Um novo ano está aí na sua frente e aquela velha promessa de final de ano persiste: “no próximo ano irei me matricular em uma academia”. É, meu caro, se você se identificou com isso, está na hora de cumprir esta promessa. Fatores como custo, tempo e ânimo são sempre usados desculpa, mas é possível contorná-los a fim de melhorar a sua saúde e sua estética corporal.

O primeiro, e talvez o mais decisivo passo, seja a escolha da academia. Existem inúmeras, desde pequenas até grandes redes, o que pode tornar a sua escolha fácil ou não. Outro fator importante é o custo, mas nem sempre as mais caras são as melhores para você.

FATORES PRINCIPAIS:

Localização: o ideal é escolher uma academia que seja próxima ao seu trabalho/local de estudo ou a sua casa. Gastar um bom tempo no transito atravessando a cidade para ir a academia certamente influenciará no seu ânimo.

Higiene: é o aspecto mais importante. Antes de realizar a matricula, verifique a estrutura e manutenção da academia, não só do local de treino, mas também dos vestiários. Normalmente, as academias dispõem de material aos alunos para a higienização dos equipamentos após seu uso.

Professores habilitados: Devem ser formados em Educação Física e registrados pelo CREF. Existe a possibilidade de que haja estagiários, mas estes devem sempre ser supervisionados por um profissional habilitado.

Capacitação dos professores: Os profissionais devem ser sempre treinados e atualizados sobre novas tendências e descobertas da área.

Equipamentos: O número de equipamentos disponíveis é fundamental.

Orientação: Atendimento individual não é luxo. As academias devem dispor de profissionais que orientem os alunos desde a montagem do Plano de treinamento até sua execução.

Emergência: É fundamental que haja profissionais treinados em Primeiros socorros.

Avaliação física: nela você saberá o seu percentual de gordura corporal, peso, nível de flexibilidade e resistência aeróbica.

DICAS:

Use roupas específicas para atividades físicas e em quantidade suficiente ao número de vezes que você irá por semana à academia.

Uma dica para não errar na hora de se vestir é ler o texto O que usar e o que não usar na academia. Toalhas de banho e rosto seguem à mesma regra.

Hidratação é fundamental durante o treino, então um squeeze ou mesmo uma garrafa plástica deve estar sempre à mão.

Alimente-se bem antes do treino. Opte sempre por uma alimentação leve que supra as suas necessidades. Um ponto importante são os Suplementos, de acordo com a portaria 222 da ANVISA, os produtos comercializados como suplementos nutricionais são “alimentos para praticantes de atividade física” que, de acordo com esta portaria, são “alimentos especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física, incluindo formulações contendo aminoácidos oriundos da hidrólise de proteínas, aminoácidos essenciais quando utilizados em suplementação para alcançar alto valor biológico e aminoácidos de cadeia ramificada, desde que estes não apresentem ação terapêutica ou tóxica”, e não é necessária uma prescrição para comprá-los, mas o recomendado é procurar um Nutricionista especializado em nutrição esportiva, que é o profissional qualificado, para orientá-lo.

Bom treino.






Escrito por Rafael Luiz
28 anos, estudante de engenharia e apaixonado por moda masculina. Traz semanalmente as melhores dicas de moda para o dia-a-dia.