Esses dias o editor do MPH, Guilherme Cury, soltou uma matéria aqui no site sobre Playstation Move. Aproveitando a deixa, foi pedido que falassemos dos beneficios desse equipamento a saúde, mais especificamente a queima de calorias, já que percebemos que ao se divertir com o equipamento realizamos muitos movimentos.

Claro aproveitei a dica e falaremos hoje dos Jogos eletrônicos e seus beneficios.

Se analisarmos, a utilização desses novos games de forma consicente como Nitendo Wii (fit) seguido pelo Xbox360 (Kinetic) da Microsoft e por último o Playstation 3 (Move) da Sony, podem melhorar a saúde, tanto que academias sofisticadas já utilizam desses artificios.

Isso é possivel por que nesses jogos que simulam natação, futebol, atos militares fazem com que ocorra a queima de calorias através do sistema de sensores de movimento oferecido pelo console e o que é melhor, sem cair na mesmice. Isso é interessante ao local que oferece pois foge do comum, chama mais clientes e o que confirma isso são as filas que se fazem de alunos para a espera para a utilização desses equipamentos.

A boa noticia é que além de ser uma forma de exercicios, reciclagem de algumas atividades, reforço muscular a utilização trabalha reflexo, lateralidade, equilíbrio, agilidade e coordenação motora . Os próprios alunos de academia afirmam que apesar de treinarem sempre alguns games fazem sentir a exigencia do físico, a pratica frequente por exemplo do Wii, possibilita ao individuo perder até 1.800 calorias por semana. A prática pode ser realizada tanto por homens quanto mulheres.

Fica a resposta ao pedido feito nos comentários e a dica da utilização dos equipamentos com consciência, com cuidados para não se tornar um vício. Os jogos eletrônicos são capazes de trazer benefícios para saúde como também prejudicá-la, como um remédio que faz bem mas em excesso pode fazer mal.






Escrito por Ricardo Freire