Categorias: barbasBelezadica

Aprenda a cuidar da pele que fica sob a barba

Faz um tempinho que os homens resolveram assumir de vez os pelos faciais e, isso, não é novidade para ninguém.

Como estamos tratando de rosto masculino, os cuidados devem ser diferentes, já que, rosto de homem significa mais oleosidade, mais produção de sebo, etc. Sem contar que a falta de cuidado com a barba ou o cuidado errado gera aumento e acúmulo de sujeiras, proliferação de bactérias e também o surgimento de fungos no local. FATO!

A pele da barba necessita de cuidados e cuidados decorrentes do cuidado da própria barba.

Pelos encravados (foliculite), pele vermelha, irritada, com caspa e casquinhas, coceira, irritação são problemas decorrentes da falta de cuidado, do não cuidado da barba, de problemas genéticos e da falta de higienização do local. Listraremos alguns cuidados (dos quais já falamos muitas vezes aqui) e que são fundamentais para se ter uma barba saudável e bonita bem como manter a pele que fica sob a barba saudável.

Mais uma vez: use produtos específicos para a barba

Quem quer ter barba tem que entender que tem de cuidar dela também. Não é só deixar crescer a Deus dará. E isso exige $$$$$. Você terá de investir em produtos específicos para pelos do rosto.

Tem gente que cuida muito mal da barba e não é bem assim. Começam aí os erros, usar xampu de cabelo pode ressecar o local e retirar toda a oleosidade. É nessa hora que surgem coceiras, vermelhidões e ressecamentos.

Há inúmeros tipos de xampu de cabelo no mercado, ao contrário dos xampus de barba que tendem a deixar os pelos mais oleosos SEMPRE!!!! Para manter o brilho e os fios saudáveis, já que eles perdem naturalmente isso à medida que crescem.

Além disso, os xampus corretos ajudam a limpar a pele, desobstruindo poros, fazendo com que os cravos não apareçam e diminuindo os pelos encravados. Sem contar a estimulação sanguínea e, consequentemente, o crescimento mais saudável dos fios.

Ah, não se esqueça de ter uma rotina com uso de xampu e condicionador durante a limpeza da barba. E, diga-se de passagem, produtos específicos para a barba. Always

Não lave o rosto no chuveiro

Todo dermatologista que se preze. Fala e insiste: NÃO LAVE O ROSTO NO CHUVEIRO. Porque a água do chuveiro é quente ou pelando. Você deve lavar a pele do rosto com água fria, isso evita o envelhecimento.
Para a barba utilizamos a mesma premissa. A água quente retira toda a camada de gordura que protege a pele, ou seja, a barreira protetora vai embora com o banho, deixando a pele desidratada.

O tecido da pele fica com aspecto de rachado, surgindo aí o aspecto vermelho, a coceira e descamação.

Esfoliação da barba

Já incluímos na nossa rotina de cuidados a esfoliação semanal ou duas vezes por semana, pelo menos. Mas esfoliar a barba soava bem estranho para mim viu. Até que sempre ler e estudar sobre o assunto vi muitos médicos tricologistas falando e indicando que a barba também seja esfoliada duas vezes na semana.

As partículas esfoliantes com sua abrasão, limpam profundamente a pele, retirando células mortas e estimulam a produção de novas célula, evitando que os pelos encravem, inflamem pela penetração de bactérias (foliculite).

Além disso, a esfoliação libera o crescimento dos pelos e impedem a formação de cravos e espinhas.

Hidratação diária

Repare que tudo a gente faz na pele para higienizá-la retira toda a oleosidade natural e isso pode levar ao ressecamento ou ao efeito rebote (produção de mais óleo e sebo por conta da retirada excessiva da produção natural), por isso é fundamental hidratar a pele pós-cuidados diários de limpeza com óleo ou balm para barba. Além de hidratarem os fios, eles deixaram a pele também mais hidratada.

Lembrando que essa hidratação deve ser diária para evitar as famosas escamações e o surgimento de caspa.

Para finalizar: use o pente

O pente ao alinhar os fios da barba também retira impurezas contidas nos fios e que obstruem os poros, causando espinhas, cravos, coceira e irritação.

O pente também ajuda a trazer oleosidade natural para as pontas dos fios, deixando a barba naturalmente mais hidratada. O ideal é usar pente de madeira, material que não produz a eletricidade estática que deixa os fios rebeldes e difíceis de ajeitar.

Bom, nada de ouvir mais reclamação de que a pele da barba está escamando, vermelha ou que há espinha, cravo ou pelo encravado. As medidas listadas já irão te ajudar com toda a certeza. E se o problema persistir busque um médico tricologista.

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

Protetor Solar Capilar: Por que você deveria usar

Já sabemos que o sol não é o maior amigo da nossa pele e, muitas…

% dias atrás

7 Perfumes Masculinos Para Academia

Se você é um homem que frequenta a academia regularmente e está procurando um perfume…

% dias atrás

Reflexo Alinhado: O Que é e Como Fazer

Cabelo reflexo ou cabelo reflexo alinhado é uma forma de coloração do cabelo masculino que…

% dias atrás

10 peças que te deixam mais sexy

Existem roupas que conseguem dar um UP no seu visual, te deixando ainda mais sexy.…

% dias atrás

Looks ‘All Black’ para inspiração

O estilo "All Black" é quando se usa a predominância de peças pretas em um…

% dias atrás

Guia Completo para Iniciantes: Tudo o que Você Precisa Saber para Começar a Acompanhar seu Esporte Favorito

Explore todos os conhecimentos necessários para começar a sua jornada como apreciador da sua modalidade…

% dias atrás