Durante as duas últimas décadas, a moda de rua japonesa sofreu uma transformação radical. Durante boa parte da década de 1980, uma bolha econômica no Japão abasteceu uma fome ardente por marcas de luxo ocidentais, tais como Louis Vuitton, Chanel, Gucci, Prada, Armani e Burberry. Quando esse boom transformou-se num busto no início de 1990, o país caiu em uma profunda recessão, levando uma rebelião maníaca por logos entre as crianças japonesas, segundo o qual transformou a agitação juvenil numa forma de consumo conspícuo. No Oriente, A tradição da moda adolescente rebelde, muitas vezes, adotam um tipo de postura underclass, porém dentro da mais rigorosa definida e estrutura paternalista da sociedade japonesa, recorrendo aos pais na era pós-bolha, necessários para dinheiro que não tinha mais… devorando, personalizando. Isso deu origem a devastação adolescente de Tóquio, a área comercial Harajuku, que ainda hoje se parece mais com um desfile de moda caótico de 24 horas ao ar livre, mas que também forneceu o ambiente em que Hiroshi Fujiwara e um grupo de músicos like-minded, estilistas e designers puderam infundir uma cena com uma sensibilidade diferente.
Todos os domingos, os jovens vestidos com uma variedade de estilos, incluindo gothic lolita, visual kei e cosplayers passam o dia em Harajuku socializando. Os estilos de moda desses jovens raramente obedecem a um estilo particular e são geralmente uma mistura de muitos. A maioria dos jovens se reúnem em Jingu Bridge, que é uma ponte que liga Harajuku à área vizinha Santuário Meiji.
Street style de Harajuku é promovido em japonês e em publicações internacionais, como a Kera, Tune, Gothic & Lolita Bible. Muitos designers de destaque e idéias de moda surgiram a partir de Harajuku e incorporaram-se em outras modas de todo o mundo.
A cultura Harajuku se espalhou graças a artistas como Gwen Stefani e o seu álbum Love que foi totalmente baseado nessa cultura. Bem como a sua dança em companhia de Harajuku Girls, junto com a cantora em performances ao vivo e vídeos musicais. Isso também levou Stefani a criar uma marca de Harajuku relacionadas com acessórios de moda conhecidos como Harajuku Lovers. (na foto Gwen com Harajuku girls e um editorial de sua campanha de acessórios).
A artista Americana de hip-hop Nicki Minaj regularmente refere a si mesma como “Harajuku Barbie“. E quem mais você acha que está sempre influenciada pela cultura….a própria Lady Gaga. Países como a Colômbia também tem abraçado essa cultura e organizam reuniões da mesma forma que sua contraparte japonesa, frequentemente realizada na zona envolvente da Biblioteca Virgilio Barco, em Bogotá.
O mais importante em observar essa Moda são as cores que os Japoneses misturam, usam e abusam sem qualquer restrição. Na moda Masculina, a maior influência é a ousadia, os cortes de cabelo mais loucos e a maquiagem bem ilustrada e pesada. Não sugiro que a moda pegue…mas que eles estão inovando e conquistando os olhos internacionais, isso estão! Já se falam de uma mudança estrutural na moda por causa dessa influência Japonesa e de uma mudança ainda maior na cultura Oriental.
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