Cuidados com o Jeans

MR Porter vem criando uma série de vídeos instrutivos com o objetivo de trazer conhecimentos práticos para o dia-a-dia. Separamos para você uma série de dicas e cuidados que se deve ter com o jeans.

Confira o vídeo (em inglês):

Pré-lavado ou Cru?

Jeans

Identifique se o seu jeans é pré lavado (prewashed denim) ou cru (raw denim), pois são diferentes os cuidados a serem adotados e a forma com que o jeans vai se adaptar ao uso.

Jeans pré lavados

Cuidados Jeans

Esses já parecem e apresentam aspectos de usados, como a linha dos vincos, as marcas no joelho e coxa. Esse tipo de tecido não precisa de cuidados especiais, apenas lave com pouca frequência do lado avesso em água fria e deixe secar.

Jeans Cru

cuidados com o jeans

Já com o jeans cru (raw denim) o processo é diferente. Jeans crus são escuros e uniformes, sem nenhuma sombra ou marca de lavagem. De primeira ele é bem rígido e não tão confortável de vestir, mas com o tempo ele vai se ajustando e se tornando uma opção bem confortável. Esse tipo de jeans normalmente é feito em menor escala e apresenta melhor qualidade.

cuidados-jeans4

Tenha cuidado com as cores que veste com esse tipo de jeans. No início eles costumam soltar a cor, manchando camisas brancas, roupas íntimas e tênis de lona.

cuidados-jeans5

Como o jeans costuma se desgastar mais lentamente, é comum que o zíper acabe cedendo e não parando no lugar, assim, use uma argola de chaveiro para segurar o jeans prendendo por dentro do botão antes de fechar a calça.

Passos para lavar seu jeans cru

cuidados-jeans6

1º passo, use-o por quanto tempo puder antes de lavar. Para retirar as manchas use um pouco de detergente neutro diluído em água. Reduza o odor da área lavada com pequenas borrifadas de um spray anti-bactericida.

cuidados-jeans7

2º passo para a lavagem, é recomendado que seja feita à mão em um recipiente com 40 litros de água com um pouco de detergente diluído, deixando o jeans de molho por 30 minutos, depois lave em água limpa (claro que se não tiver tempo deixe apenas de molho e prossiga com a lavagem na máquina).

cuidados-jeans8

3º passo, desvire o jeans e pendure para secar.

4º passo, saiba quando aposentar seu jeans, separe do mais novo ao mais usado que podem ser usados por ocasiões como enumeramos na imagem:

cuidados-jeans9

1. O mais novo será o seu jeans para o fim de semana.
2. Esses são bons para serem usados com mais frequência, sendo casuais e despojados, indo bem com botas e tênis.
3. Esse tipo de jeans é mais casual, ideal para ser usado durante a semana, com tênis e uma camisa.
4 e 5. Já está chegando a hora de aposentá-los ou guardar para ocasiões onde pretende sair com um visual bem moderno, mas fique atento em onde e o tamanho dos rasgos, ninguém quer ser pego desprevenido olhando para você.

Colaboração: Felipe Piris.

Escrito por Moda para Homens
O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.