rebite-calca-jeans

Você já se perguntou por que as calças jeans têm rebites de metal nos cantos das costuras dos bolsos?

Tudo começou quando foram criadas as calças jeans, no final de 1800. Um imigrante bávaro chamado Levi Strauss montou uma loja em São Francisco, na Califórnia, onde vendia tecidos e uniformes (geralmente para operários). Jacob Davis, um empresário e alfaiate de Reno, Nevada, comprou um grande tecido (denim) de Strauss para fazer calças para seus operários. E para evitar que as costuras se abrissem, ele decidiu colocou rebites de metal nas calças de denim.

Davis enviou duas amostras de suas calças “rebitadas” para Strauss e, juntos, eles patentearam a inovação. Logo em seguida, Davis se juntou a Strauss em São Francisco para supervisionar a produção na nova fábrica. Em 1890, Strauss atribuiu o número de identificação 501 às suas calças de brim com rebites de cobre.

Apesar de ter sido uma ideia para evitar que as costuras se abrissem no dia a dia do trabalho pesado dos operários, esses rebites são usados até hoje. Talvez como uma forma de manter a tradição da história das calças jeans ou, quem sabe, para reforçar a costura delas.

Você sabe para que serve o bolso pequeno da calça jeans?

E você sabe para que serve o bolso pequeno da calça jeans? Clique aqui e confira.

Escrito por Guilherme Cury
30 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 7 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.