Por mais simples que o assunto “unhas e pés” pareça, muitas pessoas não buscam informações suficientes para realizar os cuidados relacionados aos cortes das unhas e higiene dos pés. E é exatamente para isso que existe a podologia: o estudo dos pés do ponto de vista da sua anatomia e patologia.

O podólogo, profissional do ramo de podologia, é especializado nesse tipo de assunto e o profissional ideal para quem procura conforto, segurança e prevenção de doenças e unhas encravadas.

Aproveitei as minhas férias em Maceió (Alagoas) e passei pela clínica de podologia e estética Corpopé. A proprietária da clínica e podóloga, Ana Maria Borges, deu algumas dicas para quem procura mais conforto no dia a dia:

-Evite usar calçados apertados ou com bico fino;
-Por mais simples que pareça, na hora de cortar as unhas, procure um profissional. Caso não tenha disponibilidade no momento, corte sempre em formato quadrado;
-Para a unha não encravar, nunca faça um corte curto;
-Nunca retire as cutículas;

Ana também me mostrou o quão importante é prestar atenção no uso dos materiais, se eles são descartáveis e/ou esterilizados, pois podem transmitir doenças como hepatite, meningite, entre outras.

Lembre-se: para procurar um podólogo não é preciso já ter algum problema nas unhas e nos pés. A podologia é um tratamento preventivo. E não esqueça também de procurar saber a procedência das clínicas especializadas neste tipo de tratamento e se elas utilizam materiais descartáveis e esterilizados.






Escrito por Rayanna Utiama
Consultora de estilo e gestão de imagem, formada pela Oficina de Estilo e Berenholc&Dalpra, pós graduada em Consultoria de Imagem e Estilo. Posta diariamente sobre essas e outras paixões no insta @rayannautiama.