tendencias-primavera-verao-2020

Nem acabou o inverno ainda, mas já vamos ao que interessa… Vamos antecipar o que será usado na moda masculina na primavera e no verão, próximos.

Lá na Europa essas tendências já estavam em vigor há 6 meses e a galere da moda já desfilava por aí. Nós traremos para cá o que mais nos interessa, o que se adapta a nossa cultura e ao nosso clima.

Confira o que será usado, então, na Primavera/Verão 2019/2020.

1) Hoje se fala muito em Neo Alfaitaria

alfaiataria-moderna-desfiles

Neo Alfaiataria? O que seria exatamente isso? A alfaiataria está cada vez mais moderna e sofisticada, e vem perdendo as características tradicionais de outrora.

Uma hora dá para usar sapato sem meia. Depois é o cinto que sai de cena. Um acabamento final com sneaker. E, assim, os cortes, os tecidos e a apresentação estão cada vez mais diferentes e modernos.

Veja Kim Jones, da Dior Homme, e Virgil Abloh, da Louis Vuitton, para obter a inspiração definitiva nessa abordagem moderna da alfaiataria.

2) Bicycle outfits

estilo-ciclista

Na tradução ao pé da letra, são looks de bicicleta. Óbvio que não é bem isso.

Estamos falando da vestimenta dos ciclistas que invadiu as passarelas. Primeiro, foram os óculos de sol. Mormaii e Oakley deram exemplos por aqui e a galera não apladiu muito não.

Agora é a vez de usar o restante do conjunto da obra. Não sabe como? Basta olhar os desfiles de Miuccia Prada, Vetements, Versace e MSGM que introduziram roupas super esportivas em seus desfiles. Também pudera, né. Aliás, até demorou. Está super na moda andar de bike. Uma hora ou outra alguém usaria uma peça de pedalar no dia a dia. Logo, a sacada das marcas foi genial.

3) E o shortinho fica como?

shortinho

Já tratamos dos polêmicos mini shorts e foi treta. Eles continuam e continuam cada vez menores. Cada vez menos pano e cada vez mais pele. A tendência é pernas à mostra, né non Miuccia Prada, Hermès, N° 21 e Jacquemus?

4) Não é novidade que os corpos sarados gostam de se exibir

desfile-summer-2020-sn

Já falamos aqui em usar blazer ou jaqueta sem botar nada por baixo. Os peitos nus que passearam pelas passarelas, continuam. Nada de camisa ou camiseta. Quando existe, é com transparência. Para falar a verdade meio cafona e exibicionista, mas como por lá grifes como Dior Homme, Hermès e Dunhill desfilaram, é nossa obrigação falar disso.

5) Luz, câmera e ação!

jaqueta-reflexiva

As peças refletivas são o cool do momento. Apareceram em calças e jaquetas e hoje estão ai disseminadas em todos os tipos de peças. Camisetas, shorts, jaquetas, bolsas, detalhes e tudo mais.

6) Restos de anos 90 e início de anos 2000

tendencia-anos-2000

Os anos 90 já cumpriram o seu papel na moda e começar a dar tchau e também espaço aos anos 2000. Nike shox, tecido flame e boné caminhoneiro são tendências dos anos 2000 que voltam com tudo.
Sim, ainda teremos resquícios de anos 90, mas em menor escala.

7) Bolsas colares

bolsa-pescoco

Homem é bicho prático. Não gosta de ter muito trabalho não. Quer coisa rápida e fácil de fazer, usar ou transportar.

Já até falamos aqui que as bolsas femininas tinham invadido o universo masculino. Mas não vejo muitos caras carregando malas e bolsas por aí no dia a dia. Uma shoulder bag no máximo, mas nada mais.

Agora a coisa ficou melhor ainda. As bolsas colares ou bolsa de pescoço vão invadir a estação assim como invadiram as passarelas. Elegantes, práticas e ousadas. Podem apostar.

8) 50 anos de woodstock devem ser comemorados com tie dye

tie-dye-moda

Já falamos de tie dye por aqui e vamos repetir muito. Completam-se 50 anos de Woodstock e não há melhor forma de se comemorar na moda que se resgatando o tie dye vivo, alegre e poderoso em todos os tipos de peças.

A técnica de tingimento veio com tudo nos seguintes desfiles da Louis Vuitton, MSGM e Ambush.

9) Excentricidade de materiais

calca-de-couro-masculina

Ousar nas peças, nos materiais e em tudo que puder deixou de ser exclusividade de estilistas, artistas e celebridades. Hoje qualquer um pode perfeitamente usar as peças mais loucas, se vestir como quiser e consumir essa moda, antes restrita a poucos.

Materiais como o látex, o vinil, o couro e o neoprene estamparam coleções inteiras.

10) Catando ovo

chapeu-pescador

O chapéu balde ou cata ovo voltou e já está ai no gosto dos fashionistas. Um acessório até ontem considerado a maior breguice dos anos 90 volta (como voltou a pochete) e volta com tudo.

E ai o que acharam? Prontos para usarem e abusarem das novas tendências primavera/verão 2019/2020. Incluiriam algo mais nessa lista trend?

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.