Categorias: Belezacuidadossaúde

Autocuidado Masculino: Como criar a sua rotina

Em primeiro lugar é mais que importante entender o que é autocuidado? Check-ups periódicos com o intuito de cuidar da saúde? O uso constante de suplementos? Polivitamínicos? Passar rotineiramente no psicólogo? Fazer terapias alternativas? Parar, respirar e relaxar?

Talvez tudo isso. Ou mais que isso. Ou isso de uma forma diferente. Auto cuidar-se é ter um estilo de vida focado no seu eu tanto físico, mental quanto espiritual. E como fazer isso? Adotando práticas que aproveitam ao máximo seu dia de uma forma saudável, não estressante e que recarregue no final do dia todas as suas baterias. Corpo e mente devem estar sempre equilibrados, conectados e em harmonia.

O autocuidado masculino é um pouco diferente do feminino. Por questões físicas e mentais somos diferentes das mulheres. Nosso corpo é diferente, nossos hormônios e até nossa cabeça. Enfim, devemos cuidar de corpo e mente e, para isso, temos de tirar uma parte do dia para tal.

Ah, não vem reclamar não. Se você tem tempo para jogar bola, coçar o saco, jogar videogame, assistir TV e transar, tem tempo também para se auto cuidar. O autocuidado constante é necessário para melhorar sua vida e rotina. O objetivo é estar e se sentir bem, e, não criar uma rotina de autocuidado como um robô, fazendo-a mecanicamente.

Por isso, daremos sugestões. Mas não existe uma tabuada a ser decorada referente à rotina de autocuidados. Temos que incluir atividades que nos faça sentir bem mentalmente e fisicamente sem comprometer nosso tempo.

Alongamento para preparar o corpo para o dia.

Já leram o best-seller O Milagre da Manhã? Lá tem umas dicas de rotina que mudaram a vida do autor e que podem mudar a sua também. E alongamento e meditação estão incluídas nela.

Alongar-se antes de começar o dia ajuda a liberar energias, retirar a rigidez dos músculos e deixar seu corpo mais leve. O alongamento possui vários benefícios, como melhorar a postura e diminuir dores.

Meditar para acalmar a mente.

Tire 10 a 15 minutos do seu dia para limpar a mente, controlar a respiração e se voltar para si. Para isso você utilizar buscar playlists no Spotfy e Soundcloud. Ou buscar meditações guiadas em apps de meditação.

Percebam que não é à toa que o mindfullness está em alta.

Atividades físicas são regra.

Falar em atividade física não precisa ser malhar, virar marombado ou só puxar muito ferro (mas pode ser também). Incluímos aí qualquer atividade física. Uma caminhada, esportes coletivos, natação, pedalar… Há muitas formas de se exercitar. E, pelo menos, duas a três vezes por semana você deve fazer algo. O ideal é todo dia tá, pelo menos uma horinha do seu dia, mas se não der, fazer o quê né.

Xô sedentarismo viu. Atividades físicas devem ser associadas a um estilo de vida saudável, incluindo uma alimentação balanceada, com frutas, verduras, grãos e leguminosas.

Grooming e skincare para relaxar e se sentir mais bonito.

Grooming são cuidados de higiene. Escovar os dentes, tomar banho e fazer a barba devem ser atos de revitalização e energização. Não devemos encarar esses atos como atos mecânicos e fazer tudo de qualquer jeito.

Tanto no rosto quanto na barba e no cabelo você deve criar um tripé: limpeza, hidratação e proteção.

Limpeza: A barba requer o uso de xampu e não sabonete. O rosto e o cabelo precisam de xampus específicos tanto para a pele quanto para o cabelo. Xampus energizantes para acalmar, que além dessa função, ainda controlam a queda dos fios.

Hidratação: Óleo de barba para os fios de barba. Condicionador e creme de hidratação para o cabelo.
A pele também precisa de hidratação com cremes, séruns e anti-idade para evitar que o rosto vá enrugando.

Proteção: Filtro solar é igual sabonete e pasta de dente, tem que usar.

Escrever um diário.

Um monte de homens deve estar rindo desse item. Mas vocês não têm ideia do quão esse item é importante. Uma agenda, um caderno de rascunhos, uma seção de notas no celular ou um diário.

O importante é ler e escrever, ou seja, exercitar o cérebro também. Mas o mais importante é avaliar o que foi positivo e que foi negativo dentro do seu dia. E, claro, o que foi negativo deve ser melhorado, a fim de melhorar sua vida. Tenha metas, crie objetivos e monte planos.

O teu sono é tão importante quanto o seu dia a dia.

Não adianta ter mil cuidados dentro da sua rotina, se você dorme mal. Ter boas noites de sono com 6 a 8 horas diárias de sono é essencial para o seu autocuidado.

Dormir bem dá energia e disposição para o seu dia bem como gás, melhorando sua produtividade.
Para melhorar seu sono evite comer antes de deitar, tomar bebidas que contenham cafeína. Ingerir bebida alcoólica. Desligue o celular ao se deitar. Meia hora antes de dormir procure relaxar, faça seu skincare e tente manter um horário para se deitar. Tente tornar seu ciclo do sono regular e saudável. Lembrando que exercícios físicos e boa alimentação auxiliam um sono regular.

Reiteramos que não existe uma fórmula pronta de autocuidado. Cada um sabe o que é melhor para si. Mas essas sugestões, com certeza, ajudarão e muito, no seu autocuidado. Com certeza, muitas delas você já até faz. Outras, por nossa sugestão, já podem incluir no seu dia.

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

‘Bigode Duplo’ é a nova moda entre os homens e não sabemos o que pensar!

Que o bigode está em alta no visual masculino, isso não é uma grande novidade.…

% dias atrás

Oakley relança óculos Juliet e Romeo

Desde 2012 fora de grade, os óculos Juliet e Romeo foram relançados nos EUA. Mas…

% dias atrás

A importância de ter um ícone de inspiração!

Quando me pedem dicas de como "melhorar o estilo" ou até "ter mais estilo", uma…

% dias atrás

23 Inspirações de Tatuagens no Rosto

As tatuagens já fazem parte do visual do homem moderno. Mas de uns tempos para…

% dias atrás

Como usar Boina Masculina

Acho que todo mundo conhece a boina masculina, que é um mix de chapéu com…

% dias atrás

Overshirt Masculina: O que é e como usar

Overshirt é um mix de camisa com jaqueta. Na realidade tem formato de camisa e…

% dias atrás