Na hora de comprar roupas, contar com a ajuda de um bom vendedor pode fazer toda a diferença. Mas para muitas pessoas, o vendedor é aquela figura inconveniente, que parece querer empurrar tudo só para faturar a comissão. Conversei com alguns vendedores e as dicas de todos foram praticamente iguais!

Sendo assim, aproveitem o guia abaixo para saber como ajudar o vendedor a te ajudar:

1. Ao entrar na loja, seja educado e direto.

Normalmente o vendedor vai te cumprimentar, cumprimente, pergunte o nome dele e diga que vai “somente olhar as roupas”.

2. Conte o que você procura/o que você não gosta.

Caso esteja procurando algo específico, seja claro. “Não gosto de estampas”, “procuro um tecido fácil de passar”, “prefiro peças com corte mais ajustado”, “este tipo de calça não fica bem em mim”, etc. Isto ajuda-o a selecionar peças de acordo com seu gosto.

3. Se o vendedor ficar jogando roupas pelo trocador, o que fazer?

Devolva as peças na hora e deixe claro que você vai experimentar apenas o que pediu.

4. Se o vendedor insiste que você leve algo que você disse que não gostou.

Fique firme e não confie. Se você não se sentir bem, não leve!

5. Se a roupa não deu certo, explique o que acontece.

Conte a verdade. “Fiquei gordo demais”, “minha barriga está pulando”, “minha bunda sumiu nesta roupa!”, “não gostei do caimento”, etc.  Afinal, você não precisa fazer média com o vendedor. Assim ele pode encontrar algo que destaque ou esconda o que você citou.

6. Fidelize.

Procure sempre o mesmo vendedor caso frequente as mesmas lojas. Aos poucos ele vai entendendo o seu gosto e podendo até te trazer peças que ainda não desceram pras araras.

7.  Se estiver apenas pesquisando, avise.

Caso não pretenda comprar nada, é legal falar.

8. Seja assertivo.

Caso não tenha certeza do que quer, evite desbancar a loja inteira. Se estiver apenas a fim de olhar roupas aleatórias, dê preferência as lojas que já tem as roupas expostas.

A maioria das lojas já conta com as roupas expostas, para deixar o cliente mais a vontade e para que ele possa escolhe-las, sem a pressão do vendedor. Muita gente se sente incomodado com a presença de uma “Sombra”, mas vale lembrar que a única intenção dele é te ajudar a encontrar a melhor peça!

Quem tiver mais dicas, fique a vontade para colocar nos comentários!






Escrito por Erica Hans