Creio que boa parte dos comentários que leio no MPH são relacionados a dúvidas são sobre como usar tal peça para tão tipo físico. E infelizmente isso é algo bem complicado visto que muitas vezes os padrões propostos pelas confecções nem sempre atendem aos interessados. Quando se trata de melhorar seu guarda-roupas, tendências e estilos  devem estar ligados a você.

Ao considerar formas corporais típicas, os homens muitas vezes se enquadram em uma das cinco categorias: trapézio, triângulo invertido, retângulo, triângulo ou oval.

Quando esse conhecimento for aplicado aos hábitos de compras, não só irá melhorar o seu estilo, mas vai lhe dar a confiança necessária para saber que o que você está vestindo é certo para você.

Trapézio

Ombros e peito largos com cintura relativamente estreita. Como a parte superior e inferior são equilibradas, essa forma é muito mais simples do que as outras para vestir. Em geral, a maioria das peças se encaixará pois é bem proporcional.

Triângulo Invertido

Semelhante ao trapézio, ombros e peito também são largos, no entanto, quadril e cintura são mais estreitos, o que significa que a parte superior é bem mais ampla que a inferior.

Evitar: casacos estofados pois dão maior destaque a parte superior e evidenciam os ombros. Um dos grandes desafios está em relação a cortes skinny/slim. Neste caso Slim são mais apropriados que skinny, pois tornam a silueta reta.

Retângulo

Ombros, cintura e quadril tem a mesma proporção. Neste caso, é possível ‘’transformar’’ este quadrado em um trapézio, usando peças que evidenciem os ombros.

Evitar: roupas largas, pois elas evidenciam o formato retangular e camisetas sem mangas.

Triangulo

Neste caso, peito e ombros são mais estreitos que o quadril, ou seja, a parte inferior é maior que a superior. Logo, o desafio é corrigir este desequilíbrio.

Evitar: listras horizontais, pólos pois diminuem a largura dos ombros e calças estreitas nos quadris.

Oval

Como o próprio nome já diz, a parte central, que envolve principalmente peito e abdômen, tem formato redondo.

Evitar: listras horizontais, pois evidenciam a parte redonda, peças que não destacam o pescoço como blusas com capuz, por exemplo.

Embora pareça um tanto quanto ortodoxo, a grande motivação para este texto é ajudá-lo a usar o que você tem de melhor, que é o seu corpo, da melhor forma possível.

Se você tiver alguma dúvida específica, sinta-se livre para deixá-la na seção de comentários abaixo, por favor, vou tentar responder a todas elas com o melhor de meu conhecimento.






Escrito por Rafael Luiz
28 anos, estudante de engenharia e apaixonado por moda masculina. Traz semanalmente as melhores dicas de moda para o dia-a-dia.