Hoje fugiremos um pouco das dicas e orientações nutricionais e falaremos de um assunto que um dos leitores do blog sugeriu, com dúvidas sobre a carreira de nutricionista. E nada melhor do que, nessa semana que comemoramos no dia 31 de agosto o dia do nutricionista, para falarmos sobre o tema.

Então hoje falarei sobre o curso e a profissão na área de NUTRIÇÃO.

Primeiramente a todos aqueles que desejam seguir essa área, seja no técnico ou como profissional de curso superior, mestre, doutor vai a dica: Nem tudo são flores como em todas as profissões, mas a nutrição, em especial, por se tratar de saúde, necessita ter amor. Só assim será bem sucedido na sua carreira.

O curso técnico varia de um ano e meio a dois anos e o curso superior geralmente são de quatro anos e meio. Depois vem as opções de especializações, muitos cursinhos bons, pós graduação, mestrados e doutorados.

Para quem pensa que nosso campo de trabalho é restrito se engana, ele é muito amplo e apesar de grandes conquistas há muito o que se conquistar. Podemos atuar em SPA, restaurantes, cozinhas industriais, clinicas, hospitais, consultórios, escolas, academias, serviço público, entre outros. Hoje além desses serviços nossa maior meta e preocupação é saber que no mundo que vivemos ainda existe muitos indivíduos que passam por fome e a falta de consciência do que é segurança alimentar, precisamos mudar isso.

O curso em si visa formar profissionais que possam atuar enquanto profissional de saúde, em equipe multiprofissional, na perspectiva da atenção integral ao indivíduo, família e comunidade, responsabilizando-se pelo cuidado nutricional e alimentar.

Como profissional, atua fazendo estudos nas áreas de Ciência da Nutrição e Alimentação, para poder orientar, intervir e modificar a dieta dos seus pacientes. Examina separadamente o histórico e aspectos de saúde de cada paciente e desenvolvem dietas específicas para o metabolismo de cada um deles em casos clínicos. E em grandes aglomerações, indústrias e cozinhas visam formular cardápios, programas que possam a cada dia promover melhor qualidade de vida e orienta, atua e fiscaliza no âmbito da segurança alimentar.

Sou suspeito para falar dessa profissão, pois sou apaixonado por ela e convido a todos que tem interesse e essa mesma paixão a ingressar nesse mundo fantástico estudando, trabalhando e promovendo para melhorar a saúde da população.

Qualquer esclarecimento podem me procurar.

Aproveitando a oportunidade desejo a todos os profissionais da nutrição PARABÉNS PELO NOSSO DIA!






Escrito por Ricardo Freire