Eu costumo dizer que moda é identidade histórica, uma forma de documentar o que acontece na sociedade em um determinado momento. Quando estudamos a história do vestuário, sempre levamos em conta o meio social, político, artístico e econômico da época. A moda é um resultado da soma desses fatores e prova disso são os museus dedicados a ela em torno de todo o mundo: Espanha, Japão, Portugal e, claro, a França são países que investiram na criação de museus dedicados a manter e documentar a história da moda levanto em consideração seus criadores e o contexto social.

Moda Documenta1

Para entender a sociedade (e como as coisas chegaram até aqui), compreender a moda é algo extremamente importante, e é pensando nisso que foi criado um seminário que funciona como um fórum de pesquisa, com o objetivo de reunir fontes e disponibilizar um acervo digital da moda no Brasil (que vai ajudar não só estudantes, mas todos os profissionais da área). O evento chega em sua quarta edição em São Paulo. É uma iniciativa do Museu da Indumentária e da Moda, com o apoio do Museu da Cidade de São Paulo, Centro Universitário Belas Artes e o Museu da Língua Portuguesa.

O seminário busca reflexões que privilegiam aspectos relativos à cultura imaterial, memória e museologia. Está aberto a propostas e discute  formas de registro, catalogação, sistematização, análise e disseminação do conhecimento em design e moda, a partir das redes de computadores. O evento é direcionado a estudantes e profissionais da área, não só de moda, mas fotografia, museologia antropologia e história e tem uma programação extensa: oferece mini cursos de fotografia, museologia, moda e indumentária, palestras e mesas redonda a valores simbólicos. Sem dúvida é uma dica para quem busca entender a moda além do superficial.

Moda Documenta2

620

O evento acontece semana que vem, entre os dias 13 e 15 de maio, em dois locais: Auditório da OCA, no Ibirapuera e no Centro Universitário Belas Artes.

Se interessou? todas as informações, no site do evento: modadocumenta.com.br

Nós do MPH estaremos lá!






Escrito por Dhyogo Oliveira
Blogueiro e designer de moda. Também escreve no Sem Geração.