Olá rapazes,

Nutrição, alimentação saudável, qualidade de vida, emagrecer ou ganhar peso.
Hoje vou falar de algo que muitos possivelmente já ouviram falar, porém falaremos com mais clareza e propriedade. Isso auxiliará a melhorar a qualidade não somente do seu dia-a-dia, mas das namoradas, esposas, filhos, enfim, todos os familiares. Isso mesmo, nada de saúde somente pra você, saúde se compartilha, então se está adotando métodos de mudança convide a todos ao seu redor a essa nova rotina, ficará muito mais prazerosa e fácil com apoio de quem está ao seu lado.

Alimentação saudável

Pois bem, REEDUCAÇÃO ALIMENTAR. Na maioria das vezes aprendemos desde a infância a comer bem, porém em grandes quantidades e isso é errado. Primeiro que estar bem alimentado não significa comer em grandes quantidades e segundo que na maioria das vezes deixamos intervalos de tempo muito além do que é o ideal ao nosso organismo. Em outros casos aprendemos a comer errado mesmo, alimentos gordurosos e calóricos demais. Para entendermos melhor irei passar algumas dicas e ao final entenderão do que digo.

Vamos começar logo pelo mais difícil por que daqui pra frente os fracos desistirão, mas os guerreiros permanecerão. Espero terminar com todos me acompanhando nesse texto.

gato_descabeladoSua vida é aquela parada, sedentária ou já pratica algum EXERCÍCIO FISICO?

– Ah não Ricardo, por favor, essa expressão nãoooooooooooooo.

Muitos devem ter imaginado isso não é mesmo? Pois bem, não falei que iria começar pelo mais difícil? Difícil para alguns não é? Com força de vontade se torna fácil.

O correto é praticar, pelo menos, meia hora de atividade física diariamente. O exercício é fundamental para quem quer mudar definitivamente de estilo de vida. Lembra-se que isso está antes da base da pirâmide? Pois é.

cafe_da_manhaOutra dica muito importante é o ato de comer. As pessoas que comem correndo, às pressas, em pé, no serviço… Faz com que crie situações desfavoráveis às metas de um programa saudável. Por isso valorize o ato de comer, prolongando esse momento, procurando um local mais calmo para isso, separando um momento do dia, principalmente nos horários de almoço e janta, comendo devagar, saboreando o alimento.

Um dos nossos erros já citados é comer poucas vezes ao dia e em grandes quantidades, precisamos mudar isso, então a partir de hoje que tal começarmos a realizar de 5 a 6 refeições ao dia? Daí você pode me perguntar:

– Mas Ricardo, isso tudo? E eu respondo:

– Sim. Porém em quantidades adequadas. Lembram-se da pirâmide? Entenderam por que precisamos falar dela para chegarmos até aqui? ;)

Vimos que a pirâmide está dividida em grupos e para cada um desses é indicado comer um determinado número de porções. Relembrando, isso ajuda a melhorar sua qualidade de vida, porém somente uma consulta individual com seu nutricionista lhe fará saber quanto exatamente deve ingerir e o profissional poderá lhe ajudar a planejar toda sua rotina de alimentação de acordo com o seu cotidiano. Então meninos nada de desculpas que o tempo é corrido e por isso não pode se alimentar bem. O importante é não ficar mais de três horas sem comer. Então, vocês vão ter que se organizar no dia-a-dia para introduzir estas refeições, nada melhor que seu nutricionista para lhe ajudar com esse planejamento. Creio eu que a essa altura do campeonato sua família e você já tenha um nutricionista de confiança, não é mesmo? Engraçado as famílias tem médicos de confiança, a farmácia que vai comprar onde confia no farmacêutico, aquele laboratório para realizar seus exames onde confia nos resultados e daí vem à pergunta:
– Por que não ter um NUTRICIONISTA DE CONFIANÇA!? Hora de mudarmos essa mentalidade rapazes.

consulta

Lembre-se de orientar durante o dia para realizar o café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e, para quem vai dormir tarde, o lanche da noite.
Vamos parando por aqui hoje para iniciarmos algumas mudanças e equilíbrios.  Em breve volto com mais dicas para meus fiéis leitores.

Até logo!






Escrito por Ricardo Freire