mercure-galant-moda

Você sabia que a primeira revista de moda nasceu na França, mais precisamente em Paris?

Era uma revista semanal chamada “Le Mercure Galant” (O Mercúrio Elegante), criada em 1678 por Jean Donneau de Visé. O nome da revista foi escolhido fazendo referência ao Deus Mercúrio, que na mitologia grega era o mensageiro dos deuses. Aquele que transmitia as mensagens com velocidade.

le-mercure

A revista teve um papel significante na história da moda na época. Isso porque foi a primeira a divulgar notícias de moda, luxo, etiqueta e os assuntos da corte de Luís XIV.

Em 1724, quando a revista já estava fazendo sucesso em toda a França e até em outros países, ela mudou seu título para “Le Mercure de France”, durando por mais 100 anos. Em 1825 ela deixou de ser publicada.

le-mercure-de-france

Se você entender francês ou quiser apenas conferir essas publicações, a Biblioteca Nacional da França disponibiliza 37 anos da revista (1678-1714) para consulta gratuita. Clique aqui para conferir.

Escrito por Guilherme Cury
30 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 7 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.