DURANTE A COMPRA

Certifique-se de estar levando o número adequado para seu conforto e, principalmente, de provar o par. Algumas pessoas têm uma leve diferença de tamanho entre um pé e outro. Caso utilize meias, é aconselhado provar com elas. Esses cuidados evitam com que o sapato estrague abrindo para algum lado ou incomodando depois.

COMO CONSERVAR

Importante: Alterne o uso dos calçados – o efeito do suor e calor gerado pelo uso contínuo, reduz a durabilidade do couro e altera sua estrutura. Evite utilizar o mesmo par por mais de 2 dias seguidos.

Seque à sombra e em local ventilado. A umidade e calor danificam o produto. Calor intenso enrijece o couro e altera sua estrutura.

Faça reparos permanentes. Não espere que seu calçado se desgaste completamente para consertar.

Reparos pequenos, além de mais simples, ainda possibilitam que o acabamento seja melhor.

Guarde em locais arejados. Isso reduz a incidência de odores e o desenvolvimento de bactérias. (o que é comum em produtos de couro)

Guardar o calçado por longo tempo sem uso pode provocar alterações em seus componentes, como a decomposição do solado ou descolagem, o que não caracteriza má qualidade do produto ou defeito de fabricação, e sim, da falta de uso.

Sapatos: marrom, preto, camurça

SAPATO DE COURO LISO

Na limpeza, utilize pano limpo e úmido ou produtos apropriados. Coloque para secar à sombra antes de engraxar. Ao engraxar aplique pasta ou creme de boa qualidade, deixe secar e dê brilho com uma escova macia ou flanela. Deve-se limpar e engraxar o sapato duas vezes por mês. (se você usar sapatos diariamente)

SAPATO DE NOBUCK E CAMURÇA

Para proteger contra a penetração de poeira e líquidos, aplique um impermeabilizante antes de usá-lo pela primeira vez. Para remover sujeiras entre os felpos, utilize escovas de cerdas duras ou borrachas especiais. No caso de sujeiras mais profundas, escove, lave com xampu apropriado e seque à sombra. Após a secagem, use um renovador, produto que ajuda a restaurar a cor e maciez.

DICAS IMPORTANTES

O couro durante sua fabricação é submetido a intenso tingimento. Por isso, recomenda-se evitar o uso de meias claras com forros internos escuros.






Escrito por Guilherme Cury
29 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 7 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.