As botas estão em alta na moda masculina, principalmente durante o inverno.
Como você já deve ter reparado, existem diversos modelos disponíveis e cada um leva um nome diferente.
Conheça quais são as principais botas, seus diferenciais e seus respectivos nomes:
O coturno é marcado por ter um cano alto, solado grosso e amarração por cadarços. É o modelo mais clássico de bota e que combina com um visual rocker/militar.
Eternizada pelos Beatles, nos anos 60, o modelo Chelsea tem cano curto, pouco salto e tiras de elástico nas laterais.
A bota no estilo “Chukka” tem origem inglesa e foi utilizada na Segunda Grande Guerra pelos soldados ingleses durante o combate na África. Tem esse estilo clássico e marcante.
As botas “Desert” parecem bastante com as botas do modelo “Chukka”, inclusive na sua origem. Isso porque elas também foram usadas por soldados ingleses, mas, dessa vez, em guerras no deserto (daí a origem da sua denominação). O grande diferencial fica para o solado, que é um pouco mais reforçado/marcado do que o Chukka. E geralmente são encontradas em camurça.
Worker, como o nome diz, é a clássica bota para trabalhadores. Elas foram criadas para auxiliar na proteção dos pés de trabalhadores, principalmente nas indústrias e nos campos. Elas são pesadas, com o couro bem resistente e solado bem grosso. As cores mais famosas são mostarda, marrom claro e amarelo.
A bota Worker amarela eternizada pela Timberland e que se tornou um modelo clássico. Ela foi lançada em 1973 por Nathan Swartz e seus dois filhos, com a ideia de desenvolver uma bota 100% à prova d’água e para aquecer os pés dos trabalhadores, assim nasceu a Yellow Boot, a primeira bota da marca.
Essas botas são como se fossem coturnos modernizados. Possuem, normalmente, solado creme ou branco e são mais leves (normalmente emborrachados). Os aviamentos são mais modernos e os acabamentos diferenciados.
A bota Country é aquela usada pelos “Cowboys”. Marcada por um cano alto e fechado (sem amarrações) e, normalmente, com alguma arte rebuscada no couro.
A bota Hiker normalmente é feita em couro, tem sola tratorada e detalhes em fivelas no cano. Como o próprio nome diz, é para “caminhar”. São clássicas botas de trilhas, caminhadas e até escaladas.
Essa bota, que muitas vezes pode ser confundida com uma “galocha”, foi eternizada pelo Duque de Wellington, vencedor da Batalha de Waterloo. Seu modelo clássico é feito de couro, mas atualmente existem versões de borracha e outros tipos de materiais.
As botas “Brogue”, assim como os sapatos do mesmo estilo, eram usadas principalmente por fazendeiros escoceses, com as perfurações características atuando como uma válvula de escape para a água do pântano.
Já imaginou de onde surgiu a ideia de usar um acessório para corrigir os problemas…
O que muitos temem, a calvície e até as grande entradas no cabelo, agora virou…
O Corte Americano tem origem no corte militar, isso é, o corte de cabelo que…
Cor é coisa séria demais e você não imagina o quanto. Tanto que existem profissionais…
Primeiramente, aos mais leigos cáqui ou caqui advém da palavra Khaki, que tem origem persa…
O maior celeiro de jovens criadores e estilistas do Brasil anunciou a próxima edição. Dos…
Deixe seu comentário: