua que quem pode dar inchaço no rosto na realidade é o ácido hialurônico, outro componente bastante usado em tratamentos estéticos. Ela nos explicou que o ácido hialurônico é muito utilizado em tratamentos estéticos e muito seguro. Mas pode ter reações adversas, como inchaço, edema prolongado e até infecção.

Daí a necessidade de se escolher clínicas credenciadas para fazer a aplicação como a harmonizesse é e também buscar profissionais habilitados, pois segunda a especialista, as técnicas de aplicação, podem causar problemas graves, como obstrução dos vasos, que evoluem na temida necrose da pele.

Por fim, ela ainda alerta que há produtos autorizados pela ANVISA, mas que não têm indicações para a estética, como o PMMA.

O PMMA é indicado para tratamento de Lipodistrofia em pacientes com HIV. Nem pensar em silicone industrial, pois são proibidos e não são absorvidos pelo corpo, podendo trazer infecções, complicações e deformidades.

Mas agora você já sabe, quando alguém abrir a boca para falar que botox causa inchaço no rosto. Diga a ele para não repetir mais isso, pois está errado. Botox apenas paralisa os músculos, não esqueça.

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

Dica de Ouro: Como e Onde Comprar Ouro e Joias Masculinas

O Brasil não é um país para amadores. Isso já sabemos e quando achamos que…

% dias atrás

Dia dos Pais: Dicas de calçados para cada tipo de pai

O Dia dos Pais já está chegando e uma boa ideia de presente para o…

% dias atrás

CareUp: O procedimento que reduz até 10 cm das medidas em 1 sessão!

Já imaginou perder até 10 cm das suas medidas em apenas uma sessão? Parece mentira…

% dias atrás

Calçados revelam a personalidade das pessoas, diz estudo

Já falei por aqui sobre o "The Shoe Project", lembra? Ele é um projeto fotográfico…

% dias atrás

18 looks para usar no fim de semana

Está precisando de inspiração para os looks do fim de semana? Seja para ir para…

% dias atrás

Clean Beauty: Uma reflexão sobre a ‘beleza limpa’

No início da década de 90 começa a surgir nos EUA um novo conceito que…

% dias atrás