A diferença entre Corte, Penteado e Finalização

Cabelo é assunto recorrente na nossa vida. Ou você tem. Ou não tem. Ou quer ter. Ou quer mudar. Ou quer pintar. Ou quer cortar. E dentro aqui do blog é assunto bem recorrente. Ora, falamos em fade, pompadour, side part, slick back…. Nós temos a noção que nem todos entendem bem o que seja cada um desses nomes.

E para compreender melhor nossos textos, nós demos paradinha dinha dinha para explicar alguns conceitos que vocês talvez achem que saibam e até saibam, mas se não souberem devem saber. E para os que sabem, é sempre bom reforçar.

Esses conceitos são primordiais no vocabulário de quem quer entender um pouco mais sobre cabelo. Vocês sabem o que é corte, penteado e finalização?

Corte de cabelo

O nome já diz tudo. Cortar o cabelo. O tamanho dos fios irá mudar. Pode ser uma mudança radical ou uma simples tiradinha. Você pode cortar na tesoura ou máquina.

O cabelo masculino tem grandes variações (cortes) na lateral e na parte de trás, que podem ser raspados ou não. A parte superior e da frente (franja) é o que determinam o tamanho do cabelo.

Os cortes masculinos são múltiplos: undercuts (laterais raspadas), cortes militares (com todo o cabelo baixo, ou seja, curtinho) e fades, que são os famosos degradês.

Não podemos nos esquecer que há homens que usam cabelo comprido. Nesse caso pode se fazer camadas, raspar laterais ou alterar comprimento.

Penteado

Antes de explicarmos o que é penteado, convém destacar que muita gente confunde penteado com corte de cabelo. Nem tudo que você pensa é corte de cabelo, pode ser apenas penteado.

Com o cabelo já cortado o penteado seria a etapa seguinte. É o que você faz com seu cabelo quando ele já está cortado.

Você pode pentear para os dois lados, para trás ou para frente. Mudar a divisão do cabelo.

Alguns exemplos de penteados confundidos com cortes de cabelo são: pompadour (aquele topetão) e black power (típico de quem tem cabelo crespo) ou top knot (coque de samurai).

Finalização

Bons cortes e penteados bem construídos dependem de boas finalizações. Quando você sai do barbeiro ou cabeleireiro é tudo lindo. Está tudo maravilhoso. Mas depois você tem que manter. A finalização é feita todo dia após cada banho ou para estilizar o penteado.

Cada cabelo, penteado ou corte requer um tipo de finalização, como sprays, pomadas, ceras, fixadores, géis e creme de pentear. Temos um post com essas dicas (confira aqui).

Cabelos enrolados precisam definir os cachos e de hidratação, por isso, recomenda-se o uso de cremes de pentear. Cabelos lisos e ondulados precisam fixar e de mais sustentação. Para topetes, ideal mesmo é o uso de fixadores. Para penteados desconectados, pomadas. Os cabelos oleosos requerem pomadas com efeito mate. Já penteados molhados ficam bem com géis.

E aí entenderam nosso glossário? Perceberam o quanto é comum errar quando se trata de penteado e corte de cabelo. Mas aqui nossos leitores são feras e não vão errar nunca mais nem esquecer essas 3 definições.

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

Looks ‘All Black’ para inspiração

O estilo "All Black" é quando se usa a predominância de peças pretas em um…

% dias atrás

Guia Completo para Iniciantes: Tudo o que Você Precisa Saber para Começar a Acompanhar seu Esporte Favorito

Explore todos os conhecimentos necessários para começar a sua jornada como apreciador da sua modalidade…

% dias atrás

Como usar camisa com bermuda

Para muitos estamos falando do improvável, do impossível ou do inesperado. Dá para entender que…

% dias atrás

Tendências de beleza da SPFW N57

A SPFW nº 57, após 5 dias de desfiles, terminou no último no domingo. Costurando…

% dias atrás

A História dos Óculos

Já imaginou de onde surgiu a ideia de usar um acessório para corrigir os problemas…

% dias atrás

Jacob Elordi, um grande fã de bolsas de grife!

As bolsas de grife fazem um grande sucesso no universo feminino, mas entre os homens…

% dias atrás